Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Emoções & Inteligência Emocional, de Fabiano Koich Miguel | Resenha

Capa do livro "Emoções & Inteligência Emocional", de Fabiano Koich Miguel, publicada pela Vetor Editora. A imagem tem fundo em tom claro com formas geométricas sutis. Ao centro, destaca-se a ilustração de um perfil de rosto humano estilizado, dividido em cores contrastantes — verde escuro e marrom. Dentro da cabeça, há elementos simbólicos como cadeados, chaves e fitas coloridas, representando conceitos de bloqueios emocionais, autoconhecimento e acesso às emoções. O título do livro aparece em letras grandes: "Emoções & Inteligência Emocional", com a palavra "Inteligência" em destaque na cor vermelha, criando um forte apelo visual.

por Marlene Alves da Silva

A inteligência emocional foi popularizada em 1990 devido à importância de refletir sobre as emoções e em como impactam na maneira que percebemos e interagimos com o mundo. Estar consciente desse funcionamento emocional pode auxiliar a melhorar as relações e interações sociais. As habilidades emocionais, também conhecidas como soft skills, são capacidades não técnicas e não específicas como comunicação, criatividade, empatia e adaptabilidade que moldarão as relações pessoais e profissionais nesse século XXI.

Com esse pensar, Fabiano Koich Miguel se reuniu com mais oito profissionais de psicologia e se debruçaram na escrita dessa obra para apresentar o conceito de inteligência emocional e aprofundar nesse tema. Para tanto, o livro foi dividido em seis capítulos.

Os três primeiros capítulos foram escritos por Fabiano Koich Miguel. No primeiro capítulo, “O que são emoções?”, o autor faz uma revisão sobre a definição de emoções e uma diferenciação desse fenômeno e de outros conceitos relacionados. Também descreve como as emoções ocorrem por meio do modelo da ativação emocional, o desenvolvimento emocional e os tópicos importantes ao se falar de emoções.

“Quais são as emoções?”, tema do segundo capítulo, define a emoção como um fenômeno complexo que implica a ativação de diversos componentes do nosso organismo e como tal, pode-se pensar em três conjuntos: 1) o sentimento, 2) o comportamento e 3) as reações fisiológicas. A seguir, descreve as emoções básicas – alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa, e as emoções complexas: desprezo, vergonha e constrangimento, culpa, orgulho, inveja e ciúme, gratidão, compaixão e admiração.

Capa do livro "Emoções & Inteligência Emocional"O terceiro capítulo, intitulado “Inteligência emocional”, apresenta a conceituação e suas várias formas de definição, a versão curta e a versão longa. A versão curta se refere à  capacidade de raciocinar sobre informações de conteúdo emocional. A versão longa se trata da capacidade de perceber os estados emocionais, reconhecer como os estados de humor afetam o pensamento, compreender o funcionamento das emoções e gerenciar essas informações de maneira a apresentar um melhor desenvolvimento pessoal e social. O autor detalha todos os pontos e conclui o capítulo com as formas de avaliar e desenvolver a inteligência emocional.

Cibele de Oliveira e Lucas Francisco de Carvalho assinam o quarto capítulo, “Emoções e personalidade”. O perfil de personalidade de uma pessoa está relacionado com diversos outros sistemas psicológicos, incluindo as emoções. Os autores discorrem sobre a personalidade de acordo com os modelos dimensionais, o modelo dos cinco grandes fatores e as experiências emocionais, assim como a complexidade dos traços da personalidade e emoções humanas.

“Inteligência emocional no trabalho” é o tema do quinto capítulo, escrito por Fernanda Zenardo, Isaias Peixoto, Monalisa Muniz e Paloma Almeida. A inteligência emocional no mundo corporativo é tida como um elemento relacionado ao sucesso e isto faz com que as empresas invistam em processos seletivos, palestras e treinamentos com ênfase nessa habilidade. Os autores ponderam essa importância no contexto do trabalho e a possibilidade de desenvolver e treinar e treinar a inteligência.

Para finalizar, José Maurício Haas Bueno e Mirela Dantas Ricarte abordam as “Competências socioemocionais na escola”. Pode-se entender as habilidades socioemocionais como um conjunto de competências que ajudam a identificar e a lidar com as emoções, a compreender e formar relacionamentos saudáveis no meio social em que se está inserido e a tomar decisões assertivas. Os autores apresentam o modelo CASEL e situações que demandam essas habilidades em estudantes e educadores.

O livro oferece em todos os capítulos exemplos para ilustrar os conceitos apresentados para estimular o leitor a pensar se aquelas situações já aconteceram ou se pode acontecer na vida de alguém. A obra tem linguagem clara, objetiva, reflexiva e de fácil compreensão. Portanto, é indicada a todas as pessoas que se interessam pelo tema.

Orient Consultoria de Psicologia LTDA

Marlene Alves da Silva

Psicóloga clínica, Pós-doutora em Psicologia Clínica pela USP, Mestre e Doutora em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica pela USF. Especialista em saúde mental pela UFRJ, especialista em avaliação psicológica e psicologia do trânsito pelo CFP, diretora da Clínica Fênix e da Orient –Produtos e Soluções em Saúde Mental, professora convidada em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu, e pesquisadora da área de avaliação psicológica, clínica, trânsito.

Anterior

Emoções & Inteligência Emocional, de Fabiano Koich Miguel | Resenha

Posts relacionados