Trending News

Blog Post

Avaliação psicológica e Psicologia 4.0
Curiosidades

Avaliação psicológica e Psicologia 4.0

Temos vivenciado uma era de grande avanço tecnológico e inovações com impacto positivo em diversas áreas. A Psicologia não pode ficar de fora de toda essa transformação digital, precisa inovar seus métodos e processos, sem deixar de considerar o olhar humano. Em especial, a área da avaliação psicológica pode se beneficiar muito dos avanços tecnológicos. Trata-se de um trabalho sistemático, realizado “artesanalmente” pelos psicólogos e, predominantemente, analógico.

Close-up mãos de duas pessoas segurando uma caneta na mão esquerda, sobre a mesa e sobre ela papéis com gráficos de pizza e barras, uma agenda e um notebook.

Em geral, os dados obtidos nas avaliações psicológicas não são sistematizados, o que gera dificuldades em comparar resultados ao longo do tempo, analisar dados populacionais e desenvolver relatórios técnicos. Isso torna o processo mais lento e menos preditivo. Por isso, nasceu a ideia de desenvolver uma plataforma digital de avaliações psicológicas chamada AVAX PSI. O “X” do nome AVAX, como em uma equação, sugere os vários tipos de avaliação psicológica existentes. Por meio da plataforma, o psicólogo poderá utilizar testes e também protocolos, bem definidos, para a avaliação do risco psicossocial, porte de arma, psicodiagnóstico, entre outros.

Nosso intuito é que, com o tempo, a plataforma possa ir se especializando em cada área da avaliação psicológica, no sentido de oferecer insights para que o psicólogo possa trabalhar de forma mais precisa.

Quem deseja conhecer mais sobre essa ferramenta terá uma excelente oportunidade de se qualificar na 49ª Reunião Anual da SBP, que será realizada entre os dias 22 e 25 de outubro de 2019, na UFPB, em João Pessoa, PB. Neste ano, a Reunião Anual terá como temática “Psicologia: direito de tod@s”. Serão quarto dias com o que há de melhor na produção científica nacional e internacional em Psicologia, nas mais diversas instituições e áreas da Psicologia. Nesta oportunidade, ministrarei um curso, bem prático, sobre a avaliação dos fatores de risco psicossociais através da plataforma AVAXPSI.

Empresas que possuem trabalhadores que atuam em Espaço Confinado – NR-33, Altura – NR-35, Inflamáveis e Combustíveis – NR-20, devem submeter seus colaboradores à avaliação psicossocial conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O curso tem como objetivo possibilitar a discussão sobre esta prática ainda pouco conhecida por muitos estudantes e profissionais da Psicologia. Abordar o tema para ampliar a compreensão do papel do Psicológo e a sua inserção no contexto da Saúde e Segurança do Trabalho. O curso comtemplará noções sobre as normas e regulamentações do MTE, o conceito de risco psicossocial, contextualização nas organizações, agravantes e consequências na saúde e na segurança do trabalho. A definição de avaliação psicossocial conforme normas europeias de saúde e segurança no trabalho, sua prática no contexto brasileiro e o processo de avaliação. Orientações práticas para elaboração de laudos por meio da plataforma AVAX PSI e exemplos de casos reais. Além de apresentar esse recurso tecnológico inovador, a Plataforma AVAX PSI. Essa ferramenta torna mais ágil e precisa a execução do trabalho avaliativo, além de fornecer indicadores úteis e possibilidade de extração de relatórios.

A AVAX é um importante passo na direção de uma cultura inovadora em Psicologia. Precisamos estar cada vez mais abertos e alinhados com os avanços tecnológicos. E você, o que acha? Assim, como eu, quer contribuir para uma Psicologia 4.0?

Inscreva-se agora e teste a AVAX por 10 dias Grátis clicando aqui!

Autora: Dra. Ana Carolina Peuker .

Minicurrículo: Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica. Realizou Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Psicologia, no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC), onde atuou como pesquisadora. Foi professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi pesquisadora e professora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), do Departamento de Psiquiatria da UFRGS, por mais de dez anos. Foi professora e pesquisadora do Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (GEAPSA), do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde realizou seu segundo pós-doutorado. É membro da Comissão de Avaliação Psicológica e do Grupo de Trabalho sobre avaliação dos riscos psicossocais do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP/07). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). CEO da Bee Touch – Gestão, Pesquisa e Inovação em Saúde, uma Digital Health Startup, que entrega soluções tecnológicas para gestão de saúde corporativa, na qual cria projetos e intervenções para promoção de saúde e prevenção de doenças em diferentes contextos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *