Trending News

Blog Post

Na Mídia

Testes psicológicos online: aumenta procura do RH das empresas

No primeiro trimestre de 2022 foram aplicados mais de 150 mil testes pelas empresas.

Um profissional segurando uma agenda na qual anota algo enquanto entrevista uma mulher.

Com as transformações digitais nos últimos anos, o Recursos Humanos das empresas vivenciaram diversos desafios e a contratação continua sendo uma das atividades mais complexas dos RHs, mesmo após a pandemia.

Um desses testes é o VOL – Vetor Online, da Vetor Editora, que realiza a aplicação de testes psicológicos para diversas finalidades, entre elas para a área de recursos humanos. Só no primeiro trimestre de 2022 foram aplicados mais de 150 mil testes, um aumento de 34% em relação ao último ano.

Os mais procurados por estes setores são os testes de personalidade, utilizado para compreender melhor os perfis dos candidatos, que teve um aumento de aplicação de 64%; de atenção, que avalia a capacidade do indivíduo de manter a atenção em uma determinada rotina e trabalho, que cresceu 15%, seguido do teste de inteligência, utilizado em alguns cargos que necessitam, por exemplo, de melhor raciocínio lógico, que aumentou 10%. Todos os dados são do primeiro trimestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021.

“O papel do RH dentro de uma empresa é extremamente estratégico, principalmente quando falamos de recrutamento e seleção. Os testes psicológicos possibilitam que empresas realizem contratações mais assertivas, com impacto significativo no ambiente de trabalho e também na cultura da organização” explica o CEO da empresa, Ricardo Mattos.

A novidade para esse ano é o teste de liderança (Escala de Avaliação do Líder Autêntico – EALA), que avalia o quanto o comportamento de um líder se aproxima das atitudes esperadas de um líder autêntico. Ele apresenta situações possíveis de ocorrer no dia a dia das organizações, para as quais o líder deve tomar decisões sobre como agir.

As lideranças respondem, hoje, por 70% da variação de engajamento de uma equipe, segundo o estudo People Management: Pros, Cons and Development Opportunities, da Gallup. Isso demonstra que o papel desses profissionais vai além de coordenar projetos e fazer a gestão de pessoas. Estes são fundamentais para a experiência dos colaboradores e também seu desenvolvimento.

 


 

Originalmente publicado em 14/06/2022 no site Terra: https://www.terra.com.br/economia/testes-psicologicos-online-aumenta-procura-do-rh-das-empresas,7081cd8ad6c766bdaeff0bc99a375ad9kv27d877.html

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *