Aposent-Ação: aposentadoria para ação!, publicado pela Vetor Editora, trata-se de uma obra realizada pelas psicólogas Dulce Helena Penna Soares e Aline Bogoni Costa, que, baseadas em diferentes experiências pessoais e familiares, dentro do tema aposentadoria, desse modo, criaram o Programa de Orientação para Aposentadoria: Aposent-Ação.
A obra divide-se em três partes. A primeira parte, composta por quatro capítulos, traz reflexões sobre trabalho, identidade, aposentadoria e projetos.
No Capítulo 1, O lugar do trabalho na vida humana, as autoras partem do princípio que o trabalho ocupa o lugar de centralidade na vida humana e como isso justificam as dificuldades das pessoas em lidar com as rupturas na aposentadoria.
No capítulo seguinte, Um olhar para a identidade a partir do trabalho, Soares e Costa refletem sobre identidade e como ela pode se constituir, se moldar ao ambiente, se transformar e como o trabalho tem uma participação central nessa constituição. Trazem à luz o fato de a aposentadoria poder resultar na perda de identificações, em ruptura identitária e em crise de identidade.
A aposentadoria chegou, e agora?, as autoras contextualizam o cenário da aposentadoria em três realidades: mudanças demográficas em razão do aumento de expectativa de vida; deficiência de atendimento às demandas da população aposentada e tendências do processo de aposentadoria.
Soares e Costa debatem ainda sobre a dificuldade de enfrentar a contradição no entendimento da instituição social aposentadoria, principalmente quando não ocorre a reflexão sobre aposentadoria ao longo da trajetória laborativa, e como elas vêm a aposentadoria como um recomeço em que é necessário resgatar outras atividades capazes de propiciar novos projetos futuros.
Em Projetos de futuro, Capítulo 4, as autoras trazem o conceito de projeto de futuro e como este requer reflexões do indivíduo sobre seu passado e seu presente, bem como de seus desejos e expectativas futuras.
SEGUNDA PARTE
A segunda parte, composta por dois capítulos, apresenta os projetos de futuro na aposentadoria: resultados de uma pesquisa de campo.
O Capítulo 5, Trajetória de vida e projetos na aposentadoria, caracteriza o contexto da pesquisa. As autoras apresentam uma sintetização do perfil dos participantes e, em seguida, refletem sobre como as escolhas fazem parte da construção da trajetória do indivíduo e como esta influencia na maneira de as pessoas lidarem com o ato de se aposentar.
Por fim, elucidam as categorias, os núcleos de sentido e os projetos apresentados pelos participantes e identificam que os projetos relacionados com a busca por adaptação e superação de dificuldades na aposentadoria foram os mais mencionados.
Encerrando esta parte, Tipos de projetos de futuro apresenta os projetos, identificados por quatro tipos:
- realizáveis;
- irrealizáveis;
- vagos;
- indefinidos.
As autoras verificam que a maioria dos participantes têm dificuldades em estabelecer novos projetos e orienta aos profissionais que conduzem o programa de estarem atentos para auxiliar os indivíduos a uma análise mais consciente e flexível para o melhor desenvolvimento de projetos.
TERCEIRA PARTE
A Parte 3, composta por cinco capítulos, apresenta o Programa Aposent-Ação: Aposentadoria para Ação!
Outrossim, inicia-se com o Capítulo 7, Aposent-Ação: aposentadoria para ação!, que traz a origem do Programa, seu significado e seu objetivo final de auxiliar as pessoas a elaborar novos projetos para a aposentadoria.
Relatam que programa foi desenvolvido para atividades grupais, o que torna o processo ainda mais rico, e indicam uma prevenção aos diversos problemas que uma aposentadoria não planejada pode trazer.
Além disso, apresentam as duas modalidades em que o programa foi realizado:
- ) instituições públicas ou privadas, nas quais os profissionais foram convidados a participar pelas próprias organizações;
- ) projeto de extensão vinculado a uma universidade, na qual os participantes vieram por vontade própria.
Em A formação do grupo Aposent-Ação, as autoras mostram que o número de participantes interessados e a possibilidade de partilha e interação as levaram a optar pelo trabalho em grupos. Assim, orientam que a escolha de profissionais com prática psicológica para a coordenação dos grupos é a mais indicada. Verificaram que o que determinará a duração do programa são o tipo de instituição, as demandas e as possibilidades existentes. Finalizam o capítulo com a indicação dos grupos de participantes.
Os encontros passo a passo e as técnicas mais utilizadas para dinamizar o grupo
No capítulo 9, Os encontros passo a passo e as técnicas mais utilizadas para dinamizar o grupo, Soares e Costa sugerem a realização de 12 encontros e apresentam as técnicas indicadas para cada um desses momentos, deixando claro que o planejamento pode e deve ser mudado de acordo com a necessidade de cada grupo.
Do mesmo modo, deixam claro a importância da primeira entrevista individual para o estabelecimento de um vínculo com os participantes e destes com o programa, e dão algumas sugestões de roteiro para sua realização. Apresentam também o modelo de planejamento para cada um dos 12 encontros e com o detalhamento de cada uma das técnicas indicadas.
Abordam ainda a importância da realização da entrevista individual final para avaliar o crescimento pessoal dos participantes, integrando todo o processo e sugerem, por fim, um roteiro para a realização dessa entrevista.
Reflexões e avaliações do Aposent-Ação, décimo capítulo, têm o intuito de inserir o leitor no contexto da orientação para a aposentadoria e apresenta as reflexões e avaliações dos participantes. Ademais, apresenta as reflexões e avaliações dos orientadores.
ÚLTIMO CAPÍTULO – LIVRO APOSENT-AÇÃO: APOSENTADORIA PARA AÇÃO
No último capítulo, Orientação psicológica para aposentadoria, Soares e Costa atentam para a importância do trabalho psicológico a fim de facilitar a elaboração de novos propósitos de futuro, novos projetos de ação, novas possibilidades de ser feliz para quem está, ou enfrentará, o grande desafio de deixar o mundo do trabalho.
Em uma linguagem de fácil compreensão, com diversas técnicas e orientações, indica-se este livro aos profissionais que atuam ou estudam o tema aposentadoria. Assim também Indicado para pessoas que vivem o processo de aposentadoria, orientadores profissionais, coaches e qualquer outra pessoa que possa se interessar pelo tema.
Resenha escrita por Anna Maria Buccino
Administradora de Empresas, pós-graduada em Gestão de Marketing de Serviços pela FAAP, MBA em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva pelo IPOG (em formação).
Confira aqui mais Dicas de Leitura Vetor Editora.