por Elizabete Silva Damasceno
O livro “Avaliação Psicológica, um novo olhar para a clínica terapêutica”, dividido em dez capítulos, traz aspectos teóricos relevantes sobre a utilização dos testes psicológicos e neuropsicológicos, como sendo ferramentas que potencializam o desenvolvimento do paciente e a amplitude do alcance no processo do mesmo. O autor levanta intervenções que podem ser utilizadas de forma terapêutica, com base nos dados colhidos por meio das aplicações de testes psicológicos e da interpretação de dados padronizados.
O primeiro capítulo apresenta uma abordagem mais breve sobre os instrumentos psicológicos, respondendo questões, como: o que é avaliação psicológica; classificação dos testes psicológicos de acordo com o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e como saber se um teste padronizado é válido, através da pesquisa no site do SATEPSI.
No segundo capítulo, com a indagação inicial “o que a neuropsicologia tem a ver com isso?”, o autor elucida descobertas da experiência e prática clínica sobre a importância de promover a melhora ao paciente no estado em que ele se encontra, com o planejamento de intervenções e identificação de possíveis processos patológicos. Apresenta uma visão perspicaz sobre a pertinência de testes de personalidade à avaliação psicológica, mas destaca a diferença que há dela para avaliação neuropsicológica, visto que esta reside na validação de construtos neuropsicológicos.
No terceiro capítulo, o autor discute sobre o que é a avaliação terapêutica, desde o surgimento desse termo em 1980 e como pode servir de auxílio interventivo e terapêutico. Apresenta o desenvolvimento de seu arcabouço teórico com as contribuições da fenomenologia como primeira base, seguida da subjetividade como a segunda, e a terceira base o humanismo.
O capítulo quatro introduz o início do processo avaliativo, e em seu decorrer aborda o passo a passo da estrutura e direcionamento de cada sessão, assim como a clínica da entrevista anamnética, o levantamento da demanda, a conversa com o paciente, até a chegada da aplicação dos testes padronizados, que depende da boa condução até aqui. Ainda no mesmo capítulo, analisa o resumo e a discussão dos dados levantados na fase anterior e relata como se dá a sessão devolutiva, que ocorre de forma mais amena que todo o processo. Enfatiza a importância de pelo menos uma entrevista devolutiva, para a entrega
por escrito do ralatório e laudo psicológico ao avaliado, ao grupo, a intituições atendidas, ou a responsáveis legais, de acordo com a Resolução nº 06/2019 do Conselho Federal de Psicologia, como estabelecida em seu Artigo 18. Um adendo importante é a recomendação ao psicólogo sobre o acompanhamento do paciente após sua alta. Nesse ponto do livro, é inevitável não sentir a força que impera no fazer da Psicologia e o impacto na vida do paciente, impulsionado pela intervenção terapêutica – essa, que não possui tempo estipulado, resguarda esse lugar.
Nos capítulos cinco e seis, o autor fala sobre a avaliação acontecer de forma colaborativa, e as diferenças entre a avaliação psicológica e avaliação terapêutica. Já no capítulo sete, é abordado como se dá o processo do paciente defensivo, quando esse fator não é percebido, podendo gerar exageros ou manipulações de alguns resultados no processo avaliativo, ou quando ele ao ser percebido não resulta um processo avaliativo insuficiente, pelo contrário, essa percepção gera a possibilidade de abarcar o que está por trás desse comportamento defensivo. No capítulo oito são sugeridos quais testes utilizar na avaliação terapêutica
No capítulo nove, há dois relatos de pacientes e dois relatos de duas psicólogas, presenteando o leitor com o que só se pode ser tocado pelo saber ouvir, nos dando uma ideia de como tais processos podem fazer a diferença na vidadas pessoas. Por fim, o capítulo dez traz as considerações finais no que concerne à avaliação neuropsicológica em seus níveis de diagnóstico funcional, topográfico, nosológico e ecológico, assim como a avaliação psicológica terapêutica.
Elizabete Silva Damasceno
Psicanalista e psicóloga formada pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), com Especialização em Psicologia do Trânsito e Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Possui Capacitação em Psico-Oncologia pela Liga Norte Riograndense Contra o Câncer (LNCC). Realiza atendimento clínico e pesquisas com foco em psicanálise e atendimento a pacientes hospitalizados, familiares e equipes de saúde, com intervenções terapêuticas de apoio à adesão ao tratamento e suporte emocional em situações de alta complexidade. Além disso, atua como psicóloga do trânsito fazendo avaliações psicológicas de motoristas, assim como em programas de reabilitação.
Referência
Bruzzi, D. G. (2020). Avaliação psicológica: um novo olhar para a clínica terapêutica (1ª Ed.). Vetor Editora