Trending News

Blog Post

Sumários

Sumário: Saúde e desenvolvimento

Sumário: Saúde e desenvolvimento

 

   Adquira já o seu exemplar   

 

 

Parte I: Fundamentos teóricos e sua aplicabilidade (pág. 7)

1. Uma pesquisa integrada: intervenções a partir da teoria winnicottiana Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 9)

2. Winnicott: teoria e técnica Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 23)

3. Prevenção e tratamento Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 45)

 

Parte II: Intervenções preventivas (pág. 71)

4. Sustentar novas formas de existência: a função da brinquedoteca Andrea Perosa Saigh Jurdi, Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 73)

5. Abertura à experiência: o caminho para a inclusão Carla Anauate, Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 97)6. A formação do psicólogo clínico a partir da prática supervisionada Elisa

Marina Bourroul Villela, Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 115)

7. A mente, o falso si mesmo e o processo de escolarização Marta Regina Alves Pereira e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 139

 

Parte III: Intervenções terapêuticas (pág. 165)

8. Amputações: o sentido de si mesmo na perda da integridade corporal Gabriela Bruno Galván e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 167)

9. Manejo e aprendizagem Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 191)

10. O psicodiagnóstico interventivo sob uma óptica winnicottiana Elisabeth Becker e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 217)

11. Reflexões psicanalíticas sobre a maternidade e a paternidade adotivas Maria Salete Abrão Nunes da Silva e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 231)

12. Sobre a contribuição da psicanálise à odontopediatria Fátima Cristina Monteiro de Oliveira e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 251)

 

Sobre os autores (pág. 269)

 

Livro Saúde e desenvolvimento

Saúde e desenvolvimento: intervenção da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott

Neste livro Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian organiza a exposição de trabalhos relacionados a uma pesquisa integrada realizada em Laboratório do IPUSP. Estes trabalhos verificam o uso de intervenções que servem como exemplos, aos profissionais da saúde e da educação, de atendimento adequado às necessidades do mundo atual.

Os estudos foram feitos junto às pessoas, famílias e comunidades com dificuldades em sua constituição e organização, enfocaram diferentes questões do relacionamento humano: a adoção, a educação, a reabilitação de pessoas com deficiência ou com doenças crônicas, a formação e supervisão de profissionais e ações dirigidas às comunidades carentes.

Os conceitos de DW Winnicott sustentam o conjunto do material, sendo centrais na compreensão das necessidades de pessoas em situação de crise e na organização de formas de intervenção efetivas às suas demandas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *