Trending News

Blog Post

Artigos

A importância da saúde mental do trabalhador

por Lilian Barros Tomita

Homem de costas com as mãos sobre a cabeça e em frente a um painel com diversos gráficos como o símbolo de cifrão, lápis, raios e lâmpadas.

O tema saúde mental é um grande desafio para a sociedade e as organizações, que necessitam cada vez mais ter um papel ativo na gestão de seus colaboradores, garantindo maior produtividade, qualidade de vida e retenção de seus talentos.

Como psicóloga clínica, organizacional e coach, o meu objetivo é propor algumas reflexões sobre o tema e discorrer sobre estratégias que viabilizem ações de conscientização e intervenção dentro do contexto organizacional, por meio da área de Recursos Humanos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição do termo Saúde Mental é: “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar as suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sociedade”.

Ao longo dos meus anos de experiência, tive o privilégio de acompanhar centenas de pacientes que buscaram ajuda para melhorar a sua qualidade de vida, tanto por meio da psicoterapia individual quanto de ações de conscientização da saúde mental nas organizações ou demais atividades na área.

Muitas das queixas advindas dos pacientes ou clientes corporativos estavam relacionadas às dificuldades em lidar com todos os papéis que a vida adulta exige, como: ter equilíbrio entre as atividades laborais e os momentos de lazer com a família e amigos; adaptar-se às demandas atuais do mundo moderno e globalizado; lidar com as cobranças excessivas e metas muitas vezes abusivas no trabalho; acordar com medo de ficar desempregado; sofrer assédio psicológico, entre outras demandas.

O tabu corporativo e o preconceito em procurar ajuda psicológica, às vezes, impedem que alguns colaboradores procurem o tratamento adequado com um profissional especializado.

 

Adoecimento do colaborador

Nossa atual realidade requer do âmbito corporativo, principalmente por parte de seus líderes, a visão humanizada sobre o assunto, de mais empatia com o ser humano, pois a cada ano há um aumento de colaboradores que adoecem no ambiente organizacional. São cada dia maiores os índices de absenteísmo, turnover e afastamento por motivo de doença, gerando prejuízos de bilhões de reais por todo o mundo .

Os transtornos mais presentes e identificados no âmbito organizacional são:
Estresse – Estado de tensão mental e física, que provoca um desequilíbrio no funcionamento global do ser humano e enfraquece seu sistema imunológico, deixando-o mais suscetível a infecções e doenças.

Cada indivíduo tem seu próprio nível de sensibilidade e tolerância, que pode ser decorrente das exigências do ambiente de trabalho, das capacidades exigidas para realizá-lo e das condições do trabalhador.

 

Depressão

Segundo os dados atuais, no nosso país a depressão já atinge 11,5 milhões de pessoas (5,8% da população); cerca de 800 mil delas morrem por suicídio a cada ano, e menos de 10% das pessoas buscam os tratamentos necessários.

Para identificar um quadro de depressão é importante observar alguns sintomas e mudanças de comportamento no indivíduo, como: perda de energia, mudanças no apetite (aumento ou redução), aumento ou redução do sono, ansiedade, perda de concentração, indecisão e inquietude, sentimento de culpa e pensamentos suicidas.

 

Ansiedade

Pode ser um sentimento normal diante de situações novas e desconhecidas, mas também pode se transformar num transtorno psicopatológico. Seus principais sintomas são: cansaço, insônia, falta de ar, dores no peito e palpitações, suores, frio, mãos úmidas, boca seca, tensão muscular, dores no corpo, dificuldades para relaxar, dificuldades em se concentrar e sensação de que algo ruim vai acontecer.

Quando patológica, pode interferir no desenvolvimento normal, com prejuízo na autoestima, na socialização, na aquisição de conhecimentos e na memória, além de predispor a maior vulnerabilidade, com perda de defesas físicas e psíquicas.

 

Diagnóstico e ajuda especializada

Não é fácil obter um diagnóstico correto, pois alguns transtornos possuem sintomas similares, gerando dúvidas na população, por isso é importante sempre fazer a avaliação com um profissional especializado para identificar o tipo de tratamento mais adequado.

Os líderes devem sempre orientar os seus colaboradores a procurarem ajuda psicológica ou psiquiátrica, em diversos locais, como:

  • médico do trabalho ou clínico geral;
  • convênio / plano de saúde;
  • Centro de Atendimento Psicossocial (Serviço Único de Saúde [SUS]);
    consulta particular.

 

Estratégias e ações de mudanças

A saúde mental do trabalhador está interligada à cultura organizacional, incluindo a sua visão, missão, valores, clima organizacional e a qualidade de vida no trabalho. Um elemento importante para se criar ambientes de trabalho saudáveis é desenvolver uma legislação, estratégias e políticas sobre o tema.

As organizações necessitam ampliar a sua visão, as suas responsabilidades e apoiar seus colaboradores com transtornos emocionais ou mentais, desde o diagnóstico até o retorno ao campo de trabalho.

 

Lilian Barros Tomita

Profissional com 20 anos de experiência em atendimentos clínicos, aplicação e mensuração de testes psicológicos, bem como a confecção e elaboração do laudo comportamental e psicológico.

Em Consultoria Organizacional, realiza apoio emocional para funcionários, avaliações psicológicas para diversas finalidades, ministra palestras e workshops e recrutamento e seleção por competência.

Professional, self & life coach, mentora e adviser na área de psicologia e carreira.

Especialista em Psicologia Clínica Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional na Universidade Metodista. Professional, Self & Life Coaching pelo Instituto Holos com certificação do ICF – International Coach Federation.

Coautora do Livro Liderança Humanizada e Inteligência Emocional da Editora Leader, com o capítulo: A importância da Saúde Mental do Trabalhador.

 

Você já conhece o BOLIE?

Coleção BOLIE - Bateria de Inteligência EmocionalA BOLIE – Bateria Online de Inteligência Emocional é aplicada exclusivamente online, por meio de navegador de internet. Há normatização para aplicações em dispositivos móveis (celulares e tablets) e desktop (computadores de mesa e notebooks), além de telas de menor e de maior resolução.

Os testes que compõem a BOLIE podem ser aplicados individualmente (p. ex., pode-se fazer apenas a aplicação do TOHE) ou em sua totalidade (todos os quatro testes). A aplicação da BOLIE pode ser individual ou coletiva, síncrona ou assíncrona. O tempo médio de aplicação do TOHE (Teste de Organização de Histórias Emocionais) é de oito minutos; do VE (Teste de Velocidade Emocional), dois minutos; do QoRE (Questionário Online de Regulação Emocional), dois minutos; e do QoE (Questionário Online de Empatia), três minutos.

Posts relacionados

1 Comment

  1. Falcone

    A importância de abordar e atuar na saúde mental do trabalhador está cada vez evidente e o papel das organizações pode ajudar em ações mais efetivas para reduzir o número de trabalhadores que passam por qualquer tipo de desconforto. Gostaria de ver mais matérias sobre as principais causas e como as corporações poderiam ajudar nessa busca.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *