por Sonia Regina Baptista Cepellos
Proporcionar melhor compreensão sobre os diversos tipos de medos, os sintomas que acometem o indivíduo e apresentar algumas técnicas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) utilizadas como parte do tratamento é o objetivo deste livro, dividido em três partes e organizado por Solange Regina Signori Iamin e Maurício Wisniewski.
Os autores discorrem inicialmente sobre o medo, considerado uma emoção que, quando ativada, reflete em alterações fisiológicas, cognitivas e comportamentais. Independentemente de sua causa, é importante conhecer os motivos que a desencadearam e seu conhecimento é necessário ao enfrentamento e desenvolvimento do tratamento.
Na 2ª parte da obra, os autores apresentam alguns tipos de medos associados a diversos contextos, como aqueles relacionados ao ambiente natural, como o medo de altura (que tanto reflete o medo da queda como também o medo de não conter o impulso e jogar-se para baixo), o medo de lugares fechados, chamado de claustrofobia (que, assim como o medo de altura, desencadeia forte ansiedade e pensamentos destrutivos), o medo de tempestades, chuvas, trovões e ventos e, ainda, o medo de animais, aves e insetos.
Técnicas de terapia cognitivo-comportamental específicas a cada caso são sugeridas de modo eficaz e direcionadas à solução do problema em foco, favorecendo a mudança no pensamento e regulação emocional.
No que se refere aos medos relacionados a procedimentos da área da saúde, a descrição do medo de agulhas, injeção, sangue, bem como a hipocondria (hoje conhecida como transtorno de ansiedade de doenças), o medo de dentista e do jaleco branco são apresentados, observando suas correlações com experiências negativas.
Abordando os medos relacionados aos meios de transporte, os autores referem três situações distintas ao descrever o medo de avião, o medo de dirigir e o de elevador, apresentando questões e situações esclarecedoras e que muito podem favorecer o desenvolvimento do tratamento.
O medo do escuro e da morte são descritos fazendo alusão aos medos gerados por pensamentos ruins e do desconhecido, onde a reestruturação cognitiva e a psicoterapia se revelam muito eficazes, tanto quanto beneficiam os pacientes que relatam o medo da perda e outros relacionados a situações mais específicas, como o de engordar, o de palhaços e o de vomitar, relatados na obra.
Os transtornos de ansiedade social (fobia social) são apresentados referindo-se aos associados a situações em que o indivíduo interage socialmente, seja em encontros sociais ou ao realizar uma palestra e demonstrar seus sintomas, tendo como centro o receio de ser avaliado de forma negativa.
Destacam-se na obra o medo de ser observado, de falar em público e a nomofobia (medo de ficar sem o aparelho celular), que têm por resultado sintomas físicos, psicológicos e comportamentais que afetam o desempenho. São muitas as estratégias possíveis de aplicação, entre elas são citadas as de enfrentamento, exposição e psicoeducação, além da reestruturação cognitiva.
A terceira e última parte da obra discorre de forma clara e descritiva três abordagens de tratamento: 1) a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseada na teoria do funcionamento da mente, apresentando técnicas para mudanças cognitivas, para mudanças emocionais e mudanças comportamentais separadamente; 2) a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), considerada a terceira onda da TCC, que vem sendo muito utilizada e apresentado resultados eficazes para tratamentos de intervenção com medos e fobias através do modelo Hexa-Flex descrito na obra e, por último, a 3) a Terapia Farmacológica, que envolve o processo diagnóstico de fobias específicas realizado por médicos psiquiatras e o tratamento medicamentoso.
Sonia Regina Baptista Cepellos
Psicóloga, formada há 42 anos pela Faculdade de Psicologia Ciências e Letras São Marcos (SP) e há 26 é proprietária e diretora da Omega Livraria & Psicologia Integrada em Sorocaba /SP.
Referência
Medos e Fobias – Intervenções cognitivo-comportamentais na prática clínica.
Org. Iamin, Solange Regina Signori / Wisniewski, Maurício.
São Paulo: Vetor Editora. 1ª Edição, 2023
Posts relacionados
Recentes
Modernize sua prática clínica: 5 ferramentas digitais para otimizar seu atendimento
A prática clínica psicológica está em constante transformação, e a digitalização chegou para otimizar o atendimento, aumentar a precisão das…