Trending News

Blog Post

Artigos

Empresas comprometidas com a saúde mental receberão certificado especial do governo federal

Na imagem, vemos duas pessoas sentadas de costas uma para a outra, ao ar livre, em um ambiente corporativo cercado por árvores. À esquerda, um homem com cabelo cacheado, barba curta e pele morena, veste um terno preto e sorri enquanto levanta o polegar direito, expressando aprovação. À direita, uma mulher com cabelo volumoso e crespo, pele clara e vestida com uma camisa branca, também sorri e levanta o polegar direito. Ambos estão utilizando laptops, simbolizando uma atmosfera de trabalho e cooperação. A expressão de ambos é positiva e transmite uma mensagem de confiança e sucesso. A imagem reflete um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, ideal para ilustrar a temática de empresas comprometidas com a saúde mental.

por André Martin Marquez Ventura

Recentemente, foi aprovada a Lei 14.831, de 2024, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, ou seja, o governo irá certificar empresas que comprovarem estar comprometidas com a saúde mental dos trabalhadores.

Para obter este certificado, considerado pelo governo uma “honraria”, as empresas deverão comprovar que cumprem com alguns dos critérios definidos, como, por exemplo: programas de saúde mental, apoio psicológico e psiquiátrico aos trabalhadores, programas de prevenção da saúde psíquica, conscientização por meio de campanhas, palestras e treinamentos, ações direcionadas à saúde da mulher, capacitação da liderança, combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas, entre outras.

A concessão da certificação será feita por comissão a ser nomeada pelo governo federal, que irá verificar as condições previstas em lei. A certificação terá validade de 2 anos e será necessário passar por nova avaliação para conseguir outro certificado.

Esta iniciativa do governo busca conscientizar o mercado de trabalho que a saúde mental dos trabalhadores deve ser fortalecida e encarada de forma séria, pois todos perdem onde não há segurança psicológica: as empresas e, principalmente, os trabalhadores.

A Vetor Editora está comprometida com esta causa, promovendo ambiente de trabalho onde não haja exposição crônica ao estresse, pressão excessiva, metas irreais, excesso de competitividade, cultura organizacional opressora, liderança autoritária e pouco participativa, e carga de trabalho desproporcional, pois sabemos muito bem dos efeitos deletérios para a saúde mental, como transtornos ansiosos e depressivos, descontrole emocional, déficit de concentração, perda de sono, ineficácia, desesperança, baixa autoestima e dores de cabeça.

Além de promover segurança psicológica a nossos funcionários, a Vetor Editora pode ajudar a sua empresa neste mesmo caminho. Por intermédio de nossa área de serviços, a “Vetor Serviços” pode ajudar sua empresa a implementar programas de apoio e prevenção à saúde psicológica de seus funcionários de forma totalmente personalizada e customizada às suas necessidades. Abaixo algumas sugestões de ações:

  • Cursos, palestras e workshops, que podem ser realizados presencialmente ou de forma remota, para público geral ou profissionais de RH, capacitando em Segurança Psicológica ou qualquer tema relacionado ao contexto da saúde mental.
  • Programa de Inclusão e Diversidade nas Empresas, onde o objetivo é fortalecer e aprimorar a cultura de diversidade e inclusão (D&I) junto a seus colaboradores, fornecedores e clientes, além de capacitar a liderança e/ou fornecer orientações ao público através de palestras, dinâmicas e workshops.
  • Rodas de conversa periódicas com Psicólogos, com temas sobre depressão, ansiedade, estresse etc.
  • Mindfulness, com programas periódicos para desenvolver autoconsciência e atenção plena nos funcionários, podendo ser sessões com pequenos grupos ou palestras/workshops.
  • Projetos de desenvolvimento de equipes através do perfil motivacional, que promovem autoconhecimento e autodesenvolvimento dos funcionários (incluído aplicação de testes psicológicos e devolutivas individuais).
  • PDL ou programas de capacitação de líderes, que tem por objetivo a promoção de competências fundamentais nos líderes, aumentando a satisfação no ambiente de trabalho e retendo talentos (é possível incluir aplicação de testes psicológicos,  de personalidade, de avaliação de liderança e devolutivas individuais).
  • Programas de Felicidade nas organizações, com workshops, palestras, oficinas, práticas, intervenções e programas de desenvolvimento.
  • Avaliações Psicológicas ou Psicossociais para casos específicos, retorno às atividades laborais ou com ênfase em mapeamento de burnout na organização. Com entrevista, anamnese, testes, devolutivas etc.

 

Outras ações podem ser propostas, porém os alvos são os aspectos que afetam a saúde mental dos trabalhadores dentro dos pilares da promoção da saúde mental entre funcionários: (1) Prevenção, onde será avaliado o ambiente de trabalho, (2) Diagnóstico, identificando pessoas sob risco ou com transtornos psicológicos, e (3) Tratamento, direcionando adequadamente para o cuidado necessário.

No atual mercado de trabalho, onde competitividade e busca por eficiência são constantes, investir na saúde mental dos funcionários não é apenas estratégico, mas uma questão ética.

André Martin Marquez Ventura

Psicólogo e Logoterapeuta, Mestrando em Psicologia Clínica e da Saúde, Especialista em Psicologia Fenomenológica e Existencial, MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais, Especialista em Gestão de Empresas com 15 anos de experiência em Gestão de Equipes e atualmente Responsável pela área de Serviços na Vetor Editora

Posts relacionados

1 Comment

  1. Espedito Afonso da Silva

    E oportuno evidenciar esse importante assunto, uma vez que a cultura dentro das empresas no Brasil de um modo geral a relação de trabalho é tratada como se vivêssemos nun sistema escravo ocrata.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *