por Jullyanna Cardoso
Avaliar profundamente as funções executivas em pacientes com suspeita de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um processo crucial e multifacetado que impacta significativamente o bem-estar e o desenvolvimento desses indivíduos. O TDAH é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade; no entanto, é importante compreender que cada caso de TDAH é único, e a avaliação das funções executivas fornece insights valiosos para um diagnóstico e tratamento mais precisos.
Pacientes com TDAH frequentemente enfrentam desafios em ambientes acadêmicos e profissionais devido a dificuldades em habilidades como planejamento, organização, controle de impulsos e manutenção da atenção. Esses desafios, quando não reconhecidos e tratados adequadamente, podem levar a consequências negativas, incluindo baixo desempenho acadêmico, dificuldades interpessoais e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
A avaliação aprofundada das funções executivas permite que profissionais da saúde identifiquem as áreas específicas de dificuldade do paciente. Este processo envolve uma equipe multidisciplinar (incluindo psicólogos, neuropsicólogos, médicos e educadores) e uma variedade de ferramentas e testes para avaliar aspectos como memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório.
Um diagnóstico preciso do TDAH é essencial para o desenvolvimento de estratégias de intervenção personalizadas. Estas podem incluir: terapia comportamental, acomodações educacionais, técnicas de gerenciamento de tempo e, em alguns casos, medicação. O tratamento adequado ajuda o paciente a melhorar sua capacidade de foco, organização e autocontrole – o que pode levar a uma melhora significativa em sua qualidade de vida e desempenho em diversas áreas.
Além disso, a avaliação precoce e a intervenção são fundamentais. Muitas vezes, os sintomas do TDAH são visíveis desde a infância, mas podem ser confundidos com outras condições ou descartados como meras peculiaridades de comportamento. Quanto mais cedo o TDAH for identificado e tratado, maiores são as chances de os pacientes desenvolverem estratégias eficazes para lidar com os sintomas e alcançar seu potencial.
Em suma, a avaliação detalhada das funções executivas em pacientes com suspeita de TDAH não é apenas uma etapa crítica no diagnóstico e tratamento, mas também uma ferramenta poderosa para capacitar esses indivíduos a entender e gerenciar suas condições, levando a resultados mais positivos tanto na escola quanto na vida cotidiana.
Jullyanna Cardoso
Psicóloga formada pela FPS (PE). Mestranda em Psicologia da Saúde pela FPS (PE). Especialização em Neuropsicologia pela Faculdade FaSouza (MG). Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC (PR).
Pós-graduanda em Neuropsicologia com foco em Avaliação Neuropsicológica pela Sapiens/Unifil (PR). Formação em Avaliação Neuropsicológica para crianças, adolescentes e adultos pelo CEPPA (PE).
Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Comportalmente (SP). Sócia-diretora do Centro Pernambucano de Psicologia Aplicada (CEPPA). Sócia e Responsável Técnica da Conexão Psi.
Referências
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