Trending News

Blog Post

Na Mídia

3 caminhos para promover o bem-estar e segurança emocional dos colaboradores

Especialista revela que há diversas maneiras de prevenir síndromes de tristeza e garantir ambiente corporativo saudável

Na imagem, um homem de cabelos curtos e barba, usando óculos de armação escura e vestindo um terno azul marinho, está sentado em frente a um laptop, com uma expressão visivelmente preocupada. Ele está com as mãos na cabeça, pressionando as têmporas, como se estivesse lidando com uma situação estressante ou difícil. Ao lado dele, uma mulher de cabelos castanhos, aparentando ser uma colega de trabalho, observa a situação com uma expressão séria e preocupada. O ambiente parece ser um escritório, com iluminação suave e um fundo desfocado, sugerindo um local de trabalho moderno. Esta imagem ilustra o impacto do estresse no ambiente de trabalho e reforça a importância de empresas promoverem a saúde mental de seus colaboradores. Este conteúdo está associado ao tema "Empresas comprometidas com a saúde mental receberão certificado especial do governo federal", destacando a relevância de iniciativas que priorizem o bem-estar emocional no ambiente corporativo.

por Jhulia Caballero

Em 2022, a OMS classificou o Burnout como uma doença ocupacional, ou seja, derivada do trabalho e o Brasil é o segundo país com mais casos.

Com assuntos relacionados ao bem-estar e doenças psicológicas dentro do mundo corporativo sendo cada vez mais discutidas, muitas companhias vêm investindo em formas de melhorar esse cenário: “Hoje temos uma visão muito diferente do que é trabalho e do que nos é exigido profissionalmente. Com esse cenário as organizações começaram a refletir sua cultura e tomar medidas estratégicas para humanizar o espaço de trabalho”, explica Anna Maria Buccino, gerente das áreas comercial e de serviços na Vetor Editora.

Segundo Anna, há diversas maneiras de prevenir síndromes de tristeza e garantir a segurança emocional dos profissionais. Para isso, ela salienta três dicas importantes que devem fazer parte da agenda dos gestores. Veja a seguir:

1- Ofereça apoio psicológico:

Investir em terapia, aconselhamento e monitorar questões relacionadas à saúde mental por meio de instrumentos psicológicos, é fundamental para ter um ambiente saudável.

 

2- Incentive o cuidado com a saúde mental

Em datas como setembro amarelo são observadas inúmeras iniciativas voltadas à responsabilidade emocional dos trabalhadores. Ações pontuais podem até gerar resultados a curto prazo, mas para que de fato esse incentivo seja eficiente é preciso que ele faça parte da cultura e da estratégia de forma permanente.

 

3- Incentive o desenvolvimento profissional:

Profissionais trabalham melhor quando se sentem pertencentes e de fato enxergam propósito na posição que exercem: “Alinhar expectativas sobre o escopo de trabalho de acordo com o perfil pessoal daquele funcionário é uma prática simples e muito benéfica para o dia-a-dia, tornando aquela função mais prazerosa, evitando frustrações”, conta a especialista. “Mais do que dizer o que se espera daquela pessoa, reforce os pontos positivos que a levaram aquela função”, completa.

Existem algumas formas de estimular o crescimento dos colaboradores como criar espaços de aprendizagem nas organizações, apostar em soluções educacionais que fortalecem o que eles têm de melhor e não apenas habilidades técnicas, entre outras iniciativas com foco em lifelong learning.

Texto originalmente publicado no site Business Moment, em 05/09/2024: https://businessmoment.com.br/3-caminhos-para-promover-o-bem-estar-e-seguranca-emocional-dos-colaboradores/

Posts relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *