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Altas habilidades superdotação AH/SD: Talentos, criatividade e potencialidades – Uma Resenha sobre o Capítulo 3

A imagem mostra um livro intitulado "Altas Habilidades Superdotação AH/SD: Talentos, Criatividade e Potencialidades", posicionado sobre uma superfície de madeira clara. A capa do livro é predominantemente azul-esverdeada e apresenta uma ilustração estilizada com traços artísticos abstratos que formam um rosto humano de perfil e um olho central bem destacado, simbolizando percepção e potencial criativo. O título e subtítulo são claramente visíveis na parte superior, indicando o foco da obra em altas habilidades e superdotação, destacando talentos, criatividade e potencial humano. A editora do livro, "Vetor", é identificada no canto inferior direito.

por Letícia Aguilera Leite

Altas habilidades superdotação AH/SD: Talentos, criatividade e potencialidades – Uma Resenha sobre o Capítulo 3 – Treinamento de Professores e Aprendizagem profissional para compreender as caracteristicas dos Superdotados e desenvolver a criatividade desses estudantes.

 

O objetivo do livro “Altas habilidades superdotação AH/SD: Talentos, criatividade e potencialidades”, dos autores Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Tatiana de Cassia Nakano, Alberto Rocha, Ramón Garcia Perales e organizadores, é destacar a importância da criatividade, do pensamento inovador e da solução de problemas no contexto educacional, especialmente no atendimento a alunos superdotados e com alto potencial.

O livro contextualiza os desafios recentes enfrentados pelas instituições educacionais, como a pandemia, e como a adaptação rápida e criativa foi essencial para enfrentar essas crises. A obra busca fomentar uma mudança no paradigma educacional, incentivando práticas mais criativas e transformadoras nas escolas, que estão, muitas vezes, presas a métodos antiquados.

O livro reúne contribuições de especialistas internacionais, abordando temas como o uso da arte no ensino, a criação de programas educacionais inclusivos, o desenvolvimento de talentos e a formação de professores para promover a criatividade. O livro é um chamado à ação para que a educação incentive e aproveite as potencialidades criativas dos alunos, especialmente os superdotados, a fim de preparar as novas gerações para os desafios do século 21.

O capítulo 3 do livro enfatiza a importância da formação de professores para atender às necessidades dos estudantes superdotados, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de sua criatividade e ao atendimento das suas necessidades educacionais específicas.

O texto destaca que, embora todos os alunos necessitem de desafios, os estudantes superdotados exigem um ensino diferenciado, pois possuem características cognitivas, sociais e emocionais distintas, que, se não forem compreendidas e atendidas adequadamente, podem levar a problemas como tédio, frustração e baixo desempenho.

  1. Características dos estudantes superdotados: O capítulo começa com a discussão das características cognitivas e emocionais que definem os estudantes superdotados, como a curiosidade intensa, o desinteresse por tarefas repetitivas e a necessidade de desafios Esses alunos muitas vezes se sentem desconectados de seus colegas e podem apresentar baixa autoestima ou dificuldades de relacionamento, o que pode ser interpretado de forma equivocada por outros. Portanto, é essencial que os professores compreendam essas especificidades para evitar que o desempenho acadêmico desses alunos seja subestimado ou negligenciado.
  2. Desenvolvimento assíncrono: O texto explora também o conceito de desenvolvimento assíncrono, que descreve a discrepância entre as altas habilidades cognitivas e o desenvolvimento emocional ou social dos superdotados. Essa descompensação pode tornar esses estudantes vulneráveis, tornando-os suscetíveis a desafios emocionais, como dificuldades em se relacionar com colegas ou com O reconhecimento dessa dinâmica é crucial para que os educadores possam oferecer um atendimento mais eficaz e acolhedor.
  3. A importância da formação de professores: O capítulo sublinha que a formação contínua e especializada dos professores é fundamental para que eles possam lidar com a diversidade de habilidades desses alunos. A interação positiva e a capacidade de adaptar os métodos pedagógicos às necessidades específicas dos superdotados são essenciais para o seu progresso acadêmico e emocional. A formação deve envolver tanto o entendimento das características cognitivas, como das questões emocionais e sociais dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem que seja ao mesmo tempo desafiador e acolhedor.

 

3.1 : Compreensão das características dos superdotados

O tópico 3.1 do livro aborda a importância de os professores conhecerem as características dos estudantes superdotados para poder atendê-los adequadamente. Esses alunos têm uma necessidade constante de desafios intelectuais e tendem a se frustrar com tarefas repetitivas ou que não estimulam sua criatividade.

O texto também aponta que, devido a suas características cognitivas avançadas, eles podem apresentar baixo desempenho escolar, em especial se não forem desafiados adequadamente ou se enfrentarem dificuldades emocionais, como isolamento social ou problemas de autoestima. O tópico sugere que, quando isso ocorre, uma abordagem multidisciplinar, envolvendo psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, pode ser necessária para fornecer o suporte adequado ao aluno.

 

3.2 : Formação dos professores para desenvolver talentos e o alto potencial de estudantes superdotados

Capa do livro "Altas habilidades/superdotação (AH/SD)"No tópico 3.2, o livro destaca a importância do treinamento adequado dos professores para que eles possam ajudar os alunos superdotados a desenvolverem seu alto potencial. A confiança do professor e a sua capacidade de adaptar o currículo e os métodos de ensino são determinantes para o sucesso educacional desses estudantes.

O texto explora como os professores precisam ser criativos e dispostos a ensinar além do currículo padrão, oferecendo atividades que desafiem os superdotados a resolver problemas complexos e a desenvolver suas habilidades de forma criativa. A formação dos professores deve envolver tanto aspectos cognitivos quanto emocionais, com ênfase na criação de um ambiente acolhedor e respeitoso.

 

3.3 : Estratégias para desenvolver a criatividade dos superdotados

O tópico 3.3 enfatiza que os estudantes superdotados, para atingir seu pleno potencial criativo, precisam de um ambiente que favoreça a liberdade de exploração, a inovação e o pensamento crítico. O ensino padronizado pode resultar em frustração, portanto, os professores devem adotar práticas que incentivem a exploração da imaginação e o trabalho colaborativo. As estratégias sugeridas incluem:

  • Oferecer liberdade para os alunos explorarem suas ideias sem medo de
  • Criar um ambiente físico e psicológico estimulante e
  • Priorizar o tempo para atividades criativas, permitindo que os alunos se envolvam em projetos que desenvolvam suas habilidades
  • Promover o trabalho em grupo, permitindo que os alunos compartilhem e aprimorem suas ideias uns com os
  • Tornar as expectativas de criatividade explícitas para que os alunos saibam quando e como aplicar suas habilidades

Essas práticas ajudam a manter os alunos engajados e desafiados, enquanto desenvolvem suas habilidades criativas e intelectuais.

 

3.4 : Projeto de vida e criatividade

O tópico 3.4 discute como o projeto de vida e a criatividade se conectam, especialmente para os superdotados. O texto propõe que, ao contrário de uma abordagem de carreira rígida, o projeto de vida deve ser visto como um processo dinâmico e em constante evolução. Esse modelo é particularmente adequado para indivíduos superdotados, que muitas vezes têm múltiplos interesses e talentos (multipotencialidade), o que torna difícil escolher um único caminho profissional. O desenvolvimento de habilidades criativas, como flexibilidade, originalidade e fluência de pensamento, é fundamental para que esses estudantes possam se adaptar a um mundo de trabalho em constante mudança.

A abordagem de projeto de vida também pode ser combinada com o Modelo Criativo de Solução de Problemas, incentivando a exploração e o desenvolvimento de novas ideias e soluções. O modelo permite que os alunos vejam sua vida como uma narrativa em evolução, com múltiplas possibilidades e trajetórias, e não como uma linha reta e predeterminada. Isso é particularmente útil para estudantes superdotados, que muitas vezes têm uma imaginação fértil e uma capacidade de criar cenários inovadores para o futuro.

 

Conclusão

O capítulo 3 do livro traz uma abordagem holística para o desenvolvimento de estudantes superdotados, enfatizando a importância de professores bem preparados que compreendam as complexas necessidades cognitivas, emocionais e sociais desses alunos.

A formação dos educadores deve ser contínua, criativa e focada em desenvolver um ambiente inclusivo e desafiador. Além disso, a promoção da criatividade e a adaptação do projeto de vida são fundamentais para ajudar esses alunos a explorar suas múltiplas potencialidades e a se prepararem para um futuro em constante transformação.

Avaliar Psicologia

Letícia Aguilera Leite

Psicóloga formada pela Centro Universitário Filadélfia – UniFil (CRP 08/36845). Pós-graduada em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pelo ,Instituto Libano. Cursando Especialização em Avaliação Neuropsicologica pela Sapiens – Instituto de Psicologia.

Referências

Piske, F. H. R. (Org.) Treinamento de Professores e Aprendizagem profissional para compreender as caracteristicas dos Superdotados e desenvolver a criatividade desses estudantes. In: Piske, Fernanda Hellen Ribeiro (Org.). Altas habilidades superdotação AH/SD: talentos, criatividade e potencialidades (pp. 75-88). Vetor Editora.

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