por Lélia Faleiros
Perdas e Luto, eis um tema difícil de se conversar, mas necessário. Muitas vezes os enlutados precisam de uma avaliação psicológica.
A primeira vista existem diversas situações que fazem com que a pessoa entre em estado de luto, tais como a morte de um ente querido, divórcio, rompimento de relacionamento afetivo, demissão ou desligamento de um trabalho que era considerado importante, mudança de país, cidade ou escola, afastamento prolongado de alguém importante, ou outras tantas perdas.
Neste ínterim, a morte sempre será um evento humano e dificilmente estaremos preparados para lidar com ela e com suas intercorrências.
A pandemia, sem nossa licença, nos convoca a pensar em muitas perdas (simbólicas) e nos e nos aproxima da morte física e de outras regras para enlutar-se (sem rituais) no novo contexto.
Nesse sentido, um novo “normal” está sendo criado em todas as esferas de nossas vidas e é importante falar sobre este tema e entender como podemos aprender a lidar com perdas e luto. Webinar veiculado em 16/09/2020. #VetorEditora #PresenteNaSuaVida.