Trending News

Blog Post

A importância da atenção do trânsito
Dicas de Leitura

A importância da atenção do trânsito

por Marcia Aragão Dias

BAIXAR E-BOOK ATENÇÃO NO TRÂNSITO

Trânsito, atenção e psicologia

É notório no Brasil o alto índice de acidentes de trânsito ocasionados por diferentes motivos. Neste sentido, a Psicologia enquanto ciência busca estudar o comportamento humano no trânsito com o objetivo de compreender melhor e intervir. Assim, trazendo contribuições relevantes que colaborem para o avanço científico da Psicologia aplicada ao trânsito e ao mesmo tempo colaborar com a diminuição de acidentes de trânsito.

Desse modo, o presente estudo procurou analisar a importância da atenção no ato de dirigir, buscando compreender se a ausência da mesma nos condutores de veículos pode acarretar problemas no trânsito como o aumento de acidentes e infrações.

Todavia, para entender o quanto a atenção é essencial no trânsito, procuramos investigar a relação que existe entre capacidade de atenção e acidentes na condução de veículos através de livros técnicos, manuais dos testes de atenção, artigos científicos e pesquisas realizadas com motoristas no Brasil.

Através da definição de atenção e trânsito, percebemos o quanto estes fatores estão relacionados visto que a atenção influencia a conduta do condutor.

Observamos que outro fator se mostra presente neste contexto, a emoção, ou seja, sentimento que interfere diretamente no comportamento, independente da intensidade, positivas ou negativas, que acaba exercendo influência direta na qualidade do desempenho do motorista.

Por fim, o estudo se mostrou um meio válido para alertar a sociedade sobre a importância da atenção no trânsito e proporcionar mudanças a fim de contribuir com a diminuição de infrações e acidentes.

Leia o conteúdo completo no E-book A importância da atenção do trânsito.

 

BAIXAR E-BOOK ATENÇÃO NO TRÂNSITO

 

Mago Psico Testes

 

Psicologia do transito e do transporte - manual do especialistaDica de leitura:

Psicologia do Trânsito e Transporte – Manual do Especialista

Nota-se a lacuna com relação aos manuais voltados aos especialistas em psicologia do trânsito e transporte. Manuais que viabilizem a prática considerando um escopo amplo de intervenções.

O livro é composto por 15 capítulos teórico-práticos que sugerem “como fundamentar” e ensina o “como fazer”. Buscou-se dar visibilidade e mais subsídios para a ampliação da atuação, contemplando atribuições potenciais ou que necessitam consolidação no trânsito e no transporte.

 

Testes psicológicos relacionados ao tema, acesse PERÍCIA PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *