Denise Bandeira, Mônia Aparecida e Euclides Mendonça, autores do IDADI (Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil), falam sobre o teste e os benefícios em se fazer uso dele.
O IDADI é um instrumento multidimensional de avaliação do desenvolvimento infantil, com foco em sete domínios:
- Cognitivo
- Socioemocional
- Comunicação e Linguagem Receptiva
- Comunicação e Linguagem Expressiva
- Motricidade Ampla
- Motricidade Fina
- Comportamento Adaptativo.
O teste foi construído no contexto brasileiro, levando em conta as características da nossa população, com dados das 5 regiões do Brasil.
Os dados obtidos com o IDADI permitem diversas formas de interpretação, o que inclui Escores Padronizados (permite comparar crianças com seus pares e traçar perfis), Escalonamento Comportamental (o qual fornece descrição das habilidades que a criança já conseguiu desenvolver e as que virá a desenvolver) e as Curvas do Desenvolvimento (permite monitorar a trajetória da criança ao longo do tempo).
O inventário inclui itens que descrevem comportamentos e habilidades esperadas para cada faixa etária e que podem ser respondidos pelos pais ou responsáveis, tanto no formato autoadministrado quanto como entrevista a ser conduzida pelo profissional. Este instrumento pode ser utilizado por diferentes profissionais, desde que tenham formação na área ou conhecimento a respeito de desenvolvimento infantil.
Adquira a coleção em https://www.vetoreditora.com.br.
Vetor Editora, presenta na Sua Vida.
#DesenvolvimentoInfantil #InventárioDimensional #Neurodesenvolvimento
Posts relacionados
Recentes
Autismo e Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito
Um relatório recente divulgado pelo órgão de saúde americano, Centers for Disease Control and Prevention – CDC ou Centro de…