Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Burnout hoje – Resenha por Gabriela Tinoco

A imagem apresenta um fundo branco com um padrão sutil em tons de cinza. No centro da imagem, há uma xícara de café grande e amarela. A xícara está inclinada para a direita, e o café está escorrendo dela, formando uma mancha marrom escura que se espalha pela parte inferior da imagem. A xícara parece estar cheia até a borda, e o café parece quente e espesso. Na parte superior da xícara, em letras grandes e pretas, está escrito "BURNOUT". Abaixo da palavra "BURNOUT", em letras menores e em negrito, há a frase "O QUE SABEMOS E COMO PODEMOS LIDAR COM ELE?". No canto inferior esquerdo da imagem, há um pequeno logotipo da Vetor Editora.

por Gabriela Tinoco

O livro “Burnout Hoje”, publicado em 2024 e escrito pelos psicólogos Ana Claudia Souza Vazquez, Clarissa Pinto Pizarro de Freitas e Claudio Simon Hutz, é composto por sete capítulos que abordam estudos brasileiros sobre o burnout, o impacto desse transtorno na vida dos trabalhadores e possíveis soluções adequadas ao ambiente organizacional.

De acordo com o Conselho Superior de Saúde da Bélgica, o burnout é considerado uma condição relacionada ao trabalho e que atinge pessoas consideradas produtivas. Mediante essa informação, é importante que os profissionais da saúde aprofundem seu conhecimento sobre essa situação.

Dessa maneira, o primeiro capítulo do livro conceitua o que é o burnout, aborda os principais sintomas desse transtorno psicossocial, e o diferencia dos outros transtornos. Ainda no primeiro capítulo, os autores evidenciam as principais causas e consequências do burnout na atualidade, e contextualizam recursos do trabalho que podem combatê-lo, como a autonomia, a utilização das próprias habilidades e o suporte social dos colegas no ambiente de trabalho.

O segundo capítulo propõe repensar lacunas sobre a produção científica em certos aspectos do burnout. Primeiramente, o avanço do movimento da Psicologia Positiva a fim de desenvolver estratégias de prevenção às práticas que possam gerar o burnout, e a busca por mais estudos de promoção de fatores de proteção psicossocial que melhoram a qualidade de vida no trabalho.

Em segundo lugar, há o questionamento sobre o conceito de burnout na atualidade e a falta de pesquisas na confirmação dos três fatores principais (exaustão, distanciamento mental e realização profissional). Para finalizar o capítulo, os autores concentram-se no processo de avaliação psicológica, em que há a necessidade de novos instrumentos que contemple evidências da manifestação do burnout na vida dos trabalhadores.

Ilustração da capa do livro "Burnout Hoje: O que sabemos e como podemos lidar com ele?".Na visão da Psicologia Positiva, o objetivo não seria oferecer tratamento para os indivíduos com burnout, mas, sim, promover um ambiente organizacional saudável. O capítulo também aborda o BAT (Burnout Assessment Tool), medida que avalia o burnout e possui estudos em diversos países, inclusive no Brasil.

O terceiro capítulo aborda os estudos sobre o burnout na América Latina e a relação destes com a falta de instrumentos de Avaliação Psicológica capazes de mensurá-lo. Dessa maneira, o capítulo mostra a importância da validação desses estudos com ferramentas confiáveis e adaptadas ao contexto cultural inserido, tendo em vista as diferenças socioculturais na América Latina, possibilitando a adoção de práticas condizentes com a realidade de cada país.

O quarto capítulo discute a importância das organizações em entender as diferentes características específicas de cada geração no mercado de trabalho e a relação com os recursos de engajamento, realização no trabalho e exaustão. O capítulo comenta sobre o Redesenho do Trabalho como forma de corrigir possíveis insatisfações na execução de tarefas laborais, e manter as atividades mais agradáveis.

O quinto capítulo retrata a relação entre “workaholism” (adição ao trabalho), caracterizado pela preocupação excessiva no trabalho, e o burnout em profissionais da saúde. A partir de estudos para comprovar essa relação, foi possível estabelecer uma associação entre trabalho excessivo como preditor do cansaço extremo e o trabalho compulsivo como prejudicial para os processos cognitivos e emocionais, corroborando para o burnout. O capítulo também apresenta algumas estratégias de prevenção ao adoecimento, como o apoio social que visa o controle do “workaholism” e do burnout.

O sexto capítulo explica as diferenças diagnósticas entre burnout, transtornos depressivos e transtornos de ansiedade. Entre burnout e transtornos depressivos, os dois fenômenos são associados um ao outro, porém fica evidente que não são o mesmo constructo, uma vez que os sintomas apresentados, ainda que possam ser os mesmos, se apresentam em diferentes proporções. Entre burnout e transtornos de ansiedade, estudos demonstram que a ansiedade pode ser um preditor para a manifestação da Síndrome do Burnout, ou seja, indivíduos que vivenciam altos níveis de ansiedade têm mais vulnerabilidade para desenvolver o burnout.

Por fim, o sétimo e último capítulo apresenta normas brasileiras das escalas que mensuram a saúde do trabalhador, como a BAT-Brasil e a UWES-Brasil. A partir dos estudos, percebe-se que a probabilidade de Burnout ou de engajamento no trabalho se vincula diretamente à estruturação dinâmica do ambiente organizacional para enfrentar seus desafios.

O capítulo evidencia a colaboração dessas escalas para a obtenção de informações sobre o burnout e os avanços recentes na conceituação e entendimento da Síndrome do Burnout. Portanto, demonstra-se a importância do aprofundamento no conceito de burnout a partir de materiais atualizados, devido ao crescente número de pesquisas, corroborando, assim, para uma atuação profissional adequada às demandas atuais.

Rebeca Distribuidora - RH Consultoria & Distribuidora

Gabriela Tinoco

Estudante de Psicologia da Universidade Santa Cecília, trabalha na RH Distribuidora desde 2023.

Referência

Vasquez, A. C. S., Freitas, C. P. P., Hutz, C. S. (2024). Burnout hoje: O que sabemos e como podemos lidar com ele? (1ª ed.).  Vetor Editora.

Posts relacionados