Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

As práticas de cuidados dos aeronautas

por Marlene Alves da Silva. Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia.

Close-up na mão de uma criança segurando a miniatura de um avião

A vida do aeronauta é exposta diariamente a diversos fatores que poderão acarretar em desequilíbrio físico, emocional e mental em virtude do ambiente e da jornada de trabalho dos pilotos e comissários de bordo que promovem a segurança de todos os passageiros que estão a bordo de um avião.

As condições físicas, como baixa umidade do ar, a pressurização da cabine, o nível de oxigênio, falta de atividade física, alimentação inadequada, o estresse em relação à responsabilidade na tomada de decisão, no atender as demandas dos passageiros e, principalmente, manter o trabalho de equipe de forma harmoniosa e a manutenção da segurança física dos passageiros durante todo o voo são alguns exemplos.

Com o intuito de integrar áreas que promovam o cuidado desses trabalhadores é que essa obra foi organizada por Solange Regina Signori Iamin e outros quinze estudiosos.

O livro foi dividido em duas partes:

  • a parte I fala dos cuidados com a saúde física e mental dos aeronautas e está distribuída em dez capítulos;
  • a parte II destaca as práticas de saúde, disseminadas em cinco capítulos.

A evolução tecnológica é um desafio para a adaptabilidade do ser humano ao ambiente aéreo, o corpo humano não foi concebido para voar. Nesse sentido, o primeiro capítulo, intitulado Medicina aeroespacial, de Dantas Pinto, descreve a fisiologia humana a bordo e a manutenção da saúde de pilotos e comissários.

O autor descreve os estímulos e alterações que acontecem quando há modificação nesse ambiente, como: hipóxia, baixa umidade do ar, movimento e vibração, variações no sistema circulatório, temperatura, ruído, luminosidade e radiação solar.

Além dessas alterações, é possível adquirir doenças que afetam os aeronavegantes, portanto, é importante conhecer para prevenir. São elas: perda auditiva, otites e sinusites, ansiedades e síndromes psiquiátricas, sistema osteomuscular, sobrepeso e obesidade.

Após, são expostos os medicamentos e substâncias na atividade aérea que podem acarretar riscos, assim como os efeitos da jornada de trabalho, como a fadiga aérea, e as orientações preventivas de doenças nos aeronavegantes.

Rodrigues assina o segundo capítulo: Avaliação psicológica no contexto da aviação civil. A realização do processo avaliativo poderá acontecer em vários momentos, desde o processo admissional até a relação de autoconhecimento e terá como suporte científico as ciências humanas e da saúde.

Pela explanação do caso de Andreas Lubitz, alemão de 27 anos que intencionalmente provocou a queda do avião que pilotava, a autora vai tecendo a importância da avaliação psicológica na aviação civil e como esse processo poderá contribuir para a saúde mental do aeronauta.

O fator humano na aviação é o tema do terceiro capítulo, escrito por Escabora. A autora inicia com o histórico e a definição estabelecida pela International Civil Aviation Organization (ICAO) e os vários modelos para o entendimento dos incidentes e acidentes nesse contexto.

Avança para a importância dos fatores humanos; a interação homem, meio, máquina; a organização para o dia a dia do aeronauta e de como manter a qualidade de vida e de sono, assim como gerenciar os sentimentos.

Saúde mental dos trabalhadores aeronautas: a incidência de afastamentos de pilotos e comissários por transtornos mentais e comportamentais é o tema do quarto capítulo, escrito por Matias.

A irregularidade nas escalas de trabalho, a ausência do convívio familiar, as variações de temperatura e umidade, entre outros agentes que interferem no ambiente físico e emocional podem causar sofrimento mental vinculados à organização do trabalho.

A autora relata os principais motivos de afastamento de tripulantes, como auxílio-doença concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e mostra as alterações fisiológicas decorrentes da privação de sono.

Um dos transtornos que acometem os aeronautas é a depressão, assunto do quinto capítulo: Transtorno depressivo no aeronauta, dissertado por Aguiar. Falar do diagnóstico e de sua importância é uma questão de saúde e de segurança para todos no voo, assim como realizar o diagnóstico diferencial e o tratamento. Conhecer as fases do tratamento não medicamentoso, medicamentoso e o retorno ao trabalho é a continuidade do assunto.

O sexto capítulo trata do Uso de substâncias psicoativas na aviação e é rubricado por Forbeci. Tema complexo e polêmico, pois substâncias psicoativas (SPAs) são aquelas que têm a capacidade de alterar o nível de consciência, de humor e de processos envolvidos no ato de pensar, e podem ser lícitas (tabaco, bebida alcoólica etc.) ou ilícitas (maconha, cocaína etc.).

Falar da regulamentação e conscientização sobre o uso na aviação civil foi tema da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), em 1944, por meio de regras hoje seguidas por 193 países.

No Brasil, há mais regulamentações destinadas ao controle do uso de SPAs. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, informam que, ao redor do mundo, 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, uma média de 3,6%, número que representa uma alta de 15% em comparação a 2005, e que tem gerado perdas de US$ 1 tri por ano para a economia global.

Iamin aborda, no sétimo capítulo: Superando os sintomas de ansiedade, emoções que todas as pessoas vivenciam, em maior ou menor grau, em alguns momentos benéfica, pois funciona como um motor de motivação na tomada de atitudes diante de situações estressoras. Nesse sentido, é necessário conhecer técnicas de autocontrole da ansiedade.

Comprar livro Saúde a bordo

A nutrição clínica funcional é o tema do oitavo capítulo, intitulado Nutrição funcional para aeronautas, de Manduca. Esta é compreendida como a interação entre todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações existentes entre a bioquímica, a fisiologia e os aspectos emocionais e cognitivos do organismo.

A autora encerra o capítulo com dois tipos de cardápio e três sucos funcionais para melhorar a digestão. Qualidade de vida para aeronautas com atividade física é o assunto do nono capítulo, texto delineado por Abreu.

Segundo a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), o condicionamento físico associado à saúde é o componente mínimo da aptidão física que o indivíduo deve apresentar, associado com o bem-estar e a promoção da saúde. O autor apresenta os aspectos fisiológicos relacionados à atividade aérea, o equilíbrio e orientação, controle de temperatura e os tipos adequados de atividade física e seus benefícios. Encerra o capítulo com comentários relativos à saúde mental.

Para fechar a primeira parte do livro, Bordin fala de Ser piloto: desafios e possibilidades. O autor, com experiência de 12 anos de atuação na área, trata desde a preparação para o processo seletivo, o treinamento inicial, a questão de sono, alimentação, lazer, atividade física, estudo até o deslocamento para a base e a preparação para a aposentadoria ou um plano B, pois a saúde de um piloto está diretamente ligada aos hábitos e à qualidade de vida.

A parte II, intitulada Integrando práticas de saúde, inicia-se com o tema A saúde integrativa e complementar, exposta por Gonçalves. Saúde conforme a OMS é o estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental e social, portanto, saúde e doença devem considerar os aspectos causais, como: fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.

Com esse pensar, a autora percorre a importância do pensamento para a saúde (energia mental), as práticas integrativas e complementares que consideram no tratamento o espírito, a mente e o corpo, e, ainda, a legislação dessas práticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encerrando com a apresentação de algumas práticas.

Kischlat dedica-se à Homeopatia e suas possibilidades de uso terapêutico por aeronautas. O tratamento homeopático age nos sintomas da pessoa como um todo, como um ser completo, corpo e alma, e tem como objetivo alcançar o bem-estar, por isso é um tratamento individualizado.

A homeopatia é uma alternativa terapêutica com amplas aplicações nas patologias, daí a importância de conhecer os princípios e a clínica homeopática, assim como o uso da homeopatia por aeronautas.

O capítulo 13 expõe a Antroposofia terapêutica: o cuidado integral do ser, cuja proposta é ampliar a visão científica estabelecida, renovando a sabedoria da antiguidade. O médico antroposófico utiliza fármacos próprios, mas não se isenta de utilizar medicamentos de outras fontes, como a homeopatia, fitoterapia e medicamentos químicos da biomedicina quando o quadro exige.

Esse conhecimento parte do princípio de que o ser humano é constituído de forma integrada pela corporeidade, psique e individualidade espiritual, portanto, Steiner propõe três sistemas sedes do pensar, do agir e do sentir, são eles: neurossensorial, metabólico-motor e rítmico, que interagem durante o sono e a vigília.

Shimarelli apresenta Os benefícios da acupuntura no tratamento das emoções. A acupuntura é uma das modalidades da medicina tradicional chinesa que tem o intuito de estimular o fluxo energético tratando diferentes doenças e também aliviando dores, seja de causa física ou emocional.

A autora descreve os diversos tipos de acupuntura, a neurofisiologia e princípios, a teoria dos cinco elementos e os transtornos mentais que podem ser tratados, e finaliza o capítulo informando quem se beneficia e como é realizado o tratamento. A obra encerra com o capítulo sobre A importância do desenvolvimento da espiritualidade no autocuidado, proposto por Durgante.

Conectar ciência com religiosidade e espiritualidade para promover saúde e qualidade de vida é um imperativo nos dias atuais. A medicina integrativa agrega saberes para pensar e proporcionar bem-estar, satisfação e felicidade ao ser humano. As bases bioquímicas, imunológicas, hormonais, infecciosas, genéticas e epigenéticas, entre outras, de grande parte das moléstias estão bem estabelecidas, o que é necessário é uma expansão dos horizontes do conhecimento humano.

Em síntese, o livro tem uma linguagem de fácil compreensão. Entende-se que a obra oferece conhecimentos na área da saúde e cuidados dos aeronautas, útil para os profissionais de psicologia e estudantes que querem conhecer e se aprofundar, pois aborda uma gama de conhecimentos favorecendo o entendimento nessa área de atuação.

Orient Consultoria de Psicologia LTDA

Autora

Marlene Alves da Silva. Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Pós-Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Diretora da Clínica Fênix e da Orient Consultoria.

Saúde a bordo

Saúde a bordo: Práticas de cuidado do aeronauta

Este livro apresenta temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde física e mental dos aeronautas, bem como a integração de práticas de cuidado por meio da medicina aeroespacial, tradicional e complementar, psiquiatra, psicologia, nutrição, educação física. Orienta a respeito da prevenção de doenças e dos tratamentos que possibilitam a melhoria da qualidade de vida, das relações sociais e familiares e da performance de um voo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *