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Adultez Emergente no Brasil

O livro Adultez Emergente no Brasil, organizado por Luciana Dutra-Thomé, Anderson Siqueira Pereira, Susana Núñez e Silvia Helena Koller, publicado pela Vetor Editora, é composto por 19 capítulos que contemplam temas como o mundo e o trabalho, metas e sentido de vida, amor, relacionamentos, sexualidade, presença dos pais e autonomia dos filhos, gravidez, vulnerabilidade social, gênero, violência urbana, entre outros.

No capítulo 1, apresentam-se o tema sobre a adultez emergente sob o aspecto das particularidades deste fenômeno no Brasil, além das características socioeconômicas de jovens em transição para vida adulta no país.

Mundo e o trabalho são encontrados no capítulo 2. Lá, são apresentadas as idiossincrasias dos jovens que vivenciam este momento, o da transição para a vida adulta, compreendendo, com isso, uma espécie de evolução em relação às mudanças do desenvolvimento.

No terceiro momento da obra, a autora Susana Núñez discuti diferentes tipos de meta e o sentido da vida, apontando o quão difícil pode ser construir esses objetivos, principalmente considerando o contexto econômico, social e cultural do Brasil.

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Já no capítulo seguinte Satisfação de vida e estresse lê-se que a transição para a vida adulta pode ser um período desafiador e confuso, com implicação das resoluções nos próximos estágios do desenvolvimento.

Mais adiante, Anderson Siqueira Pereira e Vanessa Barbosa Romera Leme apresentam a importância das habilidades sociais durante a adultez, salientando a relevância da interação com as demais pessoas e relacionamentos sociais satisfatórios.

No capítulo seguinte, são discutidas as características da amizade e as transformações que podem ocorrer neste tipo de relacionamento durante a adultez.

Teorias sobre o amor são apresentadas no capítulo 7. Lá, compreende-se que o amor é presente ao longo da vida.

No oitavo momento ainda da primeira parte da obra, discute-se sobre a sexualidade na adultez emergente, sendo retratada com extrema importância, trazendo de forma atual as discussões existentes no desenvolvimento desta temática.

Já no capítulo Adultos Emergentes e o Uso de Drogas: Fatores de Risco e Proteção, os autores debatem os resultados de pesquisas recentes sobre a personalidade na adultez emergente.
No décimo capítulo, apresentam-se sobre os achados da literatura que apontam o uso de drogas na adultez emergente.

Já no seguinte, discute-se a participação dos pais e a autonomia dos filhos na adultez emergente, diante da recente transformação do desenvolvimento pessoal e familiar.

Com o título Adultez emergente no contexto migratório, Martha Canfield disserta sobre o movimento migratório e as consequências dessa experiência.

Para encerrar a parte 1 em seu último título, os autores apresentam discussões sobre família e os adultos emergentes na realidade de Portugal.

Com o início da segunda parte, de acordo com a literatura, Eva Diniz discute a experiência de gestação e adultez emergente.

No décimo quinto capítulo, são mencionadas e discutidas situações de vulnerabilidade social e as consequências que o adulto emergente pode vivenciar nessa condição.

No momento seguinte, aborda a evolução da adultez em pessoas com variação de gênero e salienta a importância do papel da Psicologia nesse desenvolvimento.

No capítulo 17, as autoras Isadora Dias Gomes, Maria de Fátima Vasconcelos da Costa e Veriana de Fátima Rodrigues Colaço apresentam um estudo que retrata o cenário de violência urbana vivenciada por jovens.

Os marcadores da vida adulta e as vivências dos jovens em um contexto de favela no Rio de Janeiro são colocados no capítulo adiante, que traz, além disso, uma reflexão do quão preparados estão estes jovens ao assumir responsabilidades que são consideradas da vida adulta.

Por fim, o último capítulo expõe o cenário do nordeste e a existência do fenômeno da adultez emergente no sertão, mencionando intervenções funcionais neste contexto.

Em síntese, a obra apresenta temas e pesquisas atuais e importantes. Com linguagem clara e acessível. O livro é interativo ao dar sugestões de filmes, reportagens e documentários ligados aos assuntos abordados. Ao final dos capítulos, o leitor encontrará tarefas que fazem parte desta interação e podem ocasionar um exercício de aprendizagem. A leitura do livro é de grande válida para profissionais e estudantes de diversas áreas.

Autora:  Amanda Nascimento Silva

MinicurrículoFormação em Administração de Recursos Humanos, Psicóloga formada pela Universidade São Judas.

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