O livro “Mindfulness para crianças: Um guia para pais, psicoterapeutas e educadores” aborda a prática de mindfulness em crianças a partir de cinco anos de idade.
Por ser uma prática que pode refletir beneficamente em diversas dimensões da vida das crianças – saúde emocional e mental, desenvolvimento cognitivo e melhora nas relações interpessoais -, os autores optaram por mostrar como essa prática pode ser incorporada na vida infantil para que tais melhorias possam acontecer.
Estes ainda ressaltam que o mindfulness pode ser uma ferramenta rica para ser utilizada por pais, psicólogos e educadores, tanto em seu cotidiano familiar quanto em demais âmbitos (em psicoterapias e escolas, por exemplo). Na apresentação do livro, as autoras Ana Carolina Rizzi, Arianne da Costa e Sheila Drumond discorrem sobre o aumento de estudos e pesquisas sobre as práticas de mindfulness e seus benefícios em adultos e crianças de todas as partes do mundo.
Ressaltam que, quando utilizadas no âmbito escolar (baseada em uma metodologia que vise a construção de habilidades socioemocionais e valores humanos), tais práticas podem trazer uma série de benefícios, como: desenvolvimento das funções executivas, atenção, foco e concentração, melhora no aprendizado escolar; desenvolvimento de regulação emocional e consequente manejo adequado das emoções, melhora das relações interpessoais, desenvolvimento da empatia e compaixão.
Baseados nisto, as autoras têm por objetivo propagar o valor e o conhecimento que a prática de mindfulness proporciona ao desenvolvimento saudável das crianças, contribuindo com o trabalho de profissionais (psicólogos e educadores) e pais para o desenvolvimento de tais habilidades perante aqueles que executam trabalhos baseados em tais práticas.
Assim, as práticas de mindfulness buscam que haja um melhor desenvolvimento das crianças, bem como que estas estabeleçam relacionamentos mais saudáveis consigo e com os outros desde cedo. Desta forma, Rizzi, Costa e Drumond buscam trazer o mindfulness para o cotidiano das crianças por meio de atividades lúdicas, simples e divertidas, para que os interessados no tema possam estimular suas crianças para que estas venham se tornar adultos mais conscientes de si, assertivos e bem resolvidos emocionalmente.
No capítulo “Mindfulness”, as autoras trazem tudo sobre o termo que, traduzido para o português, significa “atenção plena ou consciência do momento presente”. Elas abordam desde os conceitos (o que é) aplicados à expressão, a pontos, como: “de onde vem o termo”, “’qual a relação dele com a Psicologia”, esclarecem sobre o mindfulness ser ou não uma forma de treinamento, enfatizam sobre o mindfulness infantil e sua prática, esclarecem seus benefícios para as crianças, abordam sobre suas indicações; e finalizam o capítulo reforçando os aspectos positivos da atitude mindful e seus tipos de prática.
Ao chegar ao capítulo “Realizando as técnicas de mindfulness infantil”, são abordadas as técnicas de mindfulness infantil ressaltando que esse livro tem por finalidade o cultivo da atenção em forma de jogo, de uma aventura lúdica, em que os pais/responsáveis devem supervisionar e incentivar a prática como uma brincadeira no qual a criança realiza se quiser, sem obrigatoriedade, respeitando o tempo e os limites de cada criança.
Nele, também se aborda que por ser um treinamento que exige foco e concentração da criança, estes devem ser conquistados por meio da aterrissagem (conexão da respiração com o ritmo das batidas do coração), que permitirá o início do exercício. Reforça que a aterrissagem pode se tornar um recurso interior que a criança utiliza para crescer de forma positiva e aberta para a compaixão.
Tal habilidade é reforçada pois seu desenvolvimento proporciona uma autorregulação emocional diante dos problemas que possam surgir nos diversos aspectos de sua vida (na escola, em relações interpessoais e em outros aspectos da sua vida, como por exemplo, o combate ao estresse).
Ainda neste capítulo, fala-se sobre como realizar as práticas nos mais variados cenários: em casa e na escola, nas práticas psicoterápicas (em que, no futuro, pode vir a se tornar uma abordagem, por isso reforça os aspectos perante a atuação do mindfulness em psicoterapia de crianças); e traz uma ênfase em como a prática também pode trazer benefícios para os professores.
O capítulo nomeado “Orientações” mostra como devem ser realizadas as práticas de mindfulness, pontuando desde como deve ser o início do exercício, o que fazer ao final deste, como saber se está ocorrendo evolução perante a prática, como conquistar um estado favorável à prática com crianças muito agitadas; o que fazer com os pensamentos, lembranças e desconfortos que podem aparecer na mente e serem sentidos ao longo destas.
Por fim, o livro se encerra trazendo os exercícios de mindfulness infantil e técnicas complementares a este. Tudo isso tendo por objetivo aumentar a percepção e vivência da atenção plena ao aqui e agora na vida dos pequenos; bem como, ao executar as técnicas de modo adequado, favorecer a efetividade da técnica do mindfulness e obter o engajamento e participação da criança na atividade, viabilizando assim o auxílio ao pequeno na execução da técnica.
Desta forma, as autoras mostram que incorporar a prática do mindfulness à rotina das crianças reflete em diversos aspectos de suas vidas, tais como: promoção de saúde, desenvolvimento da gestão emocional e mental, melhoria na função executiva e demais funções cognitivas, e avanço no desempenho escolar e nas relações interpessoais.
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