Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching – Resenha

Capa do livro "Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching", escrito por José Jorge de Morais Zacharias e publicado pela Vetor Editora. A ilustração central apresenta silhuetas de duas pessoas em tons alaranjados e avermelhados, transmitindo uma sensação de progresso e apoio mútuo. Uma figura está no topo de um morro, estendendo a mão para ajudar a outra a subir, simbolizando mentoria, orientação e crescimento profissional. Linhas geométricas translúcidas atravessam a capa, reforçando uma estética moderna e dinâmica. O título aparece em destaque na parte superior, com letras brancas em negrito, garantindo leitura clara e objetiva.

por Rafaela Pereira Peixoto de Lima

O “Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching” levanta estratégias de desenvolvimento de visão no contexto profissional presente, a história de vida e as oportunidades futuras da carreira do orientando. Dessa forma, esse guia assiste os consultores a entenderem o caminho e as circunstâncias para conduzirem o orientando no atual contexto profissional, para que esse cliente construa estratégias futuras no desenvolvimento de carreira.

Na perspectiva desse guia, diversos aspectos interferem na busca da realização profissional, seja referente à história de vida, as aspirações da realização pessoal, interesses, aptidões, crenças e valores, características do mercado do trabalho, assim como contexto em que esse orientando está inserindo, tanto no âmbito familiar, como no social.

Dessa forma, o indivíduo pode questionar sobre a própria carreira no momento que está sem emprego, diante dessa situação, o necessita de uma solução criativa para esse cenário, para a investigação de novas habilidades até então desconhecidas. Como também, essa indagação pode surgir quando o profissional vai em busca da realização de um sonho que tempos atrás não era viável financeiramente.

Ainda, há profissionais que confrontam os sentimentos de insegurança e descontentamento em seu percurso profissional. Tais sentimentos podem ser constituídos por diversos motivos, como o contexto organizacional desconfortável, falta de motivação e de validação, baixa autoestima. E por fim, a ausência do significado de vida na carreira em que o sujeito se empenhou e da qual tanto aspirava.

Dessa forma, para os profissionais que se deparam nos cenários supracitados, o “Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching” pode oferecer ferramentas adequadas para auxiliá-los, pois a orientação de carreira é um processo que começa com uma investigação do que o indivíduo é e do que ele possui em termos de habilidades, experiências e valores. A partir dessa análise, o orientador de carreira trabalha junto ao cliente para construir um caminho possível, adequado e criativo, que vise a autorrealização e satisfação profissional.

Capa do livro "Psicanálise e Métodos Projetivos", escrito por Catherine Chabert. O fundo da capa é verde-claro, com um design minimalista. O título está em letras maiúsculas e em negrito na parte superior esquerda, na cor preta. Abaixo do título, há uma linha preta que se estende horizontalmente e depois desce verticalmente até o nome da autora, que aparece em letras menores, na mesma cor. No canto inferior esquerdo, há dois logotipos: Dunod, editora original, e Vetor Editora, responsável pela publicação no Brasil. À direita do nome da autora, há um elemento gráfico azul, um quadrado sólido. A composição da capa transmite uma estética acadêmica e profissional, alinhada ao conteúdo do livro, que aborda a relação entre psicanálise e testes projetivos na avaliação psicológica.No “Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching”, a orientação de carreira possui duas dimensões distintas, entretanto interdependentes. A primeira dimensão consiste na subjetividade do orientando; inclui investigar os aspectos subjetivos, que necessitam ser observados de forma criteriosa para que o processo de orientação de carreira alcance resultados adequados. Entre estes fatores que ajudarão no entendimento da subjetividade do cliente estão a compreensão da dinâmica pessoal do orientando, processos de aprendizagem já experienciados, como também suas vivências no contexto familiar e laboral.

Já a segunda dimensão é baseada no contexto externo do orientando, na qual verificam-se variáveis que necessitam ser analisadas de maneira cuidadosa para que o processo de orientação de carreira atinja resultados pertinentes. Entre estas variáveis estão a compreensão da experiência profissional e possibilidade de planejamento.

Em suma, o “Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching” tem como objetivo ajudar os profissionais que trabalham com orientação de carreira. Expõe tópicos a serem seguidos no decorrer do processo de orientação de carreira e coaching para que haja uma ampliação do contexto profissional e pessoal do orientando.

Logo, esse guia ajudará o consultor que já tem certo conhecimento e experiência no contexto profissional, de tal maneira que esse livro é um instrumento que produzirá questionamentos com a finalidade de integrar variáveis do histórico profissional, conhecimento, sonhos, atitudes, comportamentos, crenças, valores.

Psicoteste

Rafaela Pereira Peixoto de Lima

Psicóloga (CRP 23/2530). Graduada pelo Centro Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e pós-graduanda em Avaliação Psicológica no IPOG-TO.

Referência

Zacharias, J. M. (2010). Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching. Vetor Editora.

Anterior

Breve Guia para Orientação de Carreira e Coaching - Resenha

Posts relacionados