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Criando um ambiente de trabalho saudável

A imagem ilustra um conceito criativo relacionado à saúde mental e bem-estar no trabalho. Duas mãos cuidadosamente envolvem a silhueta de uma cabeça humana feita com papel branco. No topo da silhueta, um cérebro colorido emerge, representando criatividade, pensamento e saúde mental. De dentro da cabeça, um pequeno broto verde cresce em um vaso, com uma cascata de cores fluindo para fora dele, simbolizando florescimento, crescimento e equilíbrio emocional. O fundo é em tom pastel, transmitindo calma e serenidade.

Por André Martin Marquez Ventura, mestrando em Psicologia Clínica e da Saúde, especialista em gestão de empresas com 15 anos de experiência em gestão de equipes, atualmente responsável pela área de Serviços na Vetor Editora.

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais relevante e necessário. O estresse, a pressão por resultados, as longas jornadas de trabalho, as metas irreais e as lideranças negligentes ou pouco participativas têm impactado significativamente o bem-estar emocional dos colaboradores, e em muitos casos levando ao estado de burnout.

O resultado disso, para o trabalhador, todos já conhecem: ansiedade, depressão, descontrole emocional, déficit de concentração, perda de sono, ineficácia, desesperança, baixa autoestima, dores de cabeça, entre outros. Para a empresa, os prejuízos também são muitos, como aumento no turnover, doenças ocupacionais, afastamentos, queda na performance e na produtividade, falhas operacionais, baixa na qualidade dos produtos e serviços prestados, entre outros.

Um ambiente de trabalho saudável vai muito além da simples ausência de riscos físicos, como ruídos, vibrações ou agentes químicos – ele engloba um conjunto de fatores que promovem o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores, contribuindo para um aumento da produtividade, da satisfação no trabalho e da redução do absenteísmo.

Para se ter um ambiente de trabalho saudável, é importante considerar:

  1. Promover cuidados para a saúde mental dos colaboradores;
  2. Possuir um clima organizacional positivo, inclusivo, com respeito mútuo, colaboração e trabalho em equipe;
  3. Fornecer benefícios que promovam a qualidade de vida dos colaboradores, como planos de saúde, seguro de vida, programas de ginástica laboral e flexibilidade na jornada de trabalho;
  4. Investir em estratégias de desenvolvimento profissional dos colaboradores, oportunidades de treinamento e capacitação, programas de prevenção de doenças, campanhas de vacinação e exames periódicos, entre outras ações.

Mas você deve estar se perguntando: e os testes psicológicos? Como eles podem ajudar no ambiente organizacional?

Os testes psicológicos são ferramentas utilizadas por profissionais da psicologia para avaliar diferentes aspectos da personalidade, cognição, emoções e comportamentos de um indivíduo. Eles são como “radiografias” da mente, permitindo que os psicólogos obtenham informações valiosas sobre como uma pessoa pensa, sente e age.

Os testes psicológicos podem ser utilizados de forma estratégica pelas organizações em diversos contextos:

  1. Avaliar candidatos a vagas de emprego e verificar se seu perfil psicológico possui características aderentes aos estímulos da posição que pretende ocupar;
  2. Verificar se o colaborador se adequa à cultura da organização;
  3. Identificar transtornos como depressão, ansiedade, instabilidade emocional e burnout;
  4. Identificar riscos psicossociais para colaboradores que trabalham com atividades perigosas, como espaços confinados, eletricidade, altura, produtos inflamáveis, equipamentos perigosos, etc;
  5. Avaliar habilidades socioemocionais, como inteligência emocional, resiliência, capacidade de liderança, etc;
  6. Capacitar profissionais em programas de desenvolvimento de equipes ou de lideranças.

Os testes psicológicos são ferramentas poderosas para auxiliar na tomada de decisões em processos seletivos, de desenvolvimento e de gestão de pessoas. Ao compreender os diferentes tipos de testes e seus objetivos, é possível otimizar a utilização dessas ferramentas e obter resultados mais precisos e confiáveis.

Confira os principais tipos de testes psicológicos utilizados:

Testes Cognitivos

  1. Inteligência: medem o Fator Geral de inteligência, ou seja, a capacidade de resolver problemas, relacionar ideias e lidar com as dificuldades que surgem nas atividades diárias. Exemplos: G-38, R1, TRI.
  2. Raciocínio lógico: avaliam a velocidade e exatidão da capacidade cognitiva de analisar informações, identificar padrões e resolver problemas. Exemplos: HTM, TRL.
  3. Atenção: avaliam a capacidade de sustentar o foco atencional em uma tarefa específica por um período prolongado, seja de forma concentrada, alternada ou dividida. Exemplos: AOL, BPA, AC.

 

Testes de Personalidade

  1. Questionários: avaliam traços de personalidade como extroversão, introversão, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, senso de dever, disciplina, organização, sociabilidade, entre outras. Exemplos: Quati, NEO PI-R, IPHEXA, Humanguide.
  2. Projetivos: exploram aspectos inconscientes da personalidade através da interpretação de estímulos ambíguos. Exemplo: HTP.
  3. Expressivos: avaliam qualitativamente a personalidade de uma pessoa a partir do seu modo de se comportar em uma tarefa. Exemplos: Palográfico, PMK.

 

Testes de Habilidades Específicas

  1. Aptidões: avaliam habilidades específicas para determinadas funções ou compatibilidade com a área de atuação, como:
  • Controle Cognitivo da Impulsividade.
  • Resiliência, ou seja, como o indivíduo pode se comportar diante uma adversidade.
  • Liderança Autêntica, ou seja, como o comportamento do avaliado se aproxima do que é ser um líder.

 

Testes para avaliar o estado emocional

  1. Inteligência emocional, considerando regulação emocional, capacidade de suportar pressão e empatia;
  2. Neuroticismo, ou seja, instabilidade emocional;
  3. Desregulação emocional e a forma como a pessoa reage em situações de tristeza;
  4. Burnout, ou seja, estados de exaustão física e emocional, bem como despersonalização ou distanciamento.

 

Testes para clima organizacional e qualidade de vida

Avaliação relacionada à necessidade de humanizar o ambiente laboral, levando em consideração fatores pessoais associados aos processos produtivos para proporcionar um ambiente laboral saudável.

Visto a correlação entre emoções e desempenho no trabalho, fica evidente a importância dos testes psicológicos para identificar e monitorar o bem-estar emocional dos colaboradores.

Os benefícios de uma gestão humanizada e de um ambiente de trabalho saudável são inúmeros. Para os colaboradores, temos o aumento da satisfação no trabalho e a melhoria da qualidade de vida; para a empresa; redução do absenteísmo, o aumento da produtividade, a qualidade dos produtos ou serviços prestados, e a melhoria do clima organizacional.

É hora de agir! O bem-estar emocional dos colaboradores não é mais uma opção, mas sim uma necessidade. Ao investir no bem-estar dos seus colaboradores, você investirá no futuro da sua empresa.

Faça a diferença! Adote práticas que promovam o bem-estar emocional e construa um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Lembre-se: um colaborador feliz é um colaborador mais engajado e produtivo.

Texto originalmente publicado no site Portal G7, em 09/12/2024: https://portalg7.com.br/noticia/6982/criando-um-ambiente-de-trabalho-saudavel

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