Trending News

Blog Post

Planejamento de Carreira – Uma orientação para estudantes universitários
Dicas de Leitura

Planejamento de Carreira – Uma orientação para estudantes universitários

Imagem da capa do livro intitulado "Planejamento de Carreira - Uma Orientação para Estudantes Universitários", de autoria de Maria Sara de Lima Dias e Dulce Helena Penna Soares. A capa possui um fundo predominantemente em tons quentes, como laranja e vermelho, com elementos gráficos circulares estilizados em linhas finas e sobreposição de formas geométricas que remetem a movimento e dinamismo. No topo, o título aparece em letras grandes e pretas, destacando-se sobre o fundo vibrante. No canto inferior esquerdo, estão os nomes das autoras. A composição gráfica é moderna, transmitindo profissionalismo e foco no desenvolvimento pessoal e acadêmico.

por Sonia Regina Baptista Cepellos

Resenha do livro Planejamento de Carreira – Uma orientação para estudantes universitários. Dias, Maria Sara de Lima, / Soares, Dulce Helena Penna. São Paulo: Vetor Editora. 1ª Edição, 2009

Dividido em oito capítulos, esta obra apresenta o universo pelo qual o estudante universitário atravessa a partir de sua escolha do curso superior ao processo final do curso de graduação, momento este representado por muitos questionamentos e sentimentos de angústia, os quais as autoras Maria Sara de Lima Dias e Dulce Helena Penna Soares buscam auxiliar possibilitando a esses estudantes uma reflexão sobre seu planejamento de carreira.

Muitas vezes as perspectivas de vida atuais do estudante interferem em seu planejamento profissional, surgem novos elementos, dificuldades e impossibilidades, sendo adequado um trabalho de reorganização, instrumentalizá-los e aproximá-los do contexto do mercado de trabalho.

Capa do livro "Planejamento de Carreira - Uma Orientação para Estudantes".O Capítulo 1 – A Escolha da Profissão – destaca o processo de escolher ou optar por uma carreira que, na maioria das vezes, envolve o que o sujeito gostaria de fazer e o que lhe permitirá um futuro estável. Desde o momento da opção do curso, a entrada na faculdade até sua conclusão, a questão da escolha é um dado preocupante ao aluno bem como toda sua família.

Seus processos de escolha vêm acompanhados de ideais, expectativas e muitos com modelos a seguir, sendo necessário clareza em seus objetivos, além de conhecer a si mesmo e sobre a área de atuação para encontrar seu verdadeiro caminho. Técnicas de abordagem são propostas objetivando a refletir e clarificar o contexto de inserção profissional.

O Capítulo 2 – O Conhecimento de Si – faz uma referência muito significativa às questões Quem sou eu, para onde vou, o que vou fazer do resto da minha vida?”.  Conhecer a si mesmo tem importante papel sobre nossas escolhas, ao mesmo tempo em que pensar sobre quem somos nos remete de onde viemos e para onde iremos ou pretendemos seguir, sendo um longo processo construído pela percepção do nosso próprio valor através de nossas experiências.

Neste capítulo, as autoras conduzem á reflexão sobre os termos identidade pessoal e identidade profissional e a forte relação deste último com a escolha profissional e consequentemente com o projeto de vida

O Capítulo 3 – Os Anos Universitários – discorre a respeito do processo inicial do recém universitário, trazendo luz sobre sua trajetória até seu ingresso na universidade tida como resultado de todo seu esforço e empenho, e seu contato com a realidade universitária, que nem sempre é a esperada, traçando uma linha entre o esperado e o que realmente se apresenta.

As autoras vêm em auxílio com narrativas sobre as inúmeras relações a serem estabelecidas no decorrer desse processo, abrangendo questões relacionadas ao curso escolhido, relacionamentos com alunos e professores, mercado de trabalho, complementando em como se preparar a inserção ao mesmo, aludindo os diversos programas de estágio.

O Capítulo 4 – O Mundo do Trabalho – descreve a diferença entre o mundo universitário e o mundo do trabalho, entre o que foi teorizado e o aprendizado prático, sobre o mundo do trabalho não ser o que o universitário esperava ou o que lhe foi descrito e exigir muita mais de si.

O contexto atual requer um maior empenho por parte dos alunos em conhecerem suas habilidades, capacidades e potencialidades para poderem buscar maiores possibilidades na sua profissão, revelando crescente interesse pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional, trazendo destaque ao conceito da empregabilidade, descrito de forma esclarecedora.

No Capítulo 5 – A Inserção no Mundo do Trabalho – as autoras promovem uma reflexão sobre as dificuldades encontradas pelo recém-formado bem como as condições globais para sua inserção ao mundo do trabalho. A questão do primeiro emprego é destacada por sua relevância a evolução profissional dos jovens que, em sua maioria, desconhecem seu perfil profissional, suas competências e suas possíveis áreas de atuação.

Frente a isso, um caminho é proposto pelas autoras, traçado com o objetivo de preparar esses jovens para o trabalho, discorrendo sinteticamente em como elaborar um currículo e suas variadas formas de modelo e apresentação.

O Capítulo 6 – O Mercado de Trabalho – aborda temas muito importantes aos que estão em busca de colocação no mercado de trabalho para seu conhecimento bem como seu planejamento de carreira. Neste capítulo, as autoras apresentam as etapas do processo de recrutamento e seleção e como são estabelecidas, além de informações valiosas para o bom desempenho e aproveitamento aos futuros candidatos.

No Capítulo 7 – O Planejamento de Carreira – as autoras descrevem os atributos que fundamentam esse processo que envolve o que o indivíduo deseja para sua vida futura e atuação profissional. Questões que levam a uma reflexão mais aprofundada sobre o conceito de carreira como foco principal do desenvolvimento profissional são sugeridas, complementando o capítulo com a descrição dos estágios que o consiste.

Finalizando a obra, no Capítulo 8 – Técnicas para Sala de Aula – são apresentadas diversas técnicas desenvolvidas pelas autoras, objetivando auxiliar os professores a desenvolverem os conteúdos propostos ao trabalharem o entendimento e   planejamento de carreira com seus alunos.

Logo Ômega Livraria e Psicologia

Sonia Regina Baptista Cepellos

Psicóloga, formada há 40 anos pela Faculdade de Psicologia Ciências e Letras São Marcos (SP) e há 25 é proprietária e diretora da Omega Livraria & Psicologia Integrada em Sorocaba /SP.

Posts relacionados