por Carlos Eduardo Bovenzo Filho
A obra Pós-Graduação em Psicologia no Brasil: Percurso, Panorama atual e Desafios é organizada em 19 capítulos, os quais compõem cinco grandes eixos temáticos (partes), que são: Parte I – Contexto histórico e atual da área de Psicologia; Parte II – Os desafios de aferir qualidade dos programas; Parte III – Contribuições na formação de pesquisadores e profissionais; Parte IV – Impactos na sociedade e Parte V – O panorama atual da área e olhares adiante.
Trata-se de um trabalho robusto e elaborado por meio de linguagem clara, fornecendo um norteamento crítico e necessário para profissionais que, de alguma forma, exercem influência no ensino e pós-graduação da Psicologia Brasileira.
A Parte I, Contextos histórico e atual da área de Psicologia, embasa o leitor sobre o percurso e história da pós-graduação em Psicologia no Brasil, abordando desde o ingresso dos programas de Psicologia no Sistema Nacional de Pós-Graduação e seu desenrolar até a época da pandemia (Covid-19).
Na Parte II, Os desafios de aferir qualidade dos programas, grandes nomes como Luciana Mourão, Ricardo Primi, Acácia Angeli entre outros, contribuíram com tópicos relacionados ao processo avaliação da qualidade dos programas de Pós-graduação (PPG), dos periódicos e da produção científica oriunda dos PPG, divulgada por meio de livros.
Em Contribuições na formação de pesquisadores e profissionais – Parte III, há a exposição do estudo que descreve o perfil de egressos nos Programas de Pós-Graduação e, em um segundo capítulo desta parte, ocorre a discussão acerca da avaliação de teses e dissertações em Psicologia, bem como sobre os critérios envolvidos em tal processo.
Concatenada às Partes II e III, a Parte IV – Impactos na sociedade – evidencia a importância da responsabilidade social dos programas de pós-graduação avaliados pela Capes. Há ênfase na importância social dos conteúdos oferecidos nos programas, bem como na qualidade de produtos tecnológicos.
Por fim, na parte V – O panorama atual da área e olhares adiante –, os autores trazem ao leitor uma perspectiva crítica diante da atual situação dos programas de pós-graduação, bem como possibilidades da articulação crítica ante à necessidade de democratização e acessibilidade regional aos programas de ensino em psicologia.
Carlos Eduardo Bovenzo Filho
Graduado em Psicologia pela Universidade Guarulhos (UNG), pós-graduado em Psicologia Jurídica e Pós-graduando em Psicologia Clínica. É psicólogo clínico (CRP 06/148842), com experiência em avaliação psicológica e psicoterapia de orientação psicodinâmica (crianças, adolescentes, adultos e casais). É professor especialista da Universidade Guarulhos e atua como psicólogo no Departamento de Produtos e Pesquisa da Vetor Editora.