Como as empresas podem inovar diante da super rodovia da informação
Na década de 90, um senador estadunidense falou que estava nascendo algo que ele definiu como “information superhighway” (“super rodovia da informação”, em tradução livre) – uma rede de dados de alta velocidade.
Seu impacto foi tão grande, que a velocidade cada vez maior das informações começaram a se espalhar, e isso passou a gerar mudanças notáveis.
Grandes organizações que não se inovaram, sucumbiram, e novos gigantes nasceram. Uma coisa eles tinham em comum: se fortaleceram trafegando em alta velocidade e se adaptando ao meio ambiente.
Um estudo minucioso para entender o segredo do sucesso de organizações centenárias foi realizado e revelou que, em média, a expectativa de vida de uma empresa à época, era de 20 anos – muito menos do que ele chamava de “vida média potencial”.
O levantamento é rico em dados e provocações para aqueles que têm o desafio de conduzir e manter vivas as organizações no mundo dos negócios. Além disso, dá várias informações de como algumas empresas sobreviveram ao longo de décadas.
E, quanto a essas organizações, uma das características em comum mais evidentes é a capacidade de, tal qual uma pessoa de carne e osso, adequar-se ao meio ambiente, percebendo localidades e meios nos quais sua subsistência se torna mais viável.
Naquele momento em diante, a vida de todos os indivíduos deu uma guinada para o mundo on-line – transformando a maneira desde como compramos nossa comida, itens de higiene pessoal até as conversas com nossos familiares, parentes e amigos queridos.
As consultas médicas vieram também para o mundo virtual e o número de atendimentos psicológicos online também cresceu muito. Sem contar, os processos de seleção para preenchimento de vagas e as avaliações de seus colaboradores ou de seus candidatos a vagas de trabalho. Tudo online!
A tecnologia passou a ser vista mais como uma aliada, um recurso necessário e importante para que os profissionais continuassem a exercer suas atividades e as pessoas tivessem acesso aos serviços de que necessitavam para manter sua qualidade de vida.
Diante do cenário gerado pela pandemia, foi necessário que os profissionais se reinventassem e buscassem por novas formas de interagir com as pessoas e exercer suas atividades profissionais.
Sabemos, hoje, que muitas empresas diminuíram ou mesmo desapareceram durante a crise sanitária dos últimos anos, mas houve muitos negócios que nasceram e outros que cresceram em progressão geométrica nesse mundo diferente do que fomos apresentados.
Nessa nova realidade, a área de Recursos Humanos teve sua importância reconhecida – tanto na aquisição de talentos, que fossem capazes de levar as organizações ao nível que o mercado exige, quanto para o cuidado e a atenção para com aqueles que já fazem parte da comunidade de colaboradores, cuidando de sua saúde mental.
De forma natural e ávida, a necessidade de um ferramental para conhecer indivíduos e seus potenciais, trouxe demandas como o aumento da velocidade de processos e análises integradas de vários tipos de dados e informações.
Para isso, lançou mão do poder viabilizador da tecnologia e suas soluções.
Assim, para atender a esses protagonistas do “novo normal” as empresas devem permanecer se equipando para continuar trilhando firme na perigosa, mas emocionante viagem pela “super rodovia da informação”.
Por Laércio Ribeiro, head da área de inovação, formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Paraíba, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV e Cristiano Esteves, gerente de produtos e pesquisas, possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), Mestrado (2007) e Doutorado (2015) pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Ambos da Vetor Editora.
Originalmente publicado em 29/06/2022 no site RH Pra Você: https://rhpravoce.com.br/colab/super-rodovia-da-informacao-como-inovar/