Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Orientação Profissional & Psicanálise: O Olhar Clínico

Orientação Profissional & Psicanálise: O Olhar Clínico, publicado pela Vetor Editora, é um projeto que traz um olhar clínico sobre a Orientação Profissional, coordenado pela psicanalista Giovana Albuquerque Maranhão Lima, pela mestre e doutora em Psicologia Social e do Trabalho Maria da Conceição Coropos Uvaldo e pela mestre e doutora, psicóloga e antropóloga Maria Luiza Dias.

Dividido em dez capítulos, conta com a participação de diversos especialistas na área, tornando-se uma importante contribuição para educadores e profissionais que atuam com ênfase em Orientação Profissional.

No capítulo 1, o psicólogo Marcelo Afonso Ribeiro faz uma introdução sobre o contexto histórico da Orientação Profissional, apresentando, sob a perspectiva do autor Edward Bordin, propostas pioneiras de perspectiva psicanalítica em relação à esse campo.

O psicólogo Marcos Lanner de Moura explana no segundo capítulo sobre a corrente sul-americana no enfoque psicanalítico em Orientação Profissional, representada pelo argentino Rodolfo Bohoslavsky.

O terceiro capítulo é escrito pela psicanalista Giovanna Albuquerque Maranhão de Lima, que faz um recorte na adolescência a partir de vértice Bioiano, ilustrando como o processo de Orientação Profissional, por meio da estratégia clínica, se constitui mais como continente e menos como conteúdo, isto é, a mente do orientador funciona como continente para os conteúdos do orientando.

Escrito pela mestre, doutora, psicóloga e antropóloga Maria Luiza Dias, o capítulo 4 atenta sobre a urgência de voltarmos a atenção ao processo de elaboração de luto diante da escolha profissional, focalizando o pesar ao escolher a profissão e como o luto mal elaborado pode interferir no encaminhamento profissional futuro do indivíduo.

O capítulo 5, escrito pela professora Regina Sonia Gattas F. do Nascimento, pela psicóloga Ana Raquel Bueno Moraes Ribeiro e pela psicóloga e psicanalista Luciana B. Khair Junqueira, propõe uma escuta psicanalítica que vá além daquilo que pode parecer um bom motivo para que alguém decida a carreira que pretende seguir, avançando na compreensão do sujeito como um todo.

Mão feminina posicionada para o alto para alcançar uma das muitas chaves presas a um barbante.

A psicóloga e psicanalista Maria Stella Ribeiro de Sampaio Leite escreve, no capítulo 6, de que forma utiliza a psicanálise como ferramenta para entender a singularidade da escolha e do conflito da pessoa que escolhe, com o objetivo de contribuir para uma decisão madura.

No capítulo 7, o mestre e doutor em Psicologia Social Luiz Celso C. Toledo escreve um ensaio abordando as linhas gerais do vestibular sob a ótica de certos aspectos dos vestibulandos e suas famílias, propondo um enfoque na psicanálise e no inconsciente.

A psicanalista Yvette Piha Lehman e a psicóloga Maria Antonieta Pezo abordam, no capítulo 8, uma modalidade de atendimento de Orientação Profissional em grupo, com enfoque psicodinâmico, introduzindo considerações teóricas e clínicas e conceituando os fenômenos e processos grupais como sendo específicos de um campo psicanalítico.

Escrito pelo mestre e psicólogo Guilherme Fonçatti,  pelas psicólogas Yara Malki, Rosemary de Almeida Farias Cernev, Maria Emília Bonora Lima, Maria Celeste Couceiro Gama de Almeida, Débora Amaral Audi e pela mestre e doutora em Psicologia Social e do Trabalho Maria da Conceição Coropos Uvaldo, o capítulo 9 dá destaque à riqueza da abordagem psicanalítica por meio de reflexões sobre a crise do aluno universitário com seu curso de graduação.

 O décimo e último capítulo, escrito pela psicóloga Yara Malki, apresenta a Orientação Profissional de abordagem psicodinâmica como auxiliar no desenvolvimento egóico e na integração do self para desenrolar o processo decisório ligado à relação do sujeito com o trabalho, descortinando, nos tempos voláteis de hoje, o avanço de certas tendências sociais.

Esta obra aborda desde o surgimento do Processo de Orientação Profissional até os dias atuais. Transitando por modelos de atuação psicanalítica sob diversos pontos de vista, este livro traz reflexões de referência para uma análise mais construtiva dos orientadores profissionais, possibilitando um entendimento do inconsciente no processo de escolha do orientando.

Resenha escrita por Anna Maria Buccino
Minicurrículo: Administradora de Empresas, pós-graduada em Gestão de Marketing de Serviços pela FAAP e com MBA em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva pelo IPOG (em formação), é membro da equipe comercial da Vetor Editora.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *