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Itinerários formativos: tecnologia ajuda a dar ‘match’

Plataforma IDEM, desenvolvida pela Vetor Editora, ajuda estudantes a definir os itinerários formativos do ensino médio

Duas pessoas olhando conteúdo em um notebook.

A chegada do Novo Ensino Médio no último ano modificou a dinâmica de formação dos alunos nas instituições de ensino brasileiras. Segundo uma pesquisa da Vetor Editora – empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento para a área psicológica, neuropsicologia, organizacional e educacional –, 13,6% dos estudantes não conseguem distinguir minimamente os itinerários formativos que melhor caberiam em seus objetivos e planos futuros de carreira.

Buscando melhorar esse cenário, a empresa desenvolveu a Plataforma IDEM. A ferramenta de rastreio de interesses consegue, efetivamente, aproximar o aluno ao seu itinerário de maior interesse, fazendo um match a partir dos seus desejos e habilidades.

“A plataforma funciona, na prática, como uma espécie de calculadora que identifica os itinerários formativos que fazem mais sentido com as habilidades daquele aluno montando uma grade curricular a partir das respostas”, explicou Regina Crestani, coautora da Plataforma IDEM, psicóloga, gestora e consultora escolar.

Segundo a educadora, o teste é semelhante a um teste vocacional. Pode ser respondido tanto pelo celular quanto pelo computador. O teste é composto por pares de atividades para o aluno optar pela sua preferida, direcionando a um itinerário formativo alinhado aos seus interesses e desejos de carreira.

“O bacana de aliar a tecnologia a esse momento decisivo é que ela torna a escolha muito mais prazerosa e eficiente. Hoje em dia não tem como falar dessa geração mais jovem sem falar de tecnologia. Por isso é importante abrir a cabeça das escolas para a importância desse recurso para estimular, cativar e também gerar resultados mais efetivos”, completou.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgados em 2018 (TIC Educação), 76% dos professores buscam formas de usar novos recursos nos processos de ensino e aprendizagem. De lá para cá isso vem crescendo. Atualmente, a IDEM já auxilia 6.600 alunos e 32 escolas. A plataforma é aprovada no edital de tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e pode ser implementada em todas as escolas estaduais que desejarem usar a solução.

 

Relembre os detalhes sobre os Itinerários formativos no Novo Ensino Médio

Os itinerários formativos fazem parte do Novo Ensino Médio e são a parte flexível do currículo. Isso significa que o estudante pode escolher, entre diversas possibilidades, quais as disciplinas, projetos e oficinas que mais atendem aos seus interesses, aptidões e projetos de vida. Das 3 mil horas totais no Novo Ensino Médio, 40% são tomadas pelos Itinerários Formativos (1.200 horas), e os os outros 60% são compostos pelos conteúdos da formação geral básica previstos na BNCC.

Os itinerários formativos estão estão baseados em áreas do conhecimento (linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas), ou na formação técnica e profissional. Além disso, devem ser organizados em três componentes — aprofundamento, eEletivas e projeto de vida — que, por sua vez, devem dialogar com quatro eixos estruturantes:

  1. Investigação científica: aprofundamento de conceitos essenciais das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos para serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas
  2. Processos criativos: uso e o aprofundamento do conhecimento científico na construção e criação de experimentos, modelos e protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam demandas para a resolução de problemas identificados na sociedade
  3. Mediação e intervenção sociocultural: mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade
  4. Empreendedorismo: mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou prestação de serviços inovadores com o uso das tecnologias

 

No fim do Ensino Médio, a escola deve emitir um certificado atestando a conclusão do Itinerário Formativo ou do curso profissionalizante cursado. Dessa forma, os Itinerários Formativos dão a possibilidade do aluno sair do Ensino Médio com conhecimentos que o permitam ingressar no mercado de trabalho mais rápido, sem a necessidade de um diploma de nível superior.

Originalmente publicado em 24/05/2023 no site Educador 21: https://educador21.com.br/post/itinerarios-formativos-tecnologia-ajuda-a-dar-match

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