Trending News

Blog Post

Artigos

Como seus principais drivers se tornam riscos essenciais

por Nilima Nilima Nilima  Ajaikumar

Close-up de uma mão masculina posicionando o dedo indicador esquerdo para derrubar a primeira letra de um bloco de letras cujo conjunto apresenta a palavra "riscos".

Nos dois últimos artigos desta série de três partes, exploramos o papel da autoconsciência na compreensão de nossos comportamentos extremos e propusemos uma abordagem atualizada para interpretar essas tendências. Neste artigo final, analisamos mais de perto nossa estrutura de “Riscos Principais” e explicamos como os indivíduos podem gerenciar suas tendências extremas.

 

Os Extremos dos Nossos Principais Drivers

A estrutura Core Drivers forma a espinha dorsal da abordagem da Deeper Signals para entender os talentos de um indivíduo. Fundamentados em ciência e dados, o Core Drivers descreve como aparecemos e atuamos no trabalho.

No entanto, como na maioria das coisas, nosso talento também está sujeito ao efeito “muita coisa boa”. Esse é o nosso Core Drivers — fontes de força e talento — podem se tornar usados em excesso e disfuncionais quando estão no extremo. Chamamos esses comportamentos de “Riscos Principais”.

Vamos pegar o Driver Principal Apaixonado. Normalmente, isso descreve pessoas que são críticas, emocionalmente sensíveis e em sintonia com seus sentimentos. No entanto, quando as pessoas apaixonadas estão sobrecarregadas, elas podem se tornar “Intensas” — ansiosas, preocupadas e autocríticas, comportamentos que tensionam os relacionamentos e a capacidade de se apresentar.

Da mesma forma, indivíduos sinceros são tipicamente diretos, diretos e diretos. No entanto, eles podem se tornar “Insensíveis” às emoções dos outros, levando a conflitos, falta de empatia e tensão grupal. No gráfico abaixo, você pode ver como cada um dos 12 Drivers Principais se transforma em Riscos Principais.

Cada Driver Principal, uma força, tem um Risco Principal. Ao tentar amplificar nossos talentos, devemos ficar cientes dos riscos associados de usá-los em excesso ou confiar neles quando baixarmos a guarda. Embora desconfortável e não intuitivo, aprender a conviver com nossos Riscos Fundamentais pode nos ajudar a nos tornarmos colegas mais bem-sucedidos, mais equilibrados e melhores.

How Core Drivers become Core Risks

 

Nossos Princípios Orientadores

Antes de mergulhar em como esses riscos podem ser gerenciados, é importante entender os princípios-chave que orientam nossa abordagem.

 

A personalidade é treinável

Um princípio fundamental que forma a base das ferramentas da Deeper Signals e está no centro de nossa missão é que a mudança de personalidade seja possível. Embora seja difícil, apoiamos a visão baseada em pesquisa de que, com insight, consciência e o nível certo de motivação, os indivíduos podem mudar suas características básicas. A intenção de nossos diagnósticos é fornecer o primeiro passo crítico para facilitar a melhoria por meio de feedback.

 

O comportamento é contextual

Estudos sugerem que todo indivíduo tem a tendência de se comportar de algumas maneiras desfavoráveis ao seu funcionamento social efetivo. Muitas vezes, são as circunstâncias que determinam se esses comportamentos surgem ou não.

O comportamento é determinado por fatores ambientais e não é uma função apenas da personalidade. Além disso, obter uma pontuação extrema em um diagnóstico não implica necessariamente que um indivíduo exiba esses comportamentos. É apenas um indicador de maior probabilidade, especialmente quando o indivíduo está estressado ou exausto.

 

Comportamentos extremos são inconscientes

As pessoas geralmente tendem a adaptar seu comportamento de uma maneira que melhore sua autoimagem ou as brilhe na melhor luz. Mas muitas vezes, não temos conhecimento de nossos pontos cegos, até que eles tenham sido apontados para nós.

Essas geralmente são nossas tendências extremas e tendemos a estar inconscientes delas. A intenção das ferramentas de diagnóstico da Deeper Signals é facilitar uma maneira confiável de trazê-las à nossa consciência, para que possam ser trabalhadas.

 

Nossos riscos são nossos pontos fortes usados em excesso

Finalmente, é importante estar ciente de que alguns de nossos traços de personalidade podem ser resultado de respostas habituais ou adaptativas a eventos da vida, traumas ou circunstâncias incomuns.

A este respeito, extremos podem ser considerados pontos fortes usados em excesso. Comportamentos extremos fazem parte de um continuum e, com moderação, alguns deles podem funcionar a nosso favor.

 

Gerenciando nossos riscos

Com esses princípios em mente, é nossa opinião que os Core Drivers são nossos pontos fortes únicos que se tornam Riscos Essenciais nos dias em que não estamos no nosso melhor. Gerenciar nossos riscos e mudar nosso comportamento é possível com o primeiro e mais formativo passo sendo a autoconsciência.

Entender como nossos riscos atrapalham nossa eficácia nos ajuda a converter essa consciência em insight. Isso nos permite determinar quais elementos de nossa personalidade podem ser discados para cima ou para baixo para nos tornarmos tomadores de decisão, membros da equipe e líderes mais eficazes.

Transformar essa visão em ação é onde a magia se desenrola. O Coach Digital da Deeper Signals fornece dicas para micro ações pequenas e apoiadas pela ciência que podem ser facilmente praticadas regularmente para mitigar esses riscos.

Embora a mudança seja difícil, não precisa ser necessário um esforço hercúleo. Pequenos hábitos construídos ao longo do tempo podem se agravar e ajudar a atingir “metas grandes, peludas e audaciosas”.

Todos nós temos pontos fortes, limitações e riscos a serem gerenciados. A autoconsciência combinada com pequenas mudanças incrementais tem um efeito de bola de neve na realização do pote.

Publicado originalmente em 11 de Dezembro de 2021
por Nilima Ajaikumar.

 

Core Drivers Aplicação OnlineJá conhece o Core Drivers?

O CDD é uma escala de aplicação rápida e correção informatizada. Adequada para psicólogos que atuam na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Orientação Profissional e de Carreira. Identifica um conjunto de aspectos positivos e pontos a serem desenvolvidos pelo trabalhador. Subsidia a elaboração de projetos que visem ao engajamento e ao bem-estar do colaborador. Pode demonstrar a efetividade de uma intervenção quando aplicada antes e depois da implementação desta. Clique aqui para mais detalhes.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *