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Cultura organizacional impacta diretamente na saúde mental dos colaboradores

por Adriana Isidio

Três pessoas com as mãos sobrepostas sobre uma mesa de escritório composta por relatórios, uma calculadora, um notebook, uma agenda, uma caneta e dois copos de café.

É preciso realizar análises frequentes do clima organizacional, a fim de obter dados que indiquem se o ambiente está de fato saudável e como as pessoas se sentem em relação a ele

A saúde mental impacta diretamente na produtividade e rentabilidade das empresas, sendo, portanto, um tema de extrema seriedade que demanda prioridade e deve integrar o planejamento anual das corporações, com definição de planos de ação, prevenção e manutenção que irão colaborar com a saúde das equipes e um clima positivo na atmosfera laboral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares. Neste contexto é de vital importância compreender a maneira como a cultura organizacional influencia esse ambiente e as pessoas.

A cultura, como fenômeno social, pode ser descrita como um conjunto de comportamentos e modos de agir de um grupo. Assim, quando falamos de povos, comunidades e agrupamentos sociais, os hábitos, regras, valores, são compartilhados.

Trazendo a cultura para o âmbito corporativo, alguns pesquisadores da área de psicologia afirmam que “a cultura é a chave para a eficácia e o sucesso de qualquer organização” e o modo de agir, pensar e compartilhar os princípios e convicções são frequentemente moldados, pois cada companhia, em sua gestão, agrega na construção do significado, dando à cultura organizacional seus próprios conceitos e ideologias.

Dessa forma, desenhados em sua missão, visão e valores, e reverberando em seu modo de atuação, produto e/ou serviço final. Para que o sucesso de determinada organização empresarial se concretize, é necessário que exista conexão de propósito entre a gestão e as pessoas que colaboram com a companhia.

Por isso, é fundamental a construção de uma cultura transparente e, seguramente, não tóxica para a saúde mental dos colaboradores, respeitando a diversidade, educando constantemente seus gestores para que desenvolvam e mantenham uma comunicação não violenta, desenvolvam uma escuta ativa e tenham uma liderança autêntica, proporcionando um ambiente de bem-estar, que promove o alinhamento e a adesão à cultura por parte dos profissionais, podendo, desta forma, atingir uma qualidade cada vez mais alta e consistente nas escalas de segurança psicológica.

Para tanto, algumas dicas podem ajudar a identificar e rastrear pontos cruciais na cultura das empresas, são elas:

É preciso realizar análises frequentes do clima organizacional, a fim de obter dados que indiquem se o ambiente está de fato saudável e como as pessoas se sentem em relação a ele.

Coleção Climor - Escala de Avaliação do Clima OrganizacionalExistem ferramentas que podem apoiar esse diagnóstico, como o Climor (Escala de Avaliação do Clima Organizacional), que avalia o clima organizacional, definido por meio de um conjunto de características estáveis, resultantes da interação entre o colaborador, seus colegas e a organização.

Desenvolver e aprimorar a liderança deve ser um trabalho contínuo. Atualmente, a liderança autêntica está em alta e preza pela transparência, coerência e pelo exemplo. O líder autêntico é aquele que não somente fala, mas também age conforme planejado.

Capa do teste EALA, com imagens compostas por uma revoada de gansos.O instrumento EALA, pode apoiar a organização na hora de mensurar o quanto o comportamento dos seus gestores se aproxima da liderança autêntica, a partir da observação de quatro fatores: Autoconsciência, Processamento balanceado, Perspectiva moral internalizada e Transparência de relacionamento.

Ambos são instrumentos on-line que facilitam a aplicação e a correção, garantindo mais agilidade e precisão nos diagnósticos que podem beneficiar a cultura organizacional como um todo.

Estas são apenas algumas dicas de uma enorme gama de intervenções que podem apoiar as instituições na construção e manutenção de uma cultura organizacional saudável e comprometida em garantir a segurança psicológica dos seus colaboradores.

Adriana Isidio é Gerente de Marketing e Comunicação na Vetor Editora. Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão Empresarial pela ESPM e em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP, onde defendeu a tese “A importância da comunicação interna no apoio à prevenção e manutenção da saúde mental das pessoas nas organizações”.

 


 

Originalmente postado em 16/03/2023 no site Mundo RH: https://www.mundorh.com.br/cultura-organizacional-impacta-diretamente-na-saude-mental-dos-colaboradores/

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