Trending News

Blog Post

Na Mídia

Levantamento aponta que um terço das pessoas possuem sintomas de burnout

A imagem mostra uma mulher com aparência cansada, debruçada sobre um laptop. Ela está usando óculos, que estão levemente caídos no rosto. A tela do laptop exibe gráficos coloridos, indicando possivelmente um ambiente de trabalho ou estudo. A mulher parece estar exausta, com a cabeça apoiada no teclado e uma das mãos sobre o laptop.

O burnout já é um termo conhecido desde que a OMS o configurou como doença ocupacional.

A Síndrome do Esgotamento pode ser percebida por um cansaço físico e, principalmente, mental causado nos profissionais com base no excesso de trabalho. Responsável pela primeira Escala Brasileira de Burnout, (EBBurn), a Vetor Editora, referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, mapeou o estresse emocional em um terço dos 3500 profissionais que realizaram o teste.

“A Escala é responsável por mensurar o quanto os trabalhadores percebem o esgotamento emocional e a indisposição como a sua realidade profissional. Assim como o quanto se interessam por auxiliar e manter relações positivas com os demais trabalhadores, lideranças e clientes a que atendem em seu dia a dia profissional”, explica Ricardo Mattos, CEO da empresa.

Por perceber essa sobrecarga nas pessoas, o teste tem sido demandado pelas companhias que desejam evoluir nos aspectos relacionados a saúde mental no ambiente corporativo. Os benefícios para aqueles que buscam prevenir e tratar os casos são muitos. Do ponto de vista do bem-estar dos trabalhadores, mas também favorecendo o negócio, melhorando a produtividade, reduzindo custos com absenteísmo, rotatividade de profissionais, além de oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

 

COMO IDENTIFICAR

Ricardo reforça que sinais como cansaço físico e emocional recorrente; irritabilidade, insônia, dor de cabeça, tontura, falta de apetite e falta de ar, devem ser avaliados. Para auxiliar nesse diagnóstico, o executivo indica a utilização do teste.

“O processo de aplicação é simples e rápido, podendo ser feito individualmente e em grupo, presencialmente ou on-line, em aproximadamente 15 minutos. O profissional recebe um link com perguntas a serem respondidas e a partir delas o psicólogo poderá ter a confirmação desses indícios de uma síndrome do esgotamento e atuar para mitigar o problema”, completa.

 

SERVIÇO

O que é burnon?

O burnout já é um termo conhecido pelas pessoas desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) o configurou como doença ocupacional. Mas recentemente, um novo nome tem surgido: o burnon.

Ele nada mais é que o esgotamento causado pelo excesso de trabalho, quando uma pessoa não se afasta da sua ocupação profissional, mesmo que ela não esteja fazendo bem a sua mente. Em ambos os casos é preciso estabelecer limites e incentivar a busca por ajuda psicológica e pelo autocuidado.

Texto originalmente publicado no Diário de Jacareí, em 30/06/2024: https://diariodejacarei.com.br/geral/levantamento-aponta-que-um-terco-das-pessoas-possuem-sintomas-de-burnout

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *