Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Terapia Cognitiva: novos contextos e novas possibilidades – Resenha

por Mariana Von Zuben de Oliveira

Terapia Cognitiva: novos contextos e novas possibilidades - Resenha

A obra Terapia cognitiva: novos contextos e novas possibilidades, escrito por referências na área e organizado por Silvio José Lemos Vasconcellos, Clarissa Tochetto de Oliveira e Thamires Pereira Barbosa, foi publicado pela Vetor Editora no ano de 2021 com o objetivo de situar os leitores sobre a evolução da terapia cognitiva em diversos contextos, os quais são abordados em onze capítulos.

No primeiro capítulo, intitulado A entrevista motivacional no contexto da proteção social básica: novas possibilidades, encontra-se a definição de proteção social básica, assim como a definição da entrevista motivacional. Ao final, são apresentados dois exemplos de casos e intervenções nesse contexto fazendo uso da entrevista motivacional.

No capítulo seguinte, Psicoterapia cognitivo comportamental breve para mulheres com histórico de violência por parceiro íntimo, descreve-se o que é classificado como violência contra a mulher, e são apresentados os protocolos aplicados em psicoterapia, com relato de sessão a sessão, somando ao todo 16 sessões de psicoterapia.

No capítulo 3, Avaliação autorreferentes (core self-evolution) na terapia cognitivo-comportamental, são apresentados antecedentes históricos, como Albert Bandura, visando embasar os conceitos das avaliações autorreferentes e a aplicação na prática clínica, assim como são apresentados seus substratos: autoestima, autoeficácia, estabilidade emocional e locus de controle interno.

No capítulo posterior, Novos rumos da psicoterapia cognitivo-comportamental para o transtorno obsessivo-compulsivo, é exposta a definição de TOC, e como a terapia cognitivo comportamental é uma indicação efetiva para o seu tratamento. São abordadas também a utilização de realidade virtual e de realidade aumentada em conjunto com a TCC como novas possibilidades de intervenção para o TOC.

O quinto capítulo, O desenvolvimento do comportamento delituoso e violento e o processamento da informação social (PIS): implicações para programas de intervenção para adolescentes infratores, apresenta a evolução do comportamento delituoso, e o que pode cooperar ou não para tal. Para finalizar, são expostos programas de intervenções, sendo elas preventiva, clínica e para adolescentes infratores.

Na sequência, o sexto capítulo trata da Vida acadêmica: manifestações emocionais e possibilidades de manejo, que aborda as mudanças vivenciadas pelos ingressantes no ensino superior, e formas de facilitar a permanência deles na instituição por meio da terapia cognitivo-comportamental, com sessões individuais breves e sessões em grupo.

Dando prosseguimento, o capítulo 7, denominado As três ondas em terapia cognitivo-comportamental: ênfase em regulação emocional, inicialmente traz um panorama histórico da TCC enfatizando sua evolução, e ao final apresenta estratégias de regulação emocional.

No capítulo 8, Estratégias de prevenção e tratamento para o transtorno depressivo maior na infância: abordagens atuais, são apresentados sintomas e fatores de risco da depressão infantil, bem como maneiras de prevenção e a evolução dos tratamentos.

No nono capítulo, tratando a dependência de internet por meio da terapia cognitivo-comportamental, são explanados conceitos básicos sobre a dependência de internet e aspectos do tratamento, os quais são citados entre fase inicial, fase intermediária e fase final do tratamento.

No penúltimo capítulo, Desafios na identificação e no tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos, após citar como identificar TDAH adultos e desenvolver sobre a psicoeducação do transtorno e sua importância, é abordado o tratamento de uma forma mais descritiva, dividido em três módulos: módulo 1 – psicoeducação, organização e planejamento; módulo 2 – redução da tendência a distração; e módulo 3 – pensamento adaptativo.

No último capítulo do livro (capítulo 11), Impulsividade como fator precipitante na violência doméstica, os autores discorrem sobre a cultura do masculino, impulsividade e violência, mecanismos cerebrais da agressividade, assim como cometam sobre a falta de estudos, visando mostrar a eficácia de tratamentos com o agressor.

Para finalizar, com as informações ofertadas pela obra Terapia cognitiva: novos contextos e novas possibilidades, ressalta-se a necessidade de sua leitura por estudantes e profissionais que valorizem sua atualização e aprimoramento teórico e/ou prática.

 

Mariana Von Zuben de Oliveira

Estudante de psicologia do sétimo semestre do Centro Universitário Max Planck.

Oliveira, M. V. Z. (2021). Terapia cognitiva: novos contextos e novas possibilidades. Resenha de Terapia Cognitiva: novos contextos e novas possibilidades, de S. J. L. Vasconsellos, C. T. Oliveira, & T. P. Barbosa (Orgs.)]. Blog da Vetor Editora.

 

Livro Terapia CognitivaO que achou da resenha? Aproveite e adquira já seu exemplar da obra Terapia Cognitiva: : novos contextos e novas possibilidades.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser descrita como um conjunto de propostas em constante expansão. Esse mesmo caráter abrangente e inovador já se faz visível no Brasil e encontra-se contemplado nesta obra. Um livro que oferece não apenas atualização sobre temáticas mais recorrentes nesse campo, como também a indicação de novas e promissoras possibilidades de aplicação da TCC nos mais diversos contextos.

 

Posts relacionados

1 Comment

  1. Felipe

    Ótima resenha! ajudou muito Mariana!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *