Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Técnicas e medidas em orientação profissional e de carreira

Homem indeciso diante de diversas portas abertas

Baptista Cepellos, S.R. (2023). Resenha do Livro Técnicas e medidas em orientação profissional e de carreira. Andrade, Nunes, Oliveira & Ambiel. São Paulo: Vetor Editora, 1ª. Edição, 2019. de Andrade, Org.

Com o objetivo de incrementar técnicas e práticas aplicáveis no contexto de Avaliação em Orientação Profissional e de Carreira (OPC), esta obra destaca tanto sua importância na obtenção de informações que auxiliem o autoconhecimento do cliente em tomadas de decisões quanto no aprendizado favorável a seu desenvolvimento.

Os dois primeiros capítulos que compõem a primeira parte do livro Técnicas para Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira” apresentam técnicas relacionadas ao planejamento de carreira, destacando o referencial teórico, a população alvo, a descrição da técnica e dos materiais necessários para sua aplicação, orientações sobre o uso dessas técnicas, a interpretação das mesmas bem como discussão sobre o conteúdo gerado, finalizando com um caso exemplo.

No primeiro capítulo, os autores destacam duas técnicas, ambas desenvolvidas pelo Laboratório de Avaliação e Mensuração Psicológica (LabAMP, 2017), que fomentam o autoconhecimento e a organização das informações obtidas relacionadas ao planejamento de carreira, sendo elas a técnica Mapa das Oportunidades e a técnica Currículo Futuro, que integram conceitos do modelo desenvolvimentista de carreira e muito contribuem na etapa de planejamento e exploração do processo de orientação de carreira.

A primeira delas, Mapa das Oportunidades, é uma técnica que visa levantar quantas informações forem possíveis sobre a área de interesse que o orientando almeja conquistar o emprego, inclusive avaliar oportunidades e estratégias para tal. Currículo Futuro tem por objetivo auxiliar o orientando em processo de orientação e planejamento a refletir sobre suas escolhas, dificuldades e obstáculos, bem como ações pertinentes ao alcance de sua realização.

Complementando-se entre si e atuando no sentido do planejamento, a técnica Mapa das Oportunidades propõe um mapeamento geral que abrange desde as questões de mercado atual quanto os requisitos necessários a investir em um projeto profissional. e “Currículo Futuro”, por sua vez, traz a reflexão sobre a construção desse futuro profissional a partir de seu momento presente.

No capítulo 2, “Projeto de Carreira: o Mapa do gerenciamento de Carreira”, os autores Ligia Carolina Oliveira Silva e Bruner de Morais Miranda apresentam a técnica Projeto de Carreira, que se distingue por sua ênfase à mudança de status de carreira como, por exemplo, a saída da faculdade para o mercado de trabalho e, também, as crises profissionais que podem ocorrer derivadas de possíveis conflitos durante o processo de transição de carreira.

Outro aspecto relevante dessa técnica é seu favorecimento em conduzir o orientando a refletir sobres suas características pessoais e como elas estabelecerão uma relação com seu plano de carreira, auxiliando-o a elaborar metas que considere adequadas, bem como a traçar o caminho para alcançá-las.

A segunda parte deste livro intitulada “Ferramentas de Medida para Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira”, os autores apresentam em 8 capítulos, uma breve referência teórica, instrumentos de medidas, procedimentos de como esses instrumentos foram desenvolvidos, seus indicadores psicométricos, a forma de aplicação e correção, além de orientações de uso e a interpretação.

O primeiro a ser apresentado no capítulo 3 é a Escala de Engajamento com a Carreira (ECC), adaptada e validada da escala original construída por Hirshi et al. (2014), que possibilita sua aplicação tanto em profissionais já inseridos no mercado de trabalho quanto em estudantes universitários, tendo por objetivo avaliar em que nível o orientando está engajado em compor-se de comportamentos que favoreçam o desenvolvimento e a construção de sua carreira.

Em seguida, no capítulo 4, a Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATTH), construída por Camélia Murgo Mansão, Maiana Farias Oliveira Nunes, Ricardo Primi e Monalisa Muniz, fundamentada na teoria dos seis tipos de personalidades vocacionais de Holland, discorre sobre os interesses e como as características pessoais e ambientais do indivíduo podem influenciar de maneira positiva ou negativa suas escolhas profissionais, levando em consideração tanto sua satisfação quanto insatisfação no trabalho, além de interferir em seu desempenho.

Capa do livro "Técnicas e Medidas em Orientação Profissional e de Carreira".Voltado para a avaliação dos interesses profissionais, constructo muito investigado no contexto da orientação profissional, o capítulo 5 faz referência a avaliação dos interesses profissionais dos estudantes de Psicologia, tema abordado por diversos autores, elencando para esta obra a Escala de Interesses por Áreas da Psicologia (EIAPsi), de Ambiel e Martins, que tem por objetivo avaliar seus interesses específicos dentre 11 áreas de atuação da Psicologia, sendo elas:: social, clínica, educacional, organizacional, saúde, jurídica, docência e pesquisa, esporte, avaliação psicológica,  neuropsicologia e trânsito.

A avaliação do suporte parental no desenvolvimento de carreira surge com a descrição do importante papel das figuras parentais no processo de influência no desenvolvimento de carreira dos filhos, nos apresentando no capítulo 6 um estudo preliminar sobre a utilização da Escala de Suporte Parental para o Desenvolvimento de Carreira no contexto brasileiro, estudo este da adaptação portuguesa (Gamboa et al., no prelo) da escala original norte-americana de Turner et al. (2003) Este instrumento de avaliação psicométrica em escala Likert aplica-se à adolescentes do Ensino Médio e possibilita identificar aspectos mais deficitários e que necessitam de suporte ou intervenção dentro de uma visão qualitativa da avaliação.

No capítulo 7, os autores abordam o tema autoeficácia e sua relevância dentro do contexto de escolha profissional, apresentando a Escala de Autoeficácia para Atividades Ocupacionais (EAA)c) elaborada por Maiana Farias Oliveira Nunes e fundamentada na teoria de Holland que se baseia na existência de uma relação entre as características das pessoas e dos ambientes de trabalho, investigando suas predileções dentre atividades ocupacionais realistas, investigativas, artísticas, sociais, empreendedoras e convencionais.

Avaliar o padrão de apego dentro do contexto organizacional revela não apenas as relações interpessoais no trabalho, mas também o desempenho ocupacional do indivíduo e como isso está relacionado ao desenvolvimento profissional.

Neste sentido, a Escala de Apego Adulto em Relações de Trabalho (EAT-12), de autoria de Alexsandro Luiz de Andrade, apresentada no capítulo 8, tem por objetivo avaliar os aspectos gerais de apego frente às relações de trabalho, destinada para atividades de pesquisa, orientação de carreira e processos de diagnóstico organizacional de indivíduos com mínima experiência profissional, além de requisitos de escolaridade Ensino Médio.

Finalizando esta obra, os dois últimos capítulos abordam o significado do constructo carreira e como o indivíduo vem se modificando e desenvolvendo de forma a intensificar seu desempenho e suas tomadas de decisões, sem abster-se de seus valores e princípios buscando equilíbrio no campo pessoal e profissional.

Aliado a esses fatores, dois instrumentos vêm a favor: a Escala de Parâmetros da Carreira Caleidoscópica (EPCC), adaptada por Patrícia Bock Bandeira, Alexsandro Luiz de Andrade, Manoela Ziebell de Oliveira, Nora e Braga (2017) utilizada na avaliação com pressupostos de um modelo de carreira que envolvam o contexto de vida do indivíduo e a forma com que toma suas decisões, de maneira a melhor visualizar sua trajetória profissional, e o Questionário de Educação para a Carreira (QEC): Explorando demandas e Orientando Ações, atualizado e adaptado por Fernanda Aguillera (2013), destinado a avaliação das necessidades educacionais para a carreira de jovens de Ensino Médio de maneira a prepará-los para a vida profissional e de uma carreira bem como a valorização e a importância do trabalho.

Sonia Regina Baptista Cepellos, Psicóloga, formada há 40 anos pela Faculdade de Psicologia Ciências e Letras São Marcos (SP) e há 25 é proprietária e diretora da Omega Livraria & Psicologia Integrada em Sorocaba /SP.

Logo Ômega Livraria e Psicologia

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *