Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Manual de orientação e autodesenvolvimento emocional

Ladrilho com pessoas diversas em cada um deles, cada qual com suas expressões

Baptista Cepellos, S.R. (2023). Resenha do livro Manual de orientação e autodesenvolvimento emocional. Hirschle, Guedes, Batista & Gondin. São Paulo: Vetor Editora. 1ª Edição, 2020

Numa linguagem simples e de fácil compreensão, esta obra organizada em duas partes tem por objetivo difundir ao público em geral, o conhecimento sobre as emoções e seus diversos estados, discorrendo sobre algumas das emoções principais e os processos de regulação emocional.

Na Parte I Reconhecendo e compreendendo melhor as emoções no dia a dia, o 1º capítulo Emoções, informações sobre as emoções são expostas de forma clara, trazendo em contexto seu significado bem como seus diferentes tipos e para que servem, como as expressamos, além de saber como compreendê-las e principalmente reconhecê-las.

Capa do livro "Manual de orientação e autodesenvolvimento emocional".Compondo sobre as emoções, os próximos capítulos dissertarão sobre cinco das principais emoções básicas que são a alegria, a tristeza, o medo, a raiva e o nojo, de maneira a nos levar a refletir sobre o que nos leva a sentir tal emoção, sua função, benefícios, como ela nos afeta e como aprendemos a lidar com elas, nos brindando ao final de cada capítulo com uma atividade de reconhecimento.

Ao revelar-nos sobre as características mais marcantes, tomamos conhecimento de características físicas semelhantes a todos que certas vivências emocionais denotam, independentemente de cultura.

Na 2ª parte intitulada Aprendendo a lidar melhor com as emoções no dia a dia, os autores discorrem sobre a necessidade de exercermos controle sobre nossas emoções, ao que se denomina regulação emocional, que envolve o saber expressar e vivenciar suas emoções positivas ou negativas de forma equilibrada.

O processo da regulação emocional, seja consciente ou inconsciente, está diretamente relacionado à maneira como pensamos e agimos, visto seja a forma que buscamos regular nossas emoções frente às demandas no dia a dia.

São diversas as situações em que se tem necessidade em regular as emoções, ou mesmo buscar estratégias reguladoras, sendo muito comum tentarmos reduzir os efeitos indesejáveis das emoções negativas, favorecendo e buscando prolongar os efeitos benéficos das emoções positivas, de maneira a nos sentirmos mais equalizados às situações sociais e ao nosso bem-estar.

Alguns exemplos de estratégias e de formas a vivenciarmos a regulação emocional são apresentadas, de forma muto clara e presente, trazendo o contexto à nossa realidade, refletindo também sobre as possíveis consequências da não regulação de nossas emoções e o quanto podem nos afetar.

Ao finalizar a obra, os autores nos presenteiam com 5 estudos de caso em situações específicas de Regulação das Emoções no Trabalho, no Ambiente Educacional, na Família, no Relacionamento Amoroso e, por último, no Ambiente Social.

Sonia Regina Baptista Cepellos, Psicóloga, formada há 40 anos pela Faculdade de Psicologia   Ciências e Letras São Marcos (SP) e há 25 é proprietária e diretora da Omega Livraria & Psicologia Integrada em Sorocaba /SP.

Logo Ômega Livraria e Psicologia

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *