Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Intervenção em Orientação Vocacional / Profissional

Capa de um livro intitulado "Intervenção em Orientação Vocacional / Profissional: avaliando resultados e processos". O design da capa apresenta um fundo em degradê com tonalidades que vão do azul ao amarelo, laranja e vermelho, formando curvas sobrepostas em cores vibrantes. Os textos estão em destaque em preto, posicionados na parte superior direita. A composição transmite um visual moderno e dinâmico, associado ao tema de desenvolvimento e escolhas profissionais. Ao fundo, há detalhes em verde que complementam o layout.

por Sonia Regina Baptista Cepellos

Resenha do livro Intervenção em Orientação Vocacional / Profissional – avaliando resultados e processos. Nelo-Silva, Lucy Leal / Jacquemin, André. São Paulo: Vetor Editora. 1ª Edição, 2001

Dividido em cinco capítulos, esta obra apresenta um processo de intervenção realizado com grupos de adolescentes do sexo feminino, a fim de verificar a existência de mudanças de grau de maturidade profissional, no grau de ansiedade, nas escolhas profissionais e no processo grupal.

Capa do livro Intervenção em Orientação Vocacional / ProfissionalNo Capítulo 1 – O Campo da Orientação Vocacional/Profissional – os autores inicialmente apresentam o desenvolvimento da Orientação Vocacional / Profissional discorrendo sobre as diversas teorias ao decorrer da trajetória, bem como estudos e pesquisas que pauteiam os conceitos de interesse e escolha profissional, tomada de decisão e aconselhamento de carreira.

O Capítulo 2 – A Intervenção em Orientação Vocacional/Profissional – tem por objetivo apresentar experiências significativas no Brasil e que muito contribuíram tanto ao avanço da OP como na edificação dos instrumentos de avaliação e seu desenvolvimento inicial pela psicometria.

Destaca-se no capítulo a tarefa de intervenção e avaliação em grupo, objeto de estudo desta obra, reforçando cuidados e premissas a serem consideradas nesse processo, referindo a utilização abordagem de Grupo Operativo de Pichon-Rivieri com resultados relevantes no processo de interação dos sujeitos no grupo visando a realização da tarefa.

O Capítulo 3 – Objetivos – descreve os objetivos gerais e intermediários que embasaram os dois procedimentos utilizados no processo de intervenção, em dois grupos experimentais, considerando além do resultado das intervenções e a comparação dos dois procedimentos utilizados, analisar eventuais mudanças no grau de maturidade das participantes, a intensidade da ansiedade, estado e traço nos dois grupos experimentais, o desenvolvimento do processo grupal, suas escolhas e a conclusão do processo.

O Capítulo 4 – Método – descreve a amostra do estudo de intervenção grupal constituído por estudantes, do sexo feminino, com idades entre 16 e 18 anos, regularmente matriculadas na 2ª série do ensino médio em Ribeirão Preto, explicitando a demanda e as bases para a escolha da mesma.

A descrição dos instrumentos utilizados para a escolha dos participantes é feita de maneira objetiva trazendo a campo a utilização de uma escala de avaliação de como as jovens se posicionavam frente ao conflito vivido na situação da escolha profissional e uma outra escala para avaliar o grau de ansiedade das adolescentes no momento da escolha da carreira. Realizada a coleta de dados os autores descrevem como os grupos foram constituídos bem como o planejamento dos dois processos de intervenção aos quais os grupos seriam submetidos, cada qual em um processo de intervenção direcionado.

No Capítulo 5 – Resultados e Discussões – os autores promovem a avaliação dos procedimentos de intervenção em orientação profissional que ocorre em cinco etapas descritas. Comparação de resultados antes e após a intervenção objetivando verificar possíveis mudanças no grau de maturidade bem como sobre a ansiedade fazem parte do processo, destacando-se ainda a percepção do desenvolvimento grupal e a visão pessoal e descritiva das adolescentes participantes sobre procedimento após seu término.

Logo Ômega Livraria e Psicologia

Sonia Regina Baptista Cepellos

Psicóloga, formada há 40 anos pela Faculdade de Psicologia Ciências e Letras São Marcos (SP) e há 25 é proprietária e diretora da Omega Livraria & Psicologia Integrada em Sorocaba /SP.

Posts relacionados