Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

O primeiro dicionário de avaliação psicológica no Brasil – Resenha

Avanços em psicologia: o primeiro dicionário de avaliação psicológica no Brasil

por Carlos Eduardo Bovenzo Filho

Pilha de três livros e uma lupa no top deles.

A obra Dicionário de avaliação psicológica, organizada por Juliane Callegaro Borsa, Manuela Ramos Caldas Lins e Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa, foi publicada em 2022 pela Vetor Editora. Trata-se do primeiro dicionário de avaliação psicológica publicado no Brasil. Composta por 365 páginas, a obra é dividida em três momentos, os quais apresentam 167 verbetes, divididos em:

  1. termos técnicos;
  2. construtos psicológicos;
  3. personagens da história da avaliação psicológica.

 

Ao longo da apresentação da obra, Noronha (2022) discute a temática “O que temos a dizer sobre a avaliação psicológica brasileira?”, discorrendo sobre o desenvolvimento desse campo até a atualidade, sobretudo em termos de pesquisa.

Na finalização dessa parte, a autora busca enfatizar a importância de um dicionário de avaliação psicológica, evidenciando a importância de unificar termos utilizados de maneira recorrente, facilitando o acesso a esse tipo de informação por parte de profissionais engajados na prática e na pesquisa em avaliação psicológica.

A parte I, “Termos técnicos”, é composta por 71 verbetes, com sua respectiva explicação, elaborados por uma variedade de autores. Portanto, trata-se de uma ampla contribuição feita por grandes nomes da psicologia brasileira, abarcando desde conceitos do campo estatístico (conceitos de validade de critério, validade preditiva, psicometria, etc.), tipos de testes psicológicos (projetivos, expressivos, gráficos) e até os diferentes tipos de documentos passíveis de elaboração por parte do psicólogo.

Na parte II, “Construtos psicológicos”, diversos autores, também importantes na área da psicologia, contribuíram com definições e explicações sobre uma variedade de construtos psicológicos, totalizando 52 verbetes, como ansiedade, autoconceito, atenção, psicopatia, inteligência, personalidade, humor, hiperatividade, entre outros.

A parte III, “Personagens da história da avaliação psicológica”, foi composta por uma listagem de grandes nomes que contribuíram e contribuem para a psicologia como ciência e profissão, como Hermann Rorschach, Laureta Bender, John Raven, John Buck, Luiz Pasquali, entre outros, expondo suas grandes contribuições científicas. Ao todo, foram descritos 44 expoentes da psicologia ou áreas correlatas cuja influência é incontestável.

Com uma linguagem acessível e rica, o Dicionário de avaliação psicológica traz, por fim, a possibilidade de o profissional psicólogo enriquecer seu arcabouço técnico e, quando necessário, buscar, de maneira rápida e objetiva, sanar suas dúvidas ou questionamentos ao longo de seu trabalho.

Carlos Eduardo Bovenzo Filho

Psicólogo pela Universidade Guarulhos. Pós-graduando em Psicologia Jurídica pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Psicólogo do Departamento de Produtos e Pesquisa da Vetor Editora. Psicólogo clínico e técnico pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Violência – Psicologia Jurídica e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Neurociência (NUPEV-PJ e NEPSI, UNG).

Livro Dicionário de Avaliação PsicológicaDicionário de Avaliação Psicológica

O dicionário de avaliação psicológica é uma obra inédita no Brasil e visa suprir uma lacuna na área, servindo como material de consulta e referência para estudantes e profissionais de psicologia.

Trata-se de um livro desenvolvido para oferecer uma abordagem científica e atualizada dos mais importantes conceitos técnicos e teóricos, assim como de pesquisadores e pesquisadoras que muito contribuíram para o desenvolvimento da área.

Acesse aqui o Sumário.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *