Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Violência sexual: a escuta psicológica de crianças em situação judicial e clínica

Por Carlos Eduardo Bovenzo Filho

Resenha da obra: Violência sexual: a escuta psicológica de crianças em situação judicial e clínica

Capa do livro Violência Sexual: A Escuta Psicológica de Crianças em Situação Judicial e ClínicaA obra Violência Sexual: a escuta psicológica de crianças em situação judicia e clínica foi escrita por Consuelo Biacchi Eloy e publicada em 2023 pela Vetor Editora. Trata-se de um trabalho composto por seis capítulos – os quais são leitura indispensável para profissionais que atuam com crianças no contexto clínico e forense.

No primeiro capítulo, intitulado A violência e sexualidade infantis, a autora introduz o conceito de violência e discute as relações familiares e de poder, bem como o desenvolvimento sexual infantil, abordando grandes teóricos da psicanálise como Sigmund Freud e Sandor Ferenczi. Posteriormente, a autora aborda os dois polos da violência sexual – extra e intrafamiliar –, e complementa com questões relativas à prevenção do abuso sexual infantil.

Em seu segundo capítulo, A psicologia e a escuta judicial de crianças, Eloy (2023) tece a discussão sobre o espaço em que uma criança é acolhida e escutada. A autora aborda diferentes procedimentos utilizados nos tribunais de justiça, como o Depoimento Especial, e, ainda, a necessidade de se manter uma escuta especializada e que preze pelo acolhimento, e não simplesmente para produção de provas.

O terceiro capítulo – A especificidade da entrevista psicológica, a autora aborda, com elevado cuidado técnico, as características da entrevista psicológica nos tribunais, especificamente quando há a suspeita de abuso sexual infantil. Eloy (2023) explica sobre a comunicação na entrevista, como funciona o processo e, ainda, traz em suas citações os erros mais cometidos por profissionais.

Em A infância interrogada, Eloy (2023) aborda questões importantes como a credibilidade da criança e os aspectos aos quais o profissional deve manter sua atenção no momento de escuta do indivíduo (memória, idade da criança, sugestionabilidade etc.). Ainda, discorre sobre como ocorre o processo de perícia psicológica envolvendo casos em que há suspeita de abuso sexual infantil.

No quinto capítulo, Escuta clínica da criança vítima de violência sexual, a autora traz ricas considerações sobre o processo de significação da criança e a inscrição do autor da agressão em seu psiquismo. Por fim, a autora traz a importância dos processos de análise e supervisão do profissional, de modo a prezar pela fluidez e eficiência de seu trabalho (Eloy, 2023).

Em Considerações finais, a autora retoma a temática da obra, ficando clara a importância da obra enquanto complemento científico para aquele que atua no contexto clínico e forense.

Autor

Carlos Eduardo Bovenzo Filho – Psicólogo pela Universidade Guarulhos (UNG), Pós-graduado em Psicologia Jurídica (IPOG) e Psicologia Clínica (FAVENI).. Possui experiência na área clínica (psicoterapia e avaliação psicológica) e é docente de Psicologia na Universidade Guarulhos (UNG).. É parecerista ad hoc de revistas científicas e exerce atividades como assistente técnico no contexto jurídico.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *