Trending News

Blog Post

Na Mídia

Novo teste identifica sinais de dislexia em crianças e adolescentes

A imagem mostra um menino de costas, usando uma blusa azul e calças bege. Ele está segurando a cabeça com as duas mãos, em uma posição que sugere estar confuso ou frustrado. Pode sugerir sinais de dislexia. Ao seu redor, há uma grande quantidade de letras flutuando no ar, em várias direções e tamanhos. O fundo é claro, ao fundo fica visível o rodapé de madeira na cor verde que forma uma linha horizontal. As letras ao redor do menino representam a confusão e dificuldade de leitura que pessoas com dislexia frequentemente experimentam.

Avaliação facilita o diagnóstico precoce entre os 7 e 11 anos; principal proposta é identificar os sinais de desempenho escolar e neuro cognitivos

Conhecida como uma condição de origem neurobiológica, a Dislexia é um transtorno que impacta a aprendizagem da leitura. Manifesta-se na dificuldade em reconhecer palavras, bem como na compreensão de textos e velocidade de leitura.

Com a finalidade de facilitar o diagnóstico em crianças e adolescentes, a Vetor Editora, referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica, lança o primeiro Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD).

O Instituto ABCD, especializado em dislexia, aponta que 4% da população brasileira possui o transtorno que se revela principalmente na fase de alfabetização.

“Sabemos da importância de oferecer apoio aos profissionais que atuam na linha de frente da promoção da saúde infantojuvenil. Por isso, agora contamos com esse instrumento que avalia o conjunto de habilidades frequentemente afetadas em jovens com dislexia, possibilitando encaminhamentos precoces, que são extremamente importantes para o tratamento”, explica o autor do teste Rauni Jandé Roama Alves.

A imagem mostra a capa do manual do "Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD)". Na parte superior da capa, há uma fotografia de um menino visto de cima. Ele está sentado no chão, com uma blusa azul e calças xadrez, brincando com letras e números coloridos de plástico. As letras formam a palavra "Dislexia". Abaixo da fotografia, à esquerda, o título "TISD" está em destaque, com as letras "T", “I” e “S” em vermelho e a letra "D" em azul. À direita do título, está escrito "Teste para Identificação de Sinais de Dislexia". No canto inferior direito, está escrito "Livro de Instruções Vol. 1" e há o logo da Vetor Editora que aparece parcialmente na parte inferior central da capa. No canto superior direito, há uma faixa laranja vertical com a palavra "Desenvolvimento".De uso exclusivo para profissionais de psicologia, o TISD pode ser administrado a crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A principal proposta é favorecer uma avaliação inter e multidisciplinar em indivíduos com risco para a dislexia, sendo um instrumento de triagem que busca medir os sinais de desempenho escolar e neurocognitivos da condição.

Dividido em oito subtestes, o teste abrange a leitura, escrita, atenção visual, cálculo, habilidades motoras, consciência fonológica, nomeação rápida e memória de curto prazo.

“Precisamos de medidas que tornem o diagnóstico mais acessível e o nosso lançamento reflete isso. Queremos que cada vez mais as pessoas disléxicas tenham uma educação mais inclusiva que potencialize sua capacidade de aprender desde cedo. A falta de conhecimento a respeito desses transtornos de aprendizagem também é uma barreira a ser vencida, já que a falta de informação pode gerar conflitos e até mesmo preconceito. Mais do que oferecer insumos para o tratamento, também devemos levar informação”, conclui o profissional.

Texto originalmente publicado no site Doris Pinheiro, em 01/07/2024: https://dorispinheiro.com.br/dislexia-novo-teste-identifica-sinais-do-transtorno-em-criancas-e-adolescentes/

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *