Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Psicologia Hospitalar em Psiquiatria

Silhueta vetorizada de um encéfalo

Organizado por Antonio de Pádua Serafim, Cristiana Castanho de Almeida Rocca, Fabiana Saffi e Juliana Emy Yokomizo, a obra Psicologia hospitalar em psiquiatria apresenta uma amostra das atividades e programas do atual Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituo de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O livro – cujo principal objetivo é disseminar as práticas humanitárias, respaldadas pelo aprofundamento científico e pelo desenvolvimento de pesquisas, na busca contínua por meios de diagnóstico e intervenções nas áreas de psicologia e neuropsicologia para pacientes com transtornos mentais da infância, adolescência, adultos e idosos – tem a participação de 45 colaboradores da área da saúde e é dividido em três seções e em 25 capítulos.

A primeira seção, intitulada Fundamentos apresenta uma contextualização do tema ao leitor. Os capítulos que compõem está seção tratam de temas como as interfaces entre a psicologia e a clínica psiquiátrica, o hospital psiquiátrico e outros equipamentos de saúde mental, a integração da saúde mental na atenção primária, o modelo do cuidado colaborativo, delegação de papéis, centros de atenção psicossocial (Caps), residências terapêuticas, enfermaria psiquiátrica e outros.

Em continuidade, a seção Avaliação diagnóstica: psicológica e neuropsicológica, compreende uma série de informações a respeito da avaliação de quadros neuropsiquiátricos (epilepsia, doença de Parkinson, traumatismo cranioencefálico, acidente vascular cerebral, tumores cerebrais e pituitários e nervos periféricos), transtornos da infância e adolescência, quadros de demência, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, dependência de substâncias, transtornos ansiosos, de personalidade, alimentares e transtorno bipolar.

A última seção, Assistência psicológica na clínica psiquiátrica tem o propósito de subsidiar o leitor no tocante ao atendimento psicológico nos mais variados contextos, como no atendimento à família, a indivíduos acometidos por transtornos alimentares, ansiedade e depressão, entre outros. Além disso, a partir desta seção é possível obter informações relacionadas a programas psicoeducacionais e de reabilitação neuropsicológica.

No decorrer de suas páginas, a obra Psicologia hospitalar em psiquiatria versa sobre a avaliação dos principais transtornos mentais e as principais contribuições ao tratamento, delineando a atuação do psicólogo no hospital psiquiátrico de forma clara e assertiva. Assim, apresenta-se como uma leitura indispensável aos profissionais interessados nesse campo, repleto de singularidades.

Autor: Felipe Fernandes de Lima

Minicurrículo: Psicólogo pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG e Mestrando em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Atua como pesquisador na Vetor Editora Psicopedagógica, é Responsável Técnico da plataforma Vittude, professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e professor convidado da Pós-graduação em Psicologia do Trânsito na Unip. Possui experiência em construção de instrumentos psicológicos para avaliação da personalidade e fenômenos cognitivos. Ministra aulas relacionadas à personalidade, avaliação psicológica, ética e elaboração de documentos produzidos por psicólogos.

Capa do livro Psicologia Hospitalar em PsiquiatriaPsicologia Hospitalar em Psiquiatria

Esta obra apresenta de forma detalhada a atuação da psicologia no hospital psiquiátrico, contemplando os processos de avaliação neuropsicológica, da personalidade, atendimento psicológico ambulatorial e em enfermaria, atendimento em hospital dia adulto e infantil, reabilitação neuropsicológica, estimulação cognitiva, atendimento à família e atuação em equipe para quadros psiquiátricos e neuropsiquiátricos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *