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Formas lúdicas de investigação em psicologia – Procedimento de desenhos – Estórias e procedimentos de desenhos de família com estórias
Dicas de Leitura

Formas lúdicas de investigação em psicologia – Procedimento de desenhos – Estórias e procedimentos de desenhos de família com estórias

Descrição resumida da imagem: Capa do livro "Formas Lúdicas de Investigação em Psicologia", de Walter Trinca. O design apresenta desenhos infantis coloridos, como figuras humanas, flores, pássaros, uma casa e objetos como um guarda-chuva e um balão, feitos com traços simples e vivos, remetendo a um contexto lúdico e terapêutico. O título está em destaque na parte superior direita, com subtítulo indicando o uso de procedimentos de desenhos-histórias e de família com histórias, ferramentas comuns em práticas psicológicas. O estilo transmite um ambiente acolhedor, voltado para a infância e o desenvolvimento humano.

por Sândila Silva Araújo

O Autor Walter Trinca tem os títulos em graduação em psicologia, mestre em psicologia clínica, doutor em ciências (Psicologia), professor livre, docente e professor titular pela universidade de São Paulo. Durante o seu percurso, foi docente no instituto de Psicologia da USP nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo sido coordenador do programa de pós-graduação na área de Psicologia Clínica. É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 80 projetos.

Dentre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do Diagnóstico Psicológico, da Psicoterapia e da Psicanálise. Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas especializadas, congressos, livros, capítulos de livros e outros.

O livro “Formas lúdicas de investigação em psicologia – Procedimento de Desenhos – Estórias e procedimentos de desenhos de família com estórias’’, publicado pela Vetor Editora em 2020, é um livro que aborda a utilização de técnicas lúdicas e criativas para a investigação psicológica.

Escrito por Walter Trinca, o livro explora a aplicação de desenhos e estórias como ferramentas para compreender a psique humana. É composto por 266 páginas, distribuído em 14 capítulos e com participação especial de diferentes autores em cada um deles. É um livro escrito a partir de bases psicanalistas e é necessário ter conhecimento prévio de alguns termos para uma leitura mais compreensiva.

Trinca apresenta uma abordagem inovadora, destacando a importância do uso de métodos não convencionais na pesquisa psicológica. Ele explora como os desenhos e as estórias podem revelar aspectos profundos da mente e das emoções das pessoas, oferecendo insights valiosos para os profissionais da área.

Nos capítulos iniciais, o autor discorre sobre os processos para o desenvolvimento de formas lúdicas de investigação, sua natureza de caráter, a forma, as condições, os materiais necessários, a técnica, o inquérito e as observações gerais das aplicações, sendo necessário um composto para  que a aplicação e o resultado sejam eficazes.

O desenho-estória é uma ferramenta que pode ser aplicada tanto em  crianças (a partir dos três anos) quanto em adultos, sendo necessário que ambos saibam se comunicar e desenhar. A ferramenta investiga a associação do interlocutor através de cinco desenhos livres, a serem desenvolvidos durante a sessão – caso não seja possível concluí-los em uma só sessão, é possível dar continuidade em sessões posterioes.

Ainda no início da obra, é apresentado o percurso histórico do desenho-estória como ferramenta psicológica, contemplando tanto sua referência teórica inicial quanto sua evolução. Além disso, o autor buscar orientar o leitor sobre as vantagens de aplicação do procedimento, sendo uma ferramenta econômica, breve, flexível, de fácil aplicação e adaptável às necessidades do aplicador.

A obra apresenta o procedimento de “desenhos de família com estória”, o qual é baseado nas mesmas orientações dos “desenhos-estórias”, tendo como diferença a inclusão da família e o uso de instruções para o desenvolvimento do desenho da família orientada.

No seu desenvolvimento, é abordado os procedimentos de desenhos-estórias em face das vivências emocionais de uma adolescência e os entrelaçamentos do individual e do conjugal, mostrando êxito em ambos os campos. Ao longo do livro, o autor fornece exemplos práticos e estudos de caso que ilustram a eficácia dessas técnicas, demonstrando como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos, como: clínico, educacional e organizacional, além das diferentes formas de interpretação.

Se enfatiza, ainda, o uso de desenhos-estórias no processo de psicodiagnóstico em composto com anamnese, entrevistas e uso de outras técnicas. A utilização de métodos lúdicos na pesquisa psicológica tem o potencial de oferecer insights profundos sobre a psique humana, permitindo uma compreensão mais holística e criativa do comportamento e das emoções. Técnicas como desenhos, histórias e jogos podem proporcionar uma expressão mais livre e inconsciente dos pensamentos e sentimentos, possibilitando uma compreensão mais rica e multifacetada do sujeito em estudo.

Capa do livro Formas Lúdicas de Investigação em PsicologiaNo entanto, é importante considerar as limitações e desafios associados a essas abordagens. A interpretação de desenhos, estórias e jogos requer sensibilidade e conhecimento especializado para evitar interpretações simplistas ou equivocadas. No entanto, a validade e confiabilidade dessas técnicas devem ser cuidadosamente avaliadas para garantir a robustez dos resultados obtidos.

“Formas lúdicas de investigação em psicologia – Procedimento de Desenhos – Estórias e procedimentos de desenhos de família com estórias’’é uma leitura essencial para psicólogos, pesquisadores e estudantes que buscam expandir seu repertório de métodos de investigação e compreender a complexidade do comportamento humano de maneira inovadora e criativa.

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