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Leonardo Abrahão, psicólogo criador da campanha e parceiro da Vetor Editora, destaca iniciativas para que as empresas coloquem em prática a curto, médio e longo prazo
A preocupação com a saúde mental tem sido motivo frequente de debate nas organizações. Para chamar a atenção a essa pauta, a campanha Janeiro Branco deste ano tem como tema central “Saúde Mental Enquanto há Tempo”. Ela convida pessoas e companhias a refletirem sobre a urgência de se investir em ações concretas em relação ao bem-estar social e emocional.
Leonardo Abrahão, psicólogo, palestrante, criador do Janeiro Branco e parceiro da Vetor Editora – uma das primeiras apoiadoras do movimento -, elenca três ações que podem contribuir para um ambiente profissional mentalmente mais saudável. Veja a seguir:
1. Ofereça um espaço de escuta e trocas:
Ainda existe muito tabu a respeito de falar sobre sentimentos no ambiente de trabalho. Por isso, é importante que as organizações ofereçam espaços de fala e escuta para que seus colaboradores expressem suas angústias e se atentem a transtornos ansiosos que podem levar ao burnout e a depressão.
2. Conte sempre com o apoio de um psicólogo:
Muitas empresas já contam com um profissional de psicologia dedicado ao bem-estar no trabalho. Sua atuação, além de vantajosa, pode acontecer em diversos contextos, como para a avaliação psicossocial, saúde mental e também em processos de recrutamento e seleção. Ele pode colaborar com essa condução e manutenção de programas de saúde mental, questões envolvendo cultura organizacional, inclusão, etc.
3. Invista em ações a curto, médio e longo prazo:
Desenvolver programas, promover discussões sobre equilíbrio emocional, oferecer ferramentas para manutenção dos cuidados com a saúde mental, são alguns exemplos de iniciativas que podem ser mantidas ao longo de todos os anos e refletem positivamente em uma cultura saudável, profissionais mais satisfeitos e engajados.
“Durante o primeiro mês do ano, com o Janeiro Branco, as discussões a respeito da saúde mental em diversos contextos é amplificada, criam-se iniciativas e ações dentro das corporações, mas é essencial que isso se mantenha ao longo de todos os meses. O tema reflete essa urgência e questionamento do que pode ser feito agora em todas as instituições”, reforça o psicólogo.
Apoio com difusão de conhecimento
A Vetor Editora, empresa cinquentenária referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, foi uma das primeiras apoiadoras do Instituto Janeiro Branco: “Um dos nossos propósitos é continuar difundindo conhecimento a respeito da saúde mental contribuindo para uma sociedade mais responsável e a campanha vai de encontro com essa missão.
Além do compromisso com a causa, nossa projeção para 2024 é oferecer mais conteúdos educacionais para as empresas, além de permanecer com as oficinas sobre diversos assuntos durante o mês de janeiro. Essas são algumas formas de apoio à campanha”, reforça Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora.
Os interessados em participar das oficinas, que são gratuitas, no mês de janeiro podem realizá-las aqui.
Sobre a Vetor Editora:
Fundada há 57 anos, Vetor Editora, empresa cinquentenária referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas.
Destaque no 25º Top Of Mind de RH na categoria “Tecnologia de Testes e Avaliações/Assessment” pelo 2º ano consecutivo, a empresa também presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos para Recursos Humanos de organizações por meio de sua linha de negócios, a Vetor Serviços, oferece cursos presenciais e a distância (EaD).
Além disso, possui uma plataforma, a VOL Vetor Online, que oferece a possibilidade de aplicação e correção de instrumentos e testes psicológicos on-line.
Texto originalmente publicado no site Visão Hospitalar, em 18/1/2024: https://revistavisaohospitalar.com.br/janeiro-branco-3-formas-de-promover-a-saude-mental-no-ambiente-corporativo/