por Carine Silva dos Santos
A Orientação Profissional e de Carreira, também conhecida como OPC, é uma área que visa auxiliar indivíduos na escolha e desenvolvimento de suas trajetórias profissionais, considerando seus interesses, habilidades, valores e expectativas na busca por uma carreira satisfatória e que faça sentido para suas vidas. Dessa forma, a OPC se tornou uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para a realização pessoal e o sucesso no mercado de trabalho e que está consolidando-se cada vez mais como uma área de extrema importância no cenário brasileiro.
É uma área que está em constante evolução e existem diversas novidades e tendências que vêm ganhando destaque nos últimos anos, devido às modificações das últimas décadas. De acordo com Machado (2020), a OPC vem sofrendo influência devido essas mudanças que são tanto da área social como da área educacional, tecnológica e do mundo do trabalho que atualmente tem novos significados.
Porém, é importante ressaltar que, independentemente das mudanças e evoluções, o objetivo principal da OPC continua sendo o desenvolvimento de uma carreira satisfatória e significativa para o indivíduo. Algumas das inovações de atuações do profissional que atua com orientação, são:
- Orientação de carreira para terceira idade: Com o aumento da expectativa de vida e a necessidade de se manter ativo na vida profissional, muitas pessoas estão buscando orientação de carreira após aposentadoria, bem como para preparação para aposentadoria. Essa orientação pode incluir a identificação de novas oportunidades de trabalho, atividades empreendedoras ou mesmo atividades voluntárias.
- Orientação de carreira para profissionais autônomos: Com o crescimento do empreendedorismo e do trabalho autônomo, a OPC tem se voltado cada vez mais para esse público. A orientação pode ajudar o profissional a identificar oportunidades de negócio, aprimorar suas habilidades empreendedoras e lidar com questões específicas da vida de quem trabalha por conta própria.
- Utilização de tecnologias: A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada na OPC, com uso de testes online, ferramentas de mapeamento de habilidades e softwares de análise de perfil profissional e gamificação. Essas ferramentas podem ajudar a tornar o processo mais eficiente e personalizado.
- Abordagem mais holística: A OPC tem se tornado cada vez mais holística, levando em consideração não apenas as habilidades e interesses do indivíduo, mas também sua personalidade, estilo de vida, valores e objetivos pessoais. Essa abordagem mais ampla pode ajudar a identificar carreiras mais adequadas e a promover um desenvolvimento mais satisfatório e integral.
Percebe-se que a OPC está cada vez mais em expansão e fazendo uso das tecnologias. Como sinalizado no tópico de inovações, hoje temos a modalidade dos testes informatizados, tanto para aplicações como para correções, visto que a tendência do mercado de trabalhado está direcionada para Era Digital e a Psicologia precisa a ter-se a essas transformações (MIGUEL, 2017). Uma das plataformas que vem se destacado nesse sentido é a VOL Vetor Online, com suas diversidades de instrumentos de testagem psicológica e sua dinamicidade de uso.
Desta maneira, a VOL Vetor Online apresenta como benefícios a praticidade e eficiência ao realizar testes online, otimizando tempo e recursos tanto do profissional como do examinando, bem como tornando o processo de avaliação prático e eficiente. O enfoque de beneficiação é a precisão e objetividade na padronização, oferecendo resultados objetivos e precisos. Outro ponto relevante é o resultado imediato, que facilitará o feedback mais rápido para o orientando, candidato e/ou empresa.
Em suma, a nova era da Psicologia está em processo de adaptação ao avanço tecnológico, por meio da testagem informatizada, bem como inovações atreladas aos processos presenciais. Nesta senda, temos disponíveis no mercado de OPC, testes para aplicação e/ou correção informatizadas, sendo alguns desses: QUATI, GOPIC, BOLIE, EMEP e Critérios para Escolha Profissional.
Assim, a Orientação Profissional e de Carreira, apresenta alguns avanços e vantagens tanto para o orientador quanto para o orientando e, o uso da tecnologia possibilita ao quebrar barreiras da vivência prática de forma ética e eficaz, porém, é importante reconhecermos que ainda existem limitações que carecem de investigações.
Carine Silva dos Santos
Psicóloga, CRP 03|18447
Consultora Técnica em Psicologia da Crivvo
Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Pós-graduação em Psicologia do Trânsito e da Mobilidade
Orientadora Profissional e de Carreira
Referências
Machado, Y. F. (2020). A Orientação Profissional Vivenciada a Partir da Gamificação. Dissertação de mestrado – Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
Miguel, F. K. (2017). Instrumentos Informatizados e Testagem Adaptativa Computadorizada. In: Damásio, B. F., Borsa, J. C. (coord.). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. Vetor Editora.
Posts relacionados
Recentes
Desenvolvimento humano, uma faceta além do biológico
Intervenções neuropsicológicas breves em casos de lesão encefálica adquirida (LEA)
A lesão encefálica adquirida (LEA) refere-se a todo tipo de lesão cerebral apresentada ao longo da vida, elas podem resultar…