Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Psicoterapia na infância: teoria e técnica na abordagem psicanalítica | Resenha

Capa do livro “Psicoterapia na Infância: Teoria e Técnica na Abordagem Psicanalítica”. A ilustração mostra uma criança de cabelos ruivos, vestida de branco, pedalando uma bicicleta simples. Em vez de segurar o guidão, ela segura um grande ramalhete de balões coloridos que flutuam para o alto, formando um movimento leve e lúdico. O céu ao fundo é azul, com nuvens claras, transmitindo uma sensação de liberdade e esperança. Na parte inferior, sobre uma faixa vermelha, estão os nomes das autoras: Andrea Kotaka Pereira, Elisabeth Kuran Dambori, Maria Lucia Teillet Nunes. A logo da editora Vetor aparece discreta no canto inferior esquerdo. A composição evoca o universo infantil, com uma atmosfera de acolhimento, leveza e crescimento emocional.

por Ana Lucia Ferreira de Albuquerque

Lançado pela Vetor Editora em 2021, o livro “Psicoterapia na Infância – teoria e técnica na abordagem psicanalítica“, organizado por Andrea Kotzian, Elisabeth Kuhn Deakin e Maria Lucia Tiellet Nunes, é uma leitura indispensável para psicólogos que trabalham ou desejam trabalhar com a infância nos mais diversos contextos de atuação.

O profissional inicia sua leitura através de um panorama da “História da Psicoterapia Psicanalítica na Infância”. Desde Freud e o caso do pequeno Hans, com a “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”, publicado em 1909, até os dias atuais, apresentando ao leitor uma cuidadosa recapitulação da construção histórica do atendimento psicanalítico com crianças.

Livro psicoterapia na infânciaCom Hermine Hug-Hellmuth há o primeiro registro e descrição da análise com crianças, passando pela importância de Sophie Morgenstern na França e seguindo para as divergentes visões de Anna Freud e Melanie Klein, caminhando em direção aos psicanalistas do Middle Group, com destaque para John Bowlby, Margareth Mahler, Donald Winnicott, Wilfred Bion e Françoise Dolto.

Chegando a importância da psicanalista argentina Arminda Aberastury para a disseminação da psicanálise com crianças na América do Sul, assim como no Brasil, com Arthur Ramos e Marialzira Perestrello. Finalizam destacando a importância de Antonino Ferro na atualidade.

Os demais capítulos abordam a importância da observação de bebês para a formação do psicoterapeuta de crianças; a técnica da intervenção precoce; o atendimento a pais; o atendimento em situação de vitimização; os desafios da técnica na adoção; a psicoterapia na violência sexual; a escuta e o atendimento na escola; as peculiaridades da avaliação psicológica; as implicações nos transtornos alimentares; a técnica da profilaxia cirúrgica; e novos olhares da técnica no trabalho com o autismo.

A cada capítulo, é possível acompanhar o pensamento teórico e o manejo clínico dos autores, que generosamente compartilham-no com o leitor.

Então, se você está buscando um título que enriqueça seu repertório teórico e técnico sobre a prática no atendimento psicanalítico com crianças em vários contextos de atuação, está aí a sua oportunidade.

Logo Espaço Psi

Ana Lucia Ferreira de Albuquerque

Psicóloga sócia-fundadora da Livraria Espaço Psi. Responsável pela curadoria de livros e pelos cursos oferecidos pelo Espaço Psi. Psicóloga clínica com especialização em Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade de Uberaba (Uniube)/Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) em parceria. Membro titular e supervisora do Instituto de Estudos Psicanalíticos (IEP-RP).

Posts relacionados