Trending News

Blog Post

Life Design: Resenha
Dicas de Leitura

Life Design: Resenha

Life Design

Por Thiciane Vale Miranda

 

O livro Life Design: Manual de Aconselhamento em Projeto de Vida tem como autor Mark L. Savickas, professor da Northeast Ohio Medical University na área de Medicina da Comunidade e da Família, e Presidente Emérito do Departamento de Ciências do Comportamento da mesma instituição.

É também professor-adjunto do Conselho de Educação na Kent State University. Como tradutora e adaptadora da obra, Marina Prado Brocchi é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialista em Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações pela mesma universidade. Reúne sólida experiência nas áreas de Recursos Humanos, Gestão de Carreira e Orientação Profissional, dedicando-se ao estudo e à prática de life design e teorias de construção de carreira.

O livro está dividido em cinco partes:

logo

Fique por Dentro

Cadastre-se para receber as novidades da Vetor Editora.

  1. Aconselhamento em Life design;
  2. A narrativa de transição;
  3. Entrevista de construção de carreira;
  4. Reconstruindo o retrato da vida;
  5. O processo de aconselhamento.

 

PRIMEIRA PARTE

Na primeira parte, o livro apresenta a explicação do termo Aconselhamento em life design para construção de carreira e os principais objetivos trazidos pelo manual. O autor explica a diferença entre as intervenções praticadas pelo manual de Aconselhamento em Life design e a orientação vocacional. Apesar da diferença, afirma que o Life design chega para ocupar seu espaço ao lado da orientação vocacional, e não para substituí-la.

Ainda na primeira parte do livro, o autor indica os principais elementos do Life design, utilizados para instigar a autorreflexão e criar intencionalidade na tarefa de reconstrução de carreira dos clientes: relacionamento, reflexão e atribuição de sentido.

A segunda parte do livro descreve a proposta da primeira sessão em Life design, que envolve estimular o cliente a contar suas histórias de carreira e se engajar em um raciocínio e reflexão autobiográficos. Com isso, introduz a pergunta inicial e orientações sobre como o conselheiro pode manejar e explorar as atitudes e comportamentos apresentados pelo cliente.

Ainda na segunda parte, o autor aborda as seis formas de histórias que podem ser contadas pelos clientes e cita exemplos. As histórias são, a saber: as mesmas histórias de sempre, a história não contada, emoções não “historiadas”, história transicional, história vazia e tramas concorrentes. Depois de ter estabelecido uma relação profissional com o cliente, o conselheiro está pronto para conduzir a entrevista de construção de carreira, de modo a favorecer que o cliente se torne seu próprio solucionador de problemas.

 

TERCEIRA PARTE

Na terceira parte do livro, é apresentada a Entrevista de Construção de Carreira (ECC), que consiste em uma entrevista estruturada na qual os conselheiros abordam cinco tópicos:

    1. modelos de vida;
    2. revistas;
    3. programas de televisão ou sites;
    4. histórias favoritas;
    5. ditado de vida e memórias de infância.

 

As perguntas são feitas para obter a construção de sentido, estabelecer um objetivo, formar intenções e instigar as ações do cliente.

Na quarta parte do livro, Savickas esclarece que reconstruir um retrato de vida é transformar as pequenas histórias em uma maior, que enriqueçam o entendimento do cliente sobre si mesmo, mude perspectivas, elucide o que é necessário no processo de transição, promova a tomada de decisões e promova a ação.

O autor apresenta sete tarefas para um bom aproveitamento das informações transmitidas pelo cliente. São elas, a saber:

  1. estruturar a perspectiva;
  2. descrever o self;
  3. ligar as MIs (memórias de infância) com os atributos dos modelos de vida;
  4. definir interesses;
  5. estruturar um papel;
  6. aplicar os conselhos;
  7. unificar o retrato da vida.

 

Por fim, na última parte de livro, é exposta a condução do processo de aconselhamento em Life design. Savickas destaca a importância de encorajar os clientes a ouvir seus retratos da vida e reflitam sobre o que eles sabem implicitamente e ainda não deixaram explícito para eles mesmos ou outras pessoas.

Esta resenha teve o objetivo de apresentar brevemente o livro Manual de aconselhamento em projeto de vida Life-design, de autoria de Mark L. Savickas. O Manual de Aconselhamento em Life design introduz uma intervenção orientada a princípios pelos quais orientadores e profissionais da área poderão utilizar para auxiliar seus clientes nas decisões sobre transições de carreira. O principal objetivo de Savickas ao desenvolver esse manual foi permitir que estudantes de graduação e orientadores, com interesse em praticá-lo, desenvolvam seus conhecimentos, habilidades e comportamentos referentes ao Aconselhamento em Life design para a construção de carreira.

 

Thiciane Vale Miranda

Universidade Veiga de Almeida -2018
Pós graduanda em Avaliação Psicológica – IPOG Psicóloga na empresa Mago Psico Testes.

Mago Produtos e Serviços em Psicologia

Mais conteúdo interessante como este você encontra na categoria Artigos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios. *