Trending News

Blog Post

Na Mídia

Saiba como identificar o burnout

Por Adriana Fonseca, para o Valor Econômico

Mulher sentada em frente a uma pequena mesa de escritório e com os cotovelos apoiados a mesa, as mãs sobre a cabeça, rosto olhando para baixo, sobre a mesa, há uma caneca, um notebook com a tela aberta e um fone de ouvido. A foto representa uma pessoa com burnout.
O cansaço ou esgotamento, físico e mental, é bastante indicativo do burnout, que é de onde vem o nome da síndrome, em inglês — Foto: Pexels

Levantamento com base em 3.500 testes aplicados em profissionais no Brasil mostra que um terço apresenta sinais dessa doença relacionada ao trabalho

Cerca de um terço das 3.500 pessoas avaliadas em um teste que mede a incidência de burnout entre profissionais apresentam sinais da doença.

É o que mostra uma análise feita pela Vetor Editora, especializada em tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, a pedido do Valor.

A empresa passou a aplicar nas empresas um teste que mede a incidência de burnout nas pessoas cerca de um ano após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar o burnout como uma doença do trabalho.

Desde abril de 2023, a Vetor Editora aplicou 3.500 testes – avaliação desenvolvida com base na Escala Brasileira de Burnout (EBBurn). Desse total, um terço das pessoas, independentemente da idade, apresentaram resultados que indicaram sinais de exaustão, estarem sobrecarregadas e com menor disposição para realizar suas funções como anteriormente.

Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, explica que a Escala Brasileira de Burnout pode ser usada por psicólogos que estejam atuando nas empresas para mensurar a saúde mental ou realizar uma avaliação psicossocial. “Também pode ser usada por profissionais que estejam atuando na psicologia clínica ou mesmo em outros ramos da psicologia que necessitem da avaliação deste construto”, diz.

O processo de aplicação é simples e rápido, podendo ser feito individualmente ou em grupo, presencialmente ou on-line, em aproximadamente 15 minutos.

De toda forma, ele pontua que os testes dão indícios de sinais de exaustão, mas o diagnóstico preciso só pode ser feito por um profissional da saúde.

 

Você pode ler a matéria completa no link a seguir.

Texto originalmente publicado no site Valor Econômico, em 07/04/2024: https://valor.globo.com/carreira/noticia/2024/04/07/saiba-como-identificar-o-burnout.ghtml

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *