Determinação sobre o Novo Ensino Médio exige adaptações nas escolas.
Com a determinação do Novo Ensino Médio, aprovado pela lei, em 2017, e que será implementada em 2022, tanto em escolas públicas quanto particulares, os alunos deverão cumprir os chamados itinerários formativos que contém, além das áreas de conhecimento já conhecidas – ciências da natureza, linguagens, matemática e ciências humanas – as formações técnico profissionalizantes.
Focando nesse novo modelo de aprendizagem que a Vetor Editora, empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento por meio de conteúdos especializados para a área psicológica, lançou a plataforma IDEM, que auxilia na gestão dos itinerários escolares.
A solução foi criada com o propósito de facilitar esse momento não apenas para as escolas com a gestão dessa nova carga horária (que aumenta de 2.400 para 3 mil horas) como também ajudar os alunos na escolha do itinerário que mais faça mais sentido para as habilidades que ele apresenta.
A plataforma, que já foi aplicada em quase mil alunos, realiza um teste onde é possível verificar quais itinerários têm mais a ver com cada estudante. “A partir desse teste, que é semelhante a um teste vocacional, as escolas têm acesso aos resultados de forma online e conseguem organizar os horários de professores, a distribuição de alunos em salas de aula, a compra de material didático e a distribuição de toda a carga horária necessária para cumprir as normativas da lei”, explica o CEO da Vetor Editora, Ricardo Mattos.
Para isso, foi criada uma espécie de calculadora para montar a grade curricular de acordo com os resultados de cada escola. Segundo a co-autora do teste IDEM, Regina Crestani, psicóloga e diretora escolar, a plataforma contribui para diminuir a evasão escolar, seja nos pedidos de troca de salas de aula, seja na desistência, propriamente dita.
Cruzando os resultados da plataforma com a livre escolha de itinerário dos estudantes foi possível constatar uma taxa de 40% de erro. Isso ocorre pelo fato dessa escolha ser realizada em momento muito precoce, no qual os alunos estão muito imaturos e focam em estar junto dos melhores amigos, de professores admirados, sem perceber a importância de olhar para os reflexos dessa escolha no seu futuro.
“É evidente o ganho gerado para o aluno e para a escola”, complementa Rosane Levenfus, psicóloga, co-autora do teste IDEM, ex-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional – ABOP.
Originalmente publicado em 05/02/2022 no site Terra: https://www.terra.com.br/economia/plataforma-oferece-gestao-dos-itinerarios-escolares,0adb4ee473f95ad66def2d4d4d3f3d5btr262ap4.html