Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Life Design: Resenha

por Thiciane Vale Miranda

Imagem composta por um desenho simples, sem rosto, mas de aparência masculina e que preenche o centro de um terço da área retangular inferior. Ao fundo há balões de diálogo se sobrepondo.

Capa do livro "Manual de Aconselhamento em Projeto de Vida: Life-Design"O livro Life Design: Manual de Aconselhamento em Projeto de Vida tem como autor Mark L. Savickas, professor da Northeast Ohio Medical University na área de Medicina da Comunidade e da Família, e Presidente Emérito do Departamento de Ciências do Comportamento da mesma instituição.

É também professor-adjunto do Conselho de Educação na Kent State University. Como tradutora e adaptadora da obra, Marina Prado Brocchi é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialista em Desenvolvimento de Potencial Humano nas Organizações pela mesma universidade. Reúne sólida experiência nas áreas de Recursos Humanos, Gestão de Carreira e Orientação Profissional, dedicando-se ao estudo e à prática de life design e teorias de construção de carreira.

O livro está dividido em cinco partes:

  1. Aconselhamento em Life design;
  2. A narrativa de transição;
  3. Entrevista de construção de carreira;
  4. Reconstruindo o retrato da vida;
  5. O processo de aconselhamento.

 

PRIMEIRA PARTE

Na primeira parte, o livro apresenta a explicação do termo Aconselhamento em life design para construção de carreira e os principais objetivos trazidos pelo manual. O autor explica a diferença entre as intervenções praticadas pelo manual de Aconselhamento em Life design e a orientação vocacional. Apesar da diferença, afirma que o Life design chega para ocupar seu espaço ao lado da orientação vocacional, e não para substituí-la.

Ainda na primeira parte do livro, o autor indica os principais elementos do Life design, utilizados para instigar a autorreflexão e criar intencionalidade na tarefa de reconstrução de carreira dos clientes: relacionamento, reflexão e atribuição de sentido.

A segunda parte do livro descreve a proposta da primeira sessão em Life design, que envolve estimular o cliente a contar suas histórias de carreira e se engajar em um raciocínio e reflexão autobiográficos. Com isso, introduz a pergunta inicial e orientações sobre como o conselheiro pode manejar e explorar as atitudes e comportamentos apresentados pelo cliente.

Ainda na segunda parte, o autor aborda as seis formas de histórias que podem ser contadas pelos clientes e cita exemplos. As histórias são, a saber: as mesmas histórias de sempre, a história não contada, emoções não “historiadas”, história transicional, história vazia e tramas concorrentes. Depois de ter estabelecido uma relação profissional com o cliente, o conselheiro está pronto para conduzir a entrevista de construção de carreira, de modo a favorecer que o cliente se torne seu próprio solucionador de problemas.

 

TERCEIRA PARTE

Na terceira parte do livro, é apresentada a Entrevista de Construção de Carreira (ECC), que consiste em uma entrevista estruturada na qual os conselheiros abordam cinco tópicos:

    1. modelos de vida;
    2. revistas;
    3. programas de televisão ou sites;
    4. histórias favoritas;
    5. ditado de vida e memórias de infância.

 

As perguntas são feitas para obter a construção de sentido, estabelecer um objetivo, formar intenções e instigar as ações do cliente.

Na quarta parte do livro, Savickas esclarece que reconstruir um retrato de vida é transformar as pequenas histórias em uma maior, que enriqueçam o entendimento do cliente sobre si mesmo, mude perspectivas, elucide o que é necessário no processo de transição, promova a tomada de decisões e promova a ação.

O autor apresenta sete tarefas para um bom aproveitamento das informações transmitidas pelo cliente. São elas, a saber:

  1. estruturar a perspectiva;
  2. descrever o self;
  3. ligar as MIs (memórias de infância) com os atributos dos modelos de vida;
  4. definir interesses;
  5. estruturar um papel;
  6. aplicar os conselhos;
  7. unificar o retrato da vida.

 

Por fim, na última parte de livro, é exposta a condução do processo de aconselhamento em Life design. Savickas destaca a importância de encorajar os clientes a ouvir seus retratos da vida e reflitam sobre o que eles sabem implicitamente e ainda não deixaram explícito para eles mesmos ou outras pessoas.

Esta resenha teve o objetivo de apresentar brevemente o livro Manual de aconselhamento em projeto de vida Life-design, de autoria de Mark L. Savickas. O Manual de Aconselhamento em Life design introduz uma intervenção orientada a princípios pelos quais orientadores e profissionais da área poderão utilizar para auxiliar seus clientes nas decisões sobre transições de carreira. O principal objetivo de Savickas ao desenvolver esse manual foi permitir que estudantes de graduação e orientadores, com interesse em praticá-lo, desenvolvam seus conhecimentos, habilidades e comportamentos referentes ao Aconselhamento em Life design para a construção de carreira.

Thiciane Vale Miranda

Universidade Veiga de Almeida -2018.

Pós graduanda em Avaliação Psicológica – IPOG Psicóloga na empresa Mago Psico Testes.

Mago Psico Testes

Mais conteúdo interessante como este você encontra na categoria Artigos.

Posts relacionados

2 Comments

  1. Aline Aparecida de Deus

    Esta resenha não corresponde ao livro apresentado na imagem do artigo, podendo induzir ao erro.

    1. Vetor Editora

      Aline, como vai? Espero que muito bem. Agradeço o interesse em nossos conteúdos e a colaboração em nos informar quanto ao equívoco na ilustração. Realizamos a atualização da imagem que agora está de acordo com a resenha. Caso queira, envie-nos sugestões no e-mail blog@vetoreditora.com.br.
      Boa leitura e até breve.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *