Trending News

Blog Post

Artigos

BOLIE: Avaliando sua Inteligência Emocional

Mulher segurando uma placa de papelão a frente do rosto. Na placa há um desenho de dois pontos e um arco que representam um sorriso.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

A inteligência emocional é um tema que tem ganhado cada vez mais atenção na sociedade atual. Ela se refere à capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as emoções próprias e dos outros, ou seja, é a habilidade de lidar com as emoções e usá-las de maneira construtiva, diferente da inteligência cognitiva que mede habilidades intelectuais como lógica e raciocínio.

As habilidades emocionais são essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional pois permitem que as pessoas se comuniquem melhor, formem relacionamentos mais saudáveis e tomem decisões mais inteligentes. Além disso, estudos têm mostrado que essas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo o tempo.

Coleção BOLIE - Bateria de Inteligência EmocionalNeste sentido, para avaliar os aspectos citados temos o primeiro instrumento padronizado que é a BOLIE, Bateria Online de Inteligência Emocional, pautada em pesquisas sobre inteligência emocional, por mais de 30 anos de estudos internacionais, para além dos 20 anos em investigações nacionais, portanto, é um teste inovador, 100% informatizado, brasileiro e privativo do psicólogo.

A BOLIE avalia características da personalidade e do cognitivo relacionadas à inteligência emocional. Composta por quatro subtestes, que podem ser aplicados em sua totalidade ou de forma independente, visto que dependerá da necessidade do profissional.

Os quatros subtestes são: Teste de Organização de Histórias Emocionais (TOHE), Teste de Velocidade Emocional (VE), Questionário Online e Regulação Emocional (QoRE) e Questionário Online de Empatia (QoE). Cada um desses tem seu tempo específico de aplicação, que poderá ser tanto individual como coletiva. A seguir será abordado cada um dos subtestes para maior compreensão.

O Teste de Organização de Histórias Emocionais (TOHE) avalia elementos de organização e sociabilidade, identificando como a pessoa organiza, de forma clara e coerente, as histórias, bem como integra informações emocionais. Sendo de suma importância os dados coletados para análise das diversas situações do examinando, como no trabalho e relações interpessoais.

O Teste de Velocidade Emocional (VE) é um subteste que identifica a capacidade da pessoa reconhecer emoções em si mesma e nos outros. Com ele, é possível reconhecer velocidade e positividade que estão relacionados ao aspecto cognitivo. O Questionário Online e Regulação Emocional (QoRE), avalia características de impulsividade, controle emocional e capacidade de resiliência. O Questionário Online de Empatia (QoE) reconhece sinais de responsividade, respeito e disponibilidade.

Portanto, a BOLIE é uma ferramenta valiosa para avaliar a inteligência emocional, ofertando informações detalhadas sobre a capacidade da pessoa de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, bem como a habilidade de se relacionar com as emoções dos outros.

Desta maneira, é necessário destacar que os subtestes se complementam e, como podem ser aplicados juntos, fornecem uma visão mais completa da inteligência emocional da pessoa.

Ao fornecer informações precisas sobre essas habilidades, a BOLIE pode ajudar na compreensão das emoções e interações da pessoa avaliada, assim como permitir o foco no desenvolvimento, proporcionando uma melhor qualidade de vida e alcance de sucesso pessoal e profissional.

Logo Crivvo - Gestão e Desenvolvimento

Autora

Carine Silva dos Santos Psicóloga, CRP 03|18447. Consultora Técnica em Psicologia da Crivvo. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Pós-graduação em Psicologia do Trânsito e da Mobilidade . Orientadora Profissional e de Carreira

Referências

Miguel, F. K. (2021). Bolie: Bateria Online de Inteligência Emocional (1. ed.). Vetor Editora

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *