Trending News

Blog Post

Na Mídia

Itinerários formativos: tecnologia ajuda a dar ‘match’

Duas pessoas olhando conteúdo em um notebook.

Plataforma IDEM, desenvolvida pela Vetor Editora, ajuda estudantes a definir os itinerários formativos do ensino médio

A chegada do Novo Ensino Médio no último ano modificou a dinâmica de formação dos alunos nas instituições de ensino brasileiras. Segundo uma pesquisa da Vetor Editora – empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento para a área psicológica, neuropsicologia, organizacional e educacional –, 13,6% dos estudantes não conseguem distinguir minimamente os itinerários formativos que melhor caberiam em seus objetivos e planos futuros de carreira.

Buscando melhorar esse cenário, a empresa desenvolveu a Plataforma IDEM. A ferramenta de rastreio de interesses consegue, efetivamente, aproximar o aluno ao seu itinerário de maior interesse, fazendo um match a partir dos seus desejos e habilidades.

“A plataforma funciona, na prática, como uma espécie de calculadora que identifica os itinerários formativos que fazem mais sentido com as habilidades daquele aluno montando uma grade curricular a partir das respostas”, explicou Regina Crestani, coautora da Plataforma IDEM, psicóloga, gestora e consultora escolar.

Segundo a educadora, o teste é semelhante a um teste vocacional. Pode ser respondido tanto pelo celular quanto pelo computador. O teste é composto por pares de atividades para o aluno optar pela sua preferida, direcionando a um itinerário formativo alinhado aos seus interesses e desejos de carreira.

“O bacana de aliar a tecnologia a esse momento decisivo é que ela torna a escolha muito mais prazerosa e eficiente. Hoje em dia não tem como falar dessa geração mais jovem sem falar de tecnologia. Por isso é importante abrir a cabeça das escolas para a importância desse recurso para estimular, cativar e também gerar resultados mais efetivos”, completou.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgados em 2018 (TIC Educação), 76% dos professores buscam formas de usar novos recursos nos processos de ensino e aprendizagem. De lá para cá isso vem crescendo. Atualmente, a IDEM já auxilia 6.600 alunos e 32 escolas. A plataforma é aprovada no edital de tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e pode ser implementada em todas as escolas estaduais que desejarem usar a solução.

 

Relembre os detalhes sobre os Itinerários formativos no Novo Ensino Médio

Os itinerários formativos fazem parte do Novo Ensino Médio e são a parte flexível do currículo. Isso significa que o estudante pode escolher, entre diversas possibilidades, quais as disciplinas, projetos e oficinas que mais atendem aos seus interesses, aptidões e projetos de vida. Das 3 mil horas totais no Novo Ensino Médio, 40% são tomadas pelos Itinerários Formativos (1.200 horas), e os os outros 60% são compostos pelos conteúdos da formação geral básica previstos na BNCC.

Os itinerários formativos estão estão baseados em áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas), ou na formação técnica e profissional. Além disso, devem ser organizados em três componentes — aprofundamento, eEletivas e projeto de vida — que, por sua vez, devem dialogar com quatro eixos estruturantes:

  1. Investigação científica: aprofundamento de conceitos essenciais das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas
  2. Processos criativos: uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos e protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam demandas para a resolução de problemas identificados na sociedade
  3. Mediação e intervenção sociocultural: mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade
  4. Empreendedorismo: mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias

Originalmente publicado em 03/05/2023 no site Educador21: https://educador21.com.br/post/itinerarios-formativos-tecnologia-ajuda-a-dar-match

Posts relacionados

Sveiki atvykę į mūsų svetainę, kur rasite įvairius gyvenimo patarimus, virtuvės gudrybes ir naudingus straipsnius apie sodo darbus. Mes siekiame dalintis naudinga informacija, kuri padės jums išmokti naujų dalykų, puikiai pavalgyti ir pasirūpinti savo gėlių sodu bei daržu. Pasinerti į mūsų straipsnius ir atraskite naujus įdomius patarimus bei idėjas! Greitų galvosūkių žaidimas skirtas žmonėms su puikiu regėjimu Rasite savo IQ testą per Genijai gali išspręsti galvosūkį per 4 sekundes: galite Gudrus žvirblis: optinė iliuzija ar IQ testas per 7 Sąmoningumo iššūkis: kaip per 8 sekundes Pasakų pasaulis, virtuvės patarimai ir sodo gudrybės - čia rasite viską, ko jums reikia savo kasdieniam gyvenimui! Mėgaukitės skaniais receptais, sužinokite naujus triukus ir pasidalinkite patirtimi su kitais sodininkais. Mes esame čia, kad jums padėtume gyventi sveikiau, skaniau ir paprasčiau! Susiraskite viską, ko jums reikia, čia, mūsų tinklaraštyje. Palikite komentarą ir bendraukite su mumis - mes visada pasiruošę padėti!