Trending News

Blog Post

Artigos

A importância da saúde mental nas organizações

por Antonio Macedo

Seis pessoas em um escritório, ao redor de uma mesa retangular. Sobre a mesa estão notebooks, celulares, cadernos, canecas e pequenos vasos de flor.

A saúde mental nas organizações está passando por diversas transformações nos últimos anos, visto que o tema tornou-se foco de pesquisas e discussões em razão da pandemia de Covid-19 (doença do coronavírus 2019), que afetou a relação de trabalho entre empresas e trabalhadores e acionou um sinal de alerta a respeito de como lidar com esse novo cenário que foi imposto.

Com relação à saúde mental do trabalhador no Brasil, nas primeiras semanas da adoção de medidas de distanciamento social provocada pela pandemia de Covid-19, foi constatado um alto índice de problemas relacionados ao estado de ânimo.

Cerca de 40% da população se sentiu triste ou deprimida, e 54% ficou ansiosa ou nervosa frequentemente. Os brasileiros e brasileiras na faixa de 18 a 29 anos apresentaram percentuais ainda maiores, com 54% e 70%, respectivamente (Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz, 2020).

Para entender melhor os problemas enfrentados pelos trabalhadores antes da pandemia, uma pesquisa foi realizada pela Vigilância aos Agravos a Saúde do Trabalhador, entre os anos de 2006 e 2017, e apontou que as principais causas de adoecimento mental estão vinculadas a reações causadas pelo estresse no trabalho, que geram transtornos de adaptação (47%), episódios depressivos (24%), transtornos de ansiedade (17%), transtornos depressivos recorrentes (7%), entre outros (5%) (Jackson Filho et al., 2020).

Levando em consideração os dados apresentados, podemos observar que a possibilidade de adoecimento mental está presente no dia a dia dos trabalhadores, dessa forma, faz-se necessária a adoção de medidas preventivas para evitar, reduzir e preservar a saúde mental deles, tarefa esta essencial, sobretudo com o propósito de conter os avanços de problemas mentais já comumente presentes no mundo do trabalho.

Para evitar e conter o sofrimento psíquico, medidas preventivas podem ser tomadas, tais como: promoção de cuidados à saúde mental, fornecimento de apoio psicológico aos trabalhadores, psicoeducação para identificar necessidades e pontos de preocupações, gerenciamento eficiente de crise e promoção de um clima organizacional saudável.

A aplicação e o desenvolvimento das medidas mencionadas, quando bem estruturados e ministrados por profissionais qualificados, podem trazer resultados importantes e altamente satisfatórios, impactando de forma positiva os trabalhadores, possibilitando-lhes um bom desempenho, e as empresas, como uma poderosa ferramenta de gestão e de humanização das relações de trabalho.

 

Referências

Felipe, I. F. R., Medeiros, V. R., Camargo, M. L., & Goulart Júnior, E. (2021). Impactos da pandemia de Covid-19 sobre profissionais de gestão de pessoas. Revista Psicologia e Saúde, 13(2), 211-225. doi: http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v13i2.109

Jackson Filho, J. M., Assunção, A. Á., Algranti, E., Garcia, E. G., Saito, C. A., & Maeno, M. (2020). A saúde do trabalhador e o enfrentamento da Covid-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 45. doi: https://doi.org/10.1590/2317-6369ED0000120

Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz (2020). Pesquisa da Fiocruz mapeia como a pandemia tem afetado a vida dos brasileiros. Recuperado de https://www.icict.fiocruz.br/content/pesquisa-da-fiocruz-mapeia-como-pandemia-tem-afetado-vida-dos-brasileiros

Nascimento, R. B., Araújo, I. F. L., Santos Vieira, É., Araujo Oliveira, A. C., & Souza Araújo, R. L. M. (2021). Estratégias de enfrentamento para manutenção da saúde mental do trabalhador em tempos de Covid-19: uma revisão integrativa. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 10(1), 181-197. doi: https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3201

Silva, C. L., & Resende, A. C. R. (2021). A Psicologia Organizacional na atuação da saúde mental e a relação com o desenvolvimento organizacional. Recuperado de http://hdl.handle.net/123456789/3846

Capa do livro Gestão de pessoas e saúde mental do trabalhador

Gestão de pessoas e saúde mental do trabalhador

O livro Gestão de pessoas e saúde mental do trabalhador representa um marco no ensino das disciplinas que se encontram na interface entre a psicologia e outras áreas vinculadas às organizações e ao trabalho.

Sua característica fundamental é apresentar os fundamentos teóricos e práticos para a intervenção competente em temas da área de gestão de pessoas e saúde mental do trabalhador, sob a perspectiva de destacados docentes, profissionais e pesquisadores brasileiros, com exemplos do cotidiano profissional nas organizações.

ENTRE EM CONTATO COM A VETOR SERVIÇOS


Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *