Trending News

Blog Post

Artigos

Você pode mudar sua personalidade

por Dave Winsborough

Composição de 15 fotos da mesma mulher adulta e em cada quadrante ela apresenta uma expressão facial e emocional diferente da outra.

 

Você não pode ensinar novos truques a um cachorro velho. Um leopardo nunca muda de lugar.

A ideia de que as pessoas profundas realmente não mudam é amplamente difundida – na verdade, é chamada de hipótese de ‘continuidade do traço de personalidade‘.

Os traços e características de personalidade com os quais você nasce permanecem com você mais do que mudam, e se tornam as características definidoras do que faz de você, você ao longo de sua vida.

Há boas evidências de que a personalidade realmente define quem você é e como interage com os outros, isso também afeta fortemente sua renda, estabilidade do casamento, promoções de trabalho e até longevidade.

Por exemplo, cientistas comportamentais descobriram que os traços exibidos na infância são bons preditores de como nos saímos adultos. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as crianças organizadas, responsáveis e ordenadas são mais propensas a experimentar maior saúde, riqueza e felicidade ao longo de sua vida.

Por outro lado, qualquer pessoa que tenha sobrevivido à criação de um adolescente atestará que a personalidade muda. Também é amplamente reconhecido que as personalidades das pessoas mudam como resultado de choque ou trauma, e que, à medida que amadurecemos, tendemos a crescer um pouco mais autoconfiantes, calorosos, autocontrolados e emocionais estáveis à medida que envelhecemos.

À medida que a ciência cognitiva e comportamental está revelando insights sobre como a personalidade funciona, estamos começando a ver a personalidade como mais maleável e aberta à mudança do que se pensava há 15 anos.

Um estudo rastreou as mudanças de personalidade ao longo de cinco décadas e descobriu que, embora certos elementos de personalidade permaneçam estáveis ao longo do tempo, outros mudam de maneiras distintas. A personalidade é relativamente estável e mutável, e o grau de mudança é específico para cada pessoa.

Se sabemos que nossas disposições e fatores mais essenciais não são fixos, temos que fazer a pergunta: a personalidade pode ser deliberadamente alterada? Vários estudos recentes sugerem que pode. Brent Roberts e seus colegas revisaram mais de 200 estudos e concluíram que, por meio de intervenções direcionadas, mudanças moderadas na personalidade são definitivamente alcançáveis. Analisando todo o espectro da personalidade, a equipe de Roberts observou que os níveis de estabilidade emocional mostraram a maior mudança e a curiosidade menos.

Há muito tempo entendemos que os traços de personalidade são preditores críticos de nosso comportamento e desempenho no trabalho. É por essa razão que as organizações investem tanto tempo e dinheiro na tentativa de entender as nuances psicológicas de seu povo. Em vez de usar avaliações de personalidade para fins de seleção, poderíamos usá-las para informar o desenvolvimento e o crescimento profissional de um funcionário?

Pesquisas recentes testaram a hipótese e descobriram que o coaching direcionado (ou seja, coaching informado e projetado em torno da personalidade de um indivíduo) tem efeitos tangíveis. Lesley Martin usou uma medida amplamente disponível de personalidade normal como pré e pós-medida para direcionar a consciência ao longo de um programa de coaching de 10 semanas. Ela encontrou mudanças significativas nas pontuações. Da mesma forma, Jonathon Todosen e seus colegas descobriram que um programa de coaching resultou em aumentos significativos na consciência e extroversão dos participantes e diminuições significativas no neuroticismo.

Essas descobertas oferecem às organizações uma maneira inovadora de treinar e desenvolver seus funcionários. Em vez de usar uma abordagem “tamanho único” para desenvolver funcionários, o diagnóstico de personalidade pode ser usado para criar programas de desenvolvimento hiperpersonalizados. Em vez de desperdiçar recursos em áreas de comportamento que não precisam ou estão relutantes em mudar, uma apreciação mais profunda de suas disposições pode transformar o processo de gerenciamento de desempenho, transformar gerentes em treinadores e capacitar indivíduos em seu próprio crescimento profissional.

Como a pesquisa acima mencionada descobriu, o primeiro passo da mudança comportamental é a conscientização. Somente ferramentas de diagnóstico precisas podem ajudar a revelar onde você está atualmente e ajudá-lo a chegar onde precisa estar. Impulsionado por descobertas como essas, Deeper Signals tem a missão de fornecer às organizações insights comportamentais super precisos em escala. Com parceiros como J3Personica e AIIR, estamos transformando a forma como as organizações entendem e desenvolvem talentos.

 

Publicado originalmente em 02 de Novembro de 2021
Dave Winsborough.

 

Core Drivers Aplicação OnlineJá conhece o Core Drivers?

O CDD é uma escala de aplicação rápida e correção informatizada. Adequada para psicólogos que atuam na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Orientação Profissional e de Carreira. Identifica um conjunto de aspectos positivos e pontos a serem desenvolvidos pelo trabalhador. Subsidia a elaboração de projetos que visem ao engajamento e ao bem-estar do colaborador. Pode demonstrar a efetividade de uma intervenção quando aplicada antes e depois da implementação desta. Clique aqui para mais detalhes.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *