por Sonia Regina Baptista Cepellos, psicóloga na Omega Livraria & Psicologia Integrada.
Dividida em dez capítulos destacados em suas relevâncias e traçada de forma clara e de fácil compreensão, esta obra trata de um trabalho objetivo sobre a “identificação de competências individuais, ou melhor, como identificar, classificar, priorizar e diagnosticar as competências necessárias para o desempenho de atividades dentro dos processos e procedimentos de RH”, discorrendo sobre as diversas teorias utilizadas não apenas em seleção e recrutamento, mas também em processos organizacionais.
Capítulo 1 – Mas, afinal, o que são competências? A título do que muito se discute sobre o que são competências, quais as mais importantes, quais as necessárias para determinado trabalho, e quais as gerências e as operacionais, neste capítulo o autor não apenas define o que são competências e sua individualidade, como também ressalta a importância em identificar quais o indivíduo possui e quais necessitam desenvolver suas potencialidades, a fim de melhor ajustá-lo às necessidades da organização a qual pertence, lembrando que cada indivíduo possui dezenas de competências consideradas por seus traços ou características.
No Capítulo 2 – Espaço de Responsabilidade e Grau de Complexidade, o autor relata a “importância de as competências estarem ajustadas à área de responsabilidade do indivíduo”, também chamado de “espaço de responsabilidade”, que seriam as competências específicas para que determinada tarefa seja desempenhada com qualidade e eficiência pelo profissional responsável por essa função, em que cada uma exigirá certo grau de complexidade, conforme necessário.
Em Tipos de Competências, título do Capítulo 3, Felipe Pierry reforça questões a respeito do fato de uma empresa não ser igual a outra, assim como um profissional não ser igual a outro, tampouco o grau de complexidade da área de responsabilidade, relacionando fatores que se destacam para cada necessidade, partindo dos diferentes tipos de empresas até a qualificação do profissional, suas competências e fatores a serem desenvolvidos.
Por este capítulo, o leitor terá contato com as Competências Técnicas, as Emocionais ou Afetivas e as Racionais ou Intelectuais.
O Capítulo 4 – Escala de Competências tem por objetivo complementar o anterior, que ressalta a possibilidade de identificar uma variedade de competências necessárias para determinada função, porém, traz à luz o fato de que quanto mais se aprofundar na análise e identificação dessa variedade de características, mais se torna fundamental elencar e escalonar essas competências, priorizando as que serão essenciais para a execução de determinada tarefa e as que a complementarão, chamadas de Fundamentais e Acessórias, respectivamente.
Como identificar seguramente as competências necessárias para o esperado desempenho de uma atividade dentro de determinado espaço de responsabilidade e grau de complexidade é o tema do Capítulo 5, intitulado Identificando Competências, em que o autor nos apresenta sua técnica, utilizada há muitos anos.
Apesar de sua objetividade e facilidade em ser utilizada, neste capítulo o autor preocupa-se em esclarecer pontos fundamentais recorrentes às competências, em como identificá-las, bem como conhecimento sobre suas atividades ou atribuições.
Após identificar corretamente as atividades e funções a serem desenvolvidas pelo indivíduo, vimos a importância em identificar os traços da personalidade psicolaboral e, ainda, as competências responsáveis pelo bom ou mau desempenho nas tarefas, trabalho este descrito no capítulo 6 Identificando Traços Psicolaborais, em que o objetivo é trazer à luz qual traço da personalidade psicolaboral ou competência está diretamente relacionado com a atividade em questão, utilizando, para isso, o conhecimento dos traços de personalidade e seu envolvimento na execução de determinada tarefa.
Complementando o capítulo anterior, o capítulo a seguir Técnicas de Avaliação Psicolaboral refere-se às diversas técnicas que podem ser utilizadas na seleção profissional, bem como na identificação das competências, sendo elas os Instrumentos de Personalidade e as Técnicas Projetivas.
Como quantificar os traços da personalidade é tarefa descrita no capítulo 8 – Quantificando Traços da Personalidade, que aborda “os instrumentos de avaliação da personalidade e como quantificar os traços de personalidade que podem ser identificados”. Sobre instrumentos de avaliação de personalidade, o autor faz referência aos mais utilizados no processo seletivo, que são a entrevista e a dinâmica de grupos, destacando sua importância para um trabalho mais assertivo, trazendo ao leitor considerações relevantes para a formatação de um roteiro de entrevista, bem como da dinâmica.
Após aprender a classificar as respostas de acordo com o traço a ser avaliado, é momento de classificar os candidatos conforme seu desempenho na avaliação em Formatando a Tabela de Pontos, título do Capítulo 9, que antecede o capítulo final da obra, no qual o autor fecha suas conclusões.
Nesse capítulo, o leitor terá acesso a esse procedimento que tem grande significado na elaboração do relatório final do trabalho de Seleção por Competências, trabalhando com uma escala de avaliação complementada com gráficos, que identificará o quanto é necessário de determinado traço para realizar uma tarefa ou o quanto é necessário desenvolver para assim realizá-la, seja no campo pessoal, individual e coletivo.
Seleção Por Competências: O Processo de Identificação de Competências Individuais Para Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de pessoal 2ª Edição
As empresas investem na identificação e no desenvolvimento das pessoas como alavancas de seu sucesso. Hoje é questão de sobrevivência o perfeito entrosamento dos profissionais com as necessidades da organização; no entanto, para a perfeita identificação das necessidades de desenvolvimento, é preciso identificar quais os potenciais latentes, em que grau necessitam de desenvolvimento e planejamento, tendo em vista necessidades presentes e futuras.
Reitero a importância desse trabalho para os profissionais de RH envolvidos com as áreas de desenvolvimento de pessoas, bem como para os diretores e gestores envolvidos no desenvolvimento e na identificação de profissionais ajustados às suas necessidades, de seus departamentos e da organização, alinhando suas necessidades às características desses profissionais e investindo no capital humano que, como demonstrado, será a alavanca do sucesso de qualquer organização.
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