Parte I: Fundamentos teóricos e sua aplicabilidade (pág. 7)
1. Uma pesquisa integrada: intervenções a partir da teoria winnicottiana Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 9)
2. Winnicott: teoria e técnica Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 23)
3. Prevenção e tratamento Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 45)
Parte II: Intervenções preventivas (pág. 71)
4. Sustentar novas formas de existência: a função da brinquedoteca Andrea Perosa Saigh Jurdi, Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 73)
5. Abertura à experiência: o caminho para a inclusão Carla Anauate, Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 97)6. A formação do psicólogo clínico a partir da prática supervisionada Elisa
Marina Bourroul Villela, Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 115)
7. A mente, o falso si mesmo e o processo de escolarização Marta Regina Alves Pereira e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 139
Parte III: Intervenções terapêuticas (pág. 165)
8. Amputações: o sentido de si mesmo na perda da integridade corporal Gabriela Bruno Galván e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 167)
9. Manejo e aprendizagem Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 191)
10. O psicodiagnóstico interventivo sob uma óptica winnicottiana Elisabeth Becker e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 217)
11. Reflexões psicanalíticas sobre a maternidade e a paternidade adotivas Maria Salete Abrão Nunes da Silva e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 231)
12. Sobre a contribuição da psicanálise à odontopediatria Fátima Cristina Monteiro de Oliveira e Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian (pág. 251)
Sobre os autores (pág. 269)
Saúde e desenvolvimento: intervenção da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott
Neste livro Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian organiza a exposição de trabalhos relacionados a uma pesquisa integrada realizada em Laboratório do IPUSP. Estes trabalhos verificam o uso de intervenções que servem como exemplos, aos profissionais da saúde e da educação, de atendimento adequado às necessidades do mundo atual.
Os estudos foram feitos junto às pessoas, famílias e comunidades com dificuldades em sua constituição e organização, enfocaram diferentes questões do relacionamento humano: a adoção, a educação, a reabilitação de pessoas com deficiência ou com doenças crônicas, a formação e supervisão de profissionais e ações dirigidas às comunidades carentes.
Os conceitos de DW Winnicott sustentam o conjunto do material, sendo centrais na compreensão das necessidades de pessoas em situação de crise e na organização de formas de intervenção efetivas às suas demandas.
Posts relacionados
Recentes
Autismo e Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito
Um relatório recente divulgado pelo órgão de saúde americano, Centers for Disease Control and Prevention – CDC ou Centro de…